Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO DE ILHÉUS SILENCIA SOBRE PRISÃO DE SECRETÁRIO E UB COBRA

Na Assembleia Legislativa o silêncio das mulheres
20/09/2023 às 08:55
    1. O presidente do UB-Ilhéus, Valderico Junior, questionou o silêncio do prefeito Mário Alexandre sobre a prisão do secretário de Turismo do município, Fábio Júnior, ocorrida na última quinta-feira (14), sob a acusação de violência doméstica. A denúncia foi feita pela companheira do gestor, que saiu da cadeia horas depois.

  2. “Amanhã o caso completa uma semana. O prefeito já deveria ter se pronunciado logo no primeiro momento, informando que providências vai tomar. Mas, ao que tudo indica, ele quer deixar o assunto morrer, cair no esquecimento”, criticou Valderico, nesta quarta-feira (20), em vídeo publicado nas redes sociais.

  3. Fábio Junior não tem mais condições de permanecer no cargo, segundo Valderico. “Mas aí vêm os nossos questionamentos. Por que o prefeito de Ilhéus aceita todo esse desgaste calado? O que o prefeito está esperando para se pronunciar? Se vai permanecer em silêncio, qual é o motivo de tamanha tolerância e omissão?”, perguntou o dirigente.

  4. O silêncio da titular da recém-criada Secretaria de Políticas para as Mulheres, Carla Serafim, também foi alvo de questionamento, assim como o da primeira-dama e deputada estadual Soane Galvão, que preside a Comissão de Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa da Bahia.

  5. No final do mês passado, após indicação de Soane, a Alba promoveu audiência pública itinerante do Agosto Lilás em Ilhéus. Na ocasião, recorda Valderico Junior, foram muitos discursos em defesa das mulheres. Agora, quase uma semana depois da prisão do secretário, nenhuma palavra da secretária, da parlamentar e do prefeito. 

  6. O silêncio não acontece somente em Ilhéus, mas também em Itabuna e na Assembleia Legislativa onde a Comissão de Direitos Humanos nada fala e a bancada das mulheres - todas da base governista - está também em silêncio.
                                                                         ****
  7. Nesta quinta-feira (21), a Frente Parlamentar de Combate à Fome da Assembleia Legislativa da Bahia realiza a audiência pública “Programas e Ações de Políticas Públicas de Combate à Fome”. O encontro acontece às 9h, na Sala das Comissões Jadiel Matos.

  8. O evento tem o intuito de conhecer os programas e ações do governo da Bahia que tem como finalidade ajudar no combate à fome de milhares de baianas e baianos. A AP também é para entender o funcionamento e como a população pode acessá-los, além de avaliar a interação entre eles e seus resultados.

  9. Para a presidenta da Frente, a deputada estadual Maria del Carmen, a criação desta frente parlamentar foi uma resposta necessária, unindo o legislativo à sociedade civil com o propósito de monitorar e compreender o panorama das políticas públicas voltadas ao combate à fome.

  10. “ Amanhã, iremos receber representantes de diversos setores da administração pública estadual e federal, que compartilharão as políticas já concebidas e disponíveis à nossa população. Nosso objetivo é claro: trabalhar incansavelmente para erradicar a fome em nossa querida Bahia”, afirmou Del Carmen.

   11. O evento contará com a participação dos representantes do governo do Estado da Bahia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Comissão Pastoral da Pesca e da Central Única das Favelas - Bahia.

  12. O governador Jerônimo Rodrigues visitará a Feira de Saúde da Pessoa Idosa, às 12h30 desta quinta-feira (21), na Arena Fonte Nova. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a iniciativa facilita o acesso de pessoas idosas a serviços de saúde que possuem demanda represada, e apoia os municípios na execução das políticas de cuidado de seus munícipes.

   13. Até a tarde desta quarta (20), mais de 93% dos agendamentos (10 mil) para a feira são de residentes de Salvador, seguidos por Lauro de Freitas (194) e Camaçari (69). O evento é realizado no âmbito da Feira Saúde Mais Perto, ferramenta que faz parte do processo de regionalização da saúde, levando atendimento de qualidade para todas as regiões da Bahia.


  14. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) abriu, nesta quarta-feira (20), as inscrições para o programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Podem participar estudantes com no mínimo 15 anos de idade do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

  15. Serão selecionados 63 estudantes que vivenciarão os trabalhos legislativos da ALBA, durante uma semana. Para isso é necessário que o aluno faça um Projeto de Lei (PL) em âmbito estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, através do endereço https://forms.gle/ZSKzjUAYcPUc9erW7.

  16. O programa acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede da ALBA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Esse espaço possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar, suas atividades e atribuições e, também, o funcionamento dos trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei dentro da ALBA, com o intuito de capacitar e empoderar os mesmos.

  17. A coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Santos, falou sobre a importância do programa. “O DJBA visa estimular a participação social e cidadã dos estudantes tanto da rede pública, quanto da rede privada. Os selecionados terão a oportunidade de vivenciar o que é esta experiência legislativa, ou seja, o que um deputado ou deputada faz no seu dia a dia”.

  18. No formulário de inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos: Projeto de Lei elaborado pelo estudante; cópia de documento de identidade válido e legível; termo de autorização do responsável; declaração de matrícula regular no Ensino Médio; e ficha do professor orientador. O PL de autoria do estudante deve ser elaborado pensando na realidade do seu Estado, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.