Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEDERAÇÃO (PT, PCdoB,PV) TEME GERALDO JR E DEFENDE ROBINSON E OLIVIA

É forte a resistência ao nome do vice-governador Geraldo Jr ligado aos irmãos Vieira Lima
10/10/2023 às 07:40
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Federação PT, PC Do B e PV reafirmou pela enésima vez, nesta terça-feira (10), em reunião na Assembleia Legislativa, unidade política por candidatura do grupo que represente a base do governador Jerônimo Rodrigues na disputa pela prefeitura de Salvador em 2024. Esse grupo se considera de esquerda e teme a pré-candidatura do vice-governador Geraldo Jr (MDB) que vem sendo costurada nos bastidores do poder. 

   2. Estavam presentes no encontro os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PC Do B), ambos pré-candidatos ao Palácio Thomé de Souza. Também participaram do encontro o presidente do PT, Éden Valadares, os deputados Bobô (PC Do B), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PV) e Maria Del Camen (PT), além dos vereadores Tiago Ferreira (PT), Marta Rodrigues (PT), Arnando Lessa (PT), do pré-candidato a vereador, Ademário Costa (PT), da presidente municipal do PC Do B, Aladilce Souza, da secretária de Formação do PV, Vânia, e de dirigentes partidários. Um calendário com agendas de debates e o futuro da capital será definido para percorrer os bairros.

  3. "Reafirmamos os nomes de Robinson Almeida e Olívia Santana para representar o projeto de Lula e Jerônimo em Salvador. Temos presença institucional, força eleitoral, base social e acúmulo programático para unificar nosso grupo e disputar para vencer as eleições na nossa capital e construir uma agenda de crescimento econômico com desenvolvimento e justiça social em Salvador", enfatizou Éden Valadares, presidente da Federação Brasil da Esperança na Bahia.

  4. "Reafirmamos nossa pré-candidatura e unidade política e defesa de candidatura da Federação que represente a base do governador Jerônimo, do presidente Lula, do campo popular e de esquerda. Temos um legado social e político de luta na cidade e somos a maior força politica também na capital, com 7 vereadores, os deputados estaduais e federais mais votados. 

  5. Estamos unidos e comprometidos em apresentar uma alternativa para Salvador, que aproveite a janela de oportunidade gerada pelos governos Lula e Jerônimo e retome o protagonismo, a competitividade da nossa cidade, com atração de investimentos que gerem emprego e melhore a qualidade de vida do nosso povo", afirmou Robinson Almeida.

  6. "Reafirmei a nossa pré-candidaturas à prefeita e defendi a unidade das forças políticas democráticas que foram vitoriosas na eleição do governador Jerônimo Rodrigues . Temos que construir, juntos, um programa pra cidade que enfrente os principais desafios sociais e econômicos da capital baiana, que envolva à população, resgate a esperança a crie um novo projeto de cidade com participação popular na capital baiana. Salvador merece mais", destacou Olívia.

  7. Agora, resta saber se a cúpula dos caciques da política baiana nesse campo, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o chefe da Casa Civil da PR, Rui Costa (PT), o senador Jasques Wagner (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) vão aceitar os nomes (ou um dos dois nomes da Federação) os deputados Robinson Almeida (PT) e Olivia Santana (PCdoB)

  8. Encaixar os dois numa mesma chapa é quase impossível uma vez que existem outros partidos na base como o PSD, PSB, MDB, Avante, etc. Há, ainda, a hipotese dos dois nomes da Federação sairem unidos numa chapa, em pprimeiro turno, no enfrentamento a Bruno Reis, e noutros nomes da base. Fala-se em Geraldo Jr (MDB), Lidice da Mata (PSB), Silvio Humberto (PSB) e deputado Isidório (Avante).

  9. O mais sensato, no entanto, é aguardar a decisão final do comitê centrla presidido pelo governador Jerônimo Rodrigues.
                                                                       ****

  10. (CORREIO). Jutai Eudes Ribeiro Ferreira (PP), prefeito de São Félix do Coribe, foi preso durante uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (10), na cidade do Oeste baiano. Batizada de Palácio do Poder, a operação foi iniciada para cumprir mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre irregularidades em licitação, mas a prisão de Jutai.  aconteceu em flagrante. 

  11. Segundo divulgado pela TV Bahia, a prisão ocorreu após os policiais encontrarem armamento de uso restrito e drogas na casa do político. O CORREIO tentou entrar em contato com a prefeitura da cidade, mas não obteve retorno.

  12. A Operação Palácio do Saber investiga irregularidades em licitações com objetos que chegam a R$ 15 milhões. Além de São Félix do Coribe, sessenta e três oficiais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e Barreiras.

  13. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região pelo fato de Jutai Ribeiro ter foro privilegiado. Também são investigados os possíveis delitos de desvios de verba pública federal, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão.

  14. Em abril do ano passado, o prefeito foi denunciado por irregularidades na contratação de serviços médicos para o enfrentamento da pandemia. Após a denúncia ser acatada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), foi aplicada multa de R$3 mil.

  15. (POLITICA LIVRE) Integrante da oposição e negro, o deputado Samuel Júnior (Republicanos) ironizou a deputada Fátima Nunes (PT) durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No momento que fazia uso da fala, Fátima disse que Samuel tentava tumultuar a sessão.

  16. O parlamentar então rebateu: “A palavra é sua, negona”. Fenotipicamente branca, Fátima disse, na última sessão, ser “negra e pobre”. A autodeclaração da petista levantou polêmica nas redes sociais.

  17. A Prefeitura de Salvador inaugura nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, a nova Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, no bairro do Uruguai. A unidade de ensino foi reconstruída e tem capacidade para cerca de 730 alunos por turno. A entrega será realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, em solenidade nova escola, localizada na Rua 26 de Dezembro (próximo ao campo do Cursa).

  18. Desde 2021, já são 15 novas escolas entregues pela gestão municipal. A unidade de ensino conta com 22 salas climatizadas, quadra poliesportiva coberta, parque infantil, elevadores e acessibilidade.

  19. A caprinocultura de leite vem ganhando espaço entre agricultores e agricultoras dos municípios de Uauá e Curaçá, no território de identidade Sertão do São Francisco. Pensando nisso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) investiu mais de meio milhão de reais em pequenas infraestruturas que têm contribuído para assegurar a qualidade do leite de cabra e agregar valor ao produto.

  20. Os recursos, oriundos do Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR, empresa publica vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), viabilizaram a construção de 31 salas de ordenha, a implantação de bancos de forragem, ampliação de aguadas, fornecimento de kits higiene para ordenha e três salas com resfriadores de leite.

   21. “Esse projeto está nos ajudando a ter uma melhor qualidade de vida porque a gente produz para nosso alimento e para os animais e tem nos ajudado no conhecimento e nas práticas. Para a gente é uma benção porque o nosso leite está saindo de qualidade”, afirmou a produtora Marineide Rodrigues da comunidade de Cabaceira, em Uauá. Ela e seu esposo, Edmundo Pedro, criam cabras da raça Saanen.