Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROJETO APRENDER + DA PREFEITURA RECOMPÕE PERDAS DA PANDEMIA DO COVID

A Biblioteca Edgard Santos, situada no bairro da Ribeira, sediou um sarau literário com as presenças dos escritores e poetas Anajara Tavares e Sandro Sussuarana.
21/10/2023 às 16:36
    1. Este sábado (21) começou animado e cheio de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino de Salvador, que estão participando do programa Aprender+. O encerramento das atividades foi acompanhado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e demais gestores municipais, em quatro das unidades de ensino que fazem parte da iniciativa: Hildete Lomanto, no Garcia; Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha; Roberto Correia, em Pau da Lima; e na Deputado Gersino Coelho, no Doron.

  2. Nas visitas, o prefeito conversou com os educadores e estudantes, e reforçou a importância do projeto, que visa recompor as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. Apresentações artísticas e musicais, como a da violoncelista Sabrina Landim e do oboísta e integrante das orquestras Sinfônica da Bahia (Osba) e Neojibá, Gabriel Paes, também fizeram parte da programação, encerrando a maratona com chave de ouro.

  3. “Quero falar da minha alegria de estar aqui. Para a gente, que está na vida pública, ouvir as palavras de carinho dos alunos e dos professores é a melhor sensação do mundo. Não há nada que faça mais feliz a quem está no serviço público. Saibam que a minha vinda aqui e a forma carinhosa com a qual vocês estão me recebendo vai me motivar, vai me estimular ainda mais para trabalhar pela cidade como um todo, em especial pela educação”, disse o prefeito Bruno Reis.

  4. Por meio do Aprender +, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram de atividades pedagógicas e lúdicas num turno extra, aos sábados, visando a recomposição da aprendizagem nas escolas municipais. O projeto, realizado pela Smed, teve início em 23 de setembro e ocorreu simultaneamente em quatro sábados nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs). Foram alcançadas com a iniciativa 242 unidades de ensino.

  5. "O programa Aprender + é uma iniciativa que veio pra ficar, é um sucesso. A rede realmente abraçou a iniciativa e temos visto resultados maravilhosos, é algo que está mobilizando a educação de Salvador. Agradecemos a toda a Prefeitura e parceiros pela iniciativa", declarou Ida Ramos, diretora da Escola Municipal Hildete Lomanto.

  6. Na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha de São Caetano, os alunos fizeram questão de mostrar ao prefeito as conquistas da unidade, como a participação no Nasa Space e no Era Uma Vez... Brasil, programa de intercâmbio para Portugal.

  7. Monique Oliveira, de 16 anos, é aluna do 9º ano do Guedes e foi uma das representantes dos estudantes. Ao final deste ano, ela vai se despedir do colégio para seguir no Ensino Médio e falou da sua experiência na unidade.

  8. “Nossa escola é onde os nossos jovens se preparam para realizar os seus sonhos, para que a gente consiga ter uma vida próspera fora daqui. Aqui temos vários alunos do 9º ano, como eu, que vão tentar vaga em escolas importantes de Ensino Médio e aqui no Guedes recebemos a oportunidade de nos preparar para isso”, disse Monique.

  9. O Aprender + fez parte das iniciativas adotadas pela Smed desde o início do ano com o intuito de reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia. Durante o projeto, os encontros focaram em aulas especiais de Matemática e Língua Portuguesa, intercaladas com atividades recreativas e de acolhimento. 

  10. Para contribuir na recomposição dos conteúdos, os profissionais de educação têm realizado ações permanentes de estudo dos dados, elaboração de estratégias e formação de professores com foco em práticas pedagógicas.

  11. A diversidade dos atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia foi destaque na Brazil Travel Marketing (BTM), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, encerrada nesta sexta-feira (20), após dois dias de atividades. A maior feira de negócios do setor das regiões Norte e Nordeste reuniu cerca de cinco mil operadores e agentes de viagens, que participaram de capacitações sobre destinos e prospecções de vendas. 

  12. O estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) foi um dos mais procurados. “Além do maravilhoso litoral, a Bahia tem grande riqueza de atrativos, que incluem história, cultura e gastronomia. São mais de 50 segmentos turísticos e destinos únicos no Nordeste, que oferecem experiências inesquecíveis”, destacou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, que também representou a secretaria na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), durante a BTM. 

   13. A agente Joseli Reis, da LP Viagens, que atua no Ceará, procurou por informações sobre a zona turística Chapada Diamantina, eleita este ano como o melhor lugar para se visitar no país, segundo pesquisa da plataforma Melhores Destinos. 

  14. “A Bahia é um destino bem comercializado pela agência, principalmente, Salvador e Morro de São Paulo. Agora, temos demanda também para a Chapada. Os clientes são muito curiosos e querem novas experiências. Então, precisamos estar sempre atualizados”, relatou. 

  15. Estrela Lyra, representante comercial do Hotel Fiesta, em Salvador, um dos parceiros da Setur-BA na feira, se reuniu com operadoras para captar novos negócios. “Foi muito importante contar com esse espaço do governo, onde realizamos encontros, visando atrair mais turistas para o nosso hotel e fortalecer o turismo da Bahia ”.  

   16. Bruno Guimarães, gerente de contas do Hotel Boutique & Spa Ponta de Inhambupe, na Costa dos Coqueiros, usou também o estande da Bahia para atendimento a potenciais clientes. “Viemos divulgar o nosso empreendimento em Baixio e recebemos um feedback positivo do mercado, que aprova as novas opções na hotelaria baiana”.  

  17. A Biblioteca Edgard Santos, situada no bairro da Ribeira, sediou um sarau literário com as presenças dos escritores e poetas Anajara Tavares e Sandro Sussuarana. O evento levou um pouco de arte, literatura, poesia e informação para os moradores do bairro e frequentadores do espaço de leitura e pesquisa.

  18. Autora do livro Unguento e com publicação em mais de 15 antologias, Anajara Tavares recitou alguns de seus poemas, em revezamento com Sandro Sussuarana. Os dois também apresentaram livros de escritores negros para os participantes e abriram espaço para que as pessoas também pudessem recitar algum poema ou cantar alguma canção.

  19.“Fomentar a cultura e a literatura é sempre algo que apetece, algo para o qual a gente se sente convocado. Eu, enquanto mulher negra da periferia, estando em um lugar de escritora, acho de extrema relevância que a literatura circule entre as pessoas, que existam eventos como esse, para fomentar a literatura nas comunidades e que se repitam muitas e muitas vezes. A literatura está aqui perto de nós e, quanto mais próximo, mais a gente entende o valor dessa literatura”, opinou Anajara durante o evento.

  20. Ela acrescentou, ainda, que o livro não deve ficar na estante ou guardado, mas que a literatura deve circular entre as pessoas. “Eu fiquei muito feliz em receber esse convite, em vir aqui partilhar a palavra, enquanto escritora, com a comunidade, e partilhar a beleza da literatura afro-brasileira com tantas pessoas que talvez não fossem a um sarau em determinado espaço, mas que está aqui, que estão perto e chegam para apreciar e trazer a sua literatura, porque são corpos moventes”, disse Anajara.

  21. A biblioteca Edgard Santos mantém uma agenda cheia de atividades para a comunidade e o público leitor, incluindo contação de histórias, cineminha e oficinas diversas. Na próxima terça-feira, às 14h, a direção da biblioteca vai promover um cineminha para estudantes da Escola Odara.

  22. O sarau literário ocorreu também na Biblioteca Nair Goulart, no bairro de Valéria, no dia 11 de outubro e na Biblioteca Denise Tavares, na Liberdade, no último dia 19. Os espaços de leitura são administrados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.