Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TÁ PERDIDO NA MULTIDÃO? SERVIÇO PREFEITURA LHE ORIENTA EMTEMPO REAL

São as novas tecnologias a serviço dos foliões
09/02/2024 às 11:59
    1. No que depender da tecnologia, o folião do Carnaval de Salvador não vai mais se perder do seu trio. O serviço De Olho No Trio, uma das novidades da folia deste ano promovidas pela Prefeitura de Salvador, apresenta o deslocamento em tempo real dos blocos nos circuitos da festa, através do WhatsApp. O atendimento digital, que está disponível através do número 71 98791-3420, também apresenta a localização dos módulos de saúde, das paradas de ônibus, táxis e mototáxis, entre outras informações para o público.

 2. O serviço é fruto de uma parceria entre a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). O De Olho No Trio atua em conjunto com a Central de Controle do Carnaval, no bairro de Ondina, estrutura que conta com representantes de todos os órgãos municipais diretamente envolvidos na festa.

 3. Como explica o titular da Semit, Samuel Araujo, todos os trios são monitorados através de um sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português). 

  4. “Através desse georreferenciamento, será possível planejar toda a estrutura referente a tempo total de passagem dos veículos, além de disponibilizar para o cidadão, via WhatsApp, a localização dos trios, identificados nominalmente, para que os foliões possam se deslocar para o local desejado e curtir a festa da forma que achar mais conveniente, sem perder contato com sua atração preferida”, explica.

  5. Além do posicionamento dos trios elétricos, o atendimento via WhatsApp disponibiliza uma série de serviços, desde informações sobre o Expresso Salvador, Mobilidade, localização de banheiros químicos, pontos de táxis e mototáxis, módulos de saúde e uma intimidade de ações da gestão municipal para maior comodidade dos cidadãos.

  6. "Através deste serviço, o folião poderá disponibilizar o seu georreferenciamento, podendo assim receber as informações mais precisas sobre a localização do seu trio ou serviço público que mais lhe interessar naquele momento. Então, é mais uma inovação que estamos trazendo para o Carnaval de Salvador, através da ferramenta social mais utilizada atualmente pela humanidade, que é o WhatsApp”, informa Samuel Araújo.

  7. Inteligência Artificial - Para a apuração dos dados, contabilidade e distribuição das informações em tempo real, a Prefeitura vai utilizar ainda os serviços de uma Inteligência Artificial para auxiliar o folião sobre serviços e estruturas oferecidos, para que ele possa se localizar e achar seu caminho na festa.

  8. Por outro lado, além da festa, será possível acessar demais informações sobre pontos turísticos, praias e demais elementos de Salvador para auxílio de baianos e turistas. “Isso tudo é fruto do planejamento feito para a festa, auxiliando tanto o folião quanto os órgãos responsáveis pela organização do Carnaval, sendo possível saber desde a manobra dos trios em Ondina, até a evolução dos desfiles nos diversos circuitos, sobre o trajeto e demais acontecimentos", prossegue Araújo.

  9. Waze - Graças uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze, também é possível conhecer a localização das barreiras da Transalvador, que também estão georreferenciadas no app, facilitando o deslocamento dos foliões em direção ao circuito e para fora dele, seja para curtir a festa, ou para chegar à residência com maior comodidade.

  10. Serão mais de 200 câmeras ajudando nas tarefas de monitoramento durante o Carnaval, além de aproximadamente 80 pontos ativos de Wi-Fi exclusivamente para o público que vai curtir a festa, sendo 32 somente no circuito Dodô (Barra-Ondina), que nos primeiros dias de pré-Carnaval já contabilizaram 16 mil conexões, antes mesmo do início oficial da folia. No circuito Osmar (Campo Grande), 3,6 mil conexões foram registradas, em mais de 396 megabytes de informações trafegadas.
                                                                          *****
  11. Os desfiles do Bloco Cortejo Afro 2024 serão realizados sexta-feira, no circuito Avenida, e domingo e segunda-feira, no circuito Barra/Ondina. E as fantasias podem ser adquiridas no site Bilheteria Digital, Balcão Samba Vivo (Shopping Piedade), e na Sede do Cortejo Afro (Rua Santa Isabel, 10, Pelourinho).
                                                              
  12. Homenageando todo um movimento transformador da música baiana e nacional, que inspirou o nascimento de importantes ritmos, a exemplo do axé music; e mudando a sonoridade, a estética, a arte e a identidade de todo um povo, o Cortejo Afro preencherá os circuitos do carnaval de Salvador, com os seus panos bonitos, estampados pelas mãos do artista plástico Alberto Pitta. É assim que, o “Elegantemente Sofisticado”, vai saudar o “Mais Belo dos Belos” e a história dos blocos afro no Carnaval 2024.

  13. Ingerir bebidas alcoólicas é uma prática comum entre os foliões durante os festejos de Carnaval. Abusar dessas substâncias, no entanto, pode causar problemas mais graves ao corpo, sobretudo ao fígado, órgão cuja principal função é desintoxicar o organismo de produtos químicos consumidos. Isso inclui, por exemplo, aquela “breja” gelada, assim como doses e drinques com vodka, uísque ou composições similares tomadas entre um desfile de trio e outro.

   14. Diante deste cenário, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, listou algumas orientações para que os foliões se previnam do consumo prejudicial do álcool durante a folia, onde o calor toma conta dos soteropolitanos e turistas. Segundo o profissional de saúde, a principal delas é evitar a desidratação.

   15. “O álcool tem, por mais que seja um líquido, a tendência de desidratar, porque ele age com um hormônio que faz com que a gente perca líquido. Então, a recomendação sempre, até mesmo durante o consumo de bebida alcoólica, é intercalar com outros líquidos. Você pode beber uma cerveja e depois tomar um energético, uma água ou água de coco, um suco, para que evite esse efeito da desidratação que termina levando sensação de mal-estar no dia seguinte, como a famosa ressaca”, explica Ivan.

   16. O coordenador do Samu comentou ainda sobre os graus de intoxicação alcóolica que podem acontecer durante a festa: “Essa intoxicação varia em diversos níveis, desde uma leve tontura a uma sensação de náuseas e vômitos, chegando até aquelas pessoas que excedem a ponto de chegar nos postos de saúde espalhados pelos circuitos completamente desacordadas”.

   17. Ivan também alertou o risco que o consumo a longo prazo pode trazer para uma intoxicação aguda. “O uso a longo prazo traz danos muito sérios, podendo evoluir para um caso de cirrose. O fígado é o órgão que faz todo o metabolismo no nosso organismo, sendo responsável pela maior parte da metabolização de tudo que a gente come. Então, ele perde essa função”.

   18. O profissional sinalizou, por fim, que é possível detectar a doença através do exame de sangue, que pode indicar o nível de alteração da função hepática. A ultrassonografia também é importante para observar se há um aumento do volume ou algum tipo de presença de gordura no fígado.

   19. “A pessoa que faz uso de bebida alcoólica frequentemente deve procurar um médico e solicitar toda a avaliação laboratorial e de imagem, buscando identificar se há algum problema de forma precoce, até mesmo para suspender o consumo e iniciar o tratamento”, concluiu Ivan.

  20. Os módulos do ‘Fique sabendo’, da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, realizaram nesta quinta-feira (08), 500 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como HIV, Sífilis e Hepatites. Esta é a primeira vez que o serviço começa a ser ofertado já no 1° dia oficial do Carnaval, intensificando o acesso aos diagnósticos. 
 
  21. Dos 125 usuários, 03 casos tiveram resultado positivo para HIV e 16 reagentes de sífilis. Entre os detectados para sífilis, apenas quatro aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina, medicação exclusiva para esse perfil; os demais com sorologia positiva foram encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.
 
  21. Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, destaca a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é proporcionar amplo acesso à condição sorológica e tratamento adequado, com isso além de beneficiar o paciente promovemos também um cuidado coletivo. 

  22. Nossas equipes estarão a postos durante todo o carnaval e nos casos de diagnóstico positivo temos o Serviço Especializado disponível em nossa rede para acolher e cuidar dos pacientes. Importante destacar que estamos realizando também a distribuição de preservativos, importante aliado na prevenção de IST’s”, pontou a gestora.
 
  23. Os módulos do ‘Fique Sabendo’ estão instalados no Largo da Piedade, Circuito Osmar, com atendimento das 09h às 21h e na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô, das 10 às 22.
anexos