Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GRAU EDUCACIONAL LANÇA 1000 BOLSAS EDUCACIONAIS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

Governador Jerônimo adia lançamento da programação do São João no Estoado
30/05/2023 às 10:07
  
  1. No Mês do Trabalhador, a rede Grau Educacional, reconhecida por uma das maiores franquias do segmento,  lançou o projeto Grau Social 2023, com o objetivo de oferecer mais de 1000 bolsas educacionais de qualificação técnica e profissionalizante gratuitas por todo Brasil. Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de maio, através do site www.grausocial.com.br

  2. O Grupo Grau Educacional oferece mais de 30 cursos técnicos, entre eles Informática, Segurança do Trabalho, Administração, e Eletrotécnica, e mais de 40 cursos profissionalizantes, como Balconista de Farmácia, Bombeiro Civil, Refrigeração e Climatização, e Informática para Adultos. A expectativa é que as aulas comecem em agosto deste ano, a depender do curso e da formação das turmas, de acordo com o número de vagas na unidade escolhida pelo candidato.

  3. Para garantir a vaga é necessário atender alguns requisitos solicitados dos cursos técnicos e profissionalizantes ofertados, como ter entre 18 e 35 anos, estar desempregado, ter disponibilidade para aulas presenciais, e ter cursado o Ensino Médio completo.  

  4. “Nós, como instituição de ensino, seguimos a premissa que incentiva o conhecimento humano para maior número de pessoas possíveis. Em sua segunda edição, o Grau Social é uma grande realização da rede, que preza pela democratização do ensino com formação de qualidade”, disse o diretor da rede Grau Educacional, Ruy Porto Carreiro Filho.

  5. Todas as unidades espalhadas pelas cinco regiões do Brasil da rede Grau Técnico e Grau Profissionalizante estão participando do projeto. Para mais informações, basta acessar o site: www.grausocial.com.br. O portal disponibiliza o edital completo, com todos os requisitos para concorrer a bolsa e outros detalhes do projeto.

  6. O Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais 130 unidades, presente nas cinco regiões do país, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.

  7. A franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A) foi fundada em 2015. "A escola da sua profissão", como é conhecida, possui completa estrutura voltada para à qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com mais de 20 unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.graup.com.br.
                                                                    *****
  8. A Câmara Americana de Comércio para o Brasil vai reunir, no dia 14 de junho, durante o CEO Fórum 2023, edição Bahia, líderes empresariais de grandes marcas em um coquetel exclusivo, no The Latvian, na Bahia Marina. Com o tema ‘Liderança Consciente’, a 16ª edição do evento nacional, que possui desdobramentos em outras 15 cidades, discutirá os passos para construir equipes e empresas para o futuro. 

  9. O encontro intimista, receberá personalidades nacionais como o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto; o presidente Brasil do banco americano Citi, Marcelo Marangon; a presidente Pfizer no Brasil, Marta Diez; e a Co-fundadora da Inventivos e uma das integrantes da equipe de tubarões do Shark Tank Brasil, Monique Evelle. Uma das grandes novidades desta edição é a Premiação Top 5, onde serão reconhecidas as lideranças mais conscientes da Bahia, sob curadoria da Amcham e Rede Bahia. 

  10. O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) afirmou que o processo de venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para a iniciativa privada desperta muitas dúvidas que exigem apuração dos órgãos responsáveis. “Será que houve crime na venda da RLAM. Houve ou não houve”, questionou Joseildo, ao discursar durante ato organizado pelos petroleiros aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa da Petrobras em frente ao edifício Torre Pituba, em Salvador, nesta terça (30).

  11. O parlamentar disse que é preciso investigar a fundo todas etapas da privatização da refinaria que pertencia à Petrobras, pois “aquilo que for ilícito pode ser desfeito em favor da sociedade brasileira.”

  12. Joseildo também manifestou seu apoio aos petroleiros que reivindicam alteração na forma de equacionamento da Petros, o plano de previdência dos petroleiros. O deputado anunciou que em breve vai participar de uma reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates em busca de uma saída para a questão da Petros.

  13. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto de Salvador registrou, em abril, a taxa média de 79,7% de ocupação em voos nacionais, a maior entre os principais aeroportos do país. A capital baiana superou São Paulo (Guarulhos), que ficou com média de 78,7%; Rio de Janeiro (Galeão), com 77,3%; Belo Horizonte (Confins), que registrou 75,5%; Brasília, na marca de 73%; e Recife, onde a taxa foi de 78,5%.

  14. No mesmo período, o número de passageiros em voos internacionais, na Bahia, foi o maior da região Nordeste, conforme números também da Anac. O aeroporto de Salvador recebeu 21.287 estrangeiros, deixando para trás Recife, com 20.510 passageiros vindos do exterior, a segunda melhor colocação entre os aeroportos nordestinos.

  15. Para o gerente de Marketing e Negócios do Salvador Bahia Airport (Rede Vinci), Marcus Campos, "o aeroporto de Salvador se consolida como protagonista na recuperação do tráfego aéreo, no pós-pandemia, fazendo com que, além de estratégico, ele seja um eixo de conexão com todo o Brasil e destinos do exterior".

  16. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), os resultados estão em sintonia com o trabalho desenvolvido pelo órgão, para o incremento do setor. As principais ações são investimentos em obras de infraestrutura, promoção das 13 zonas turísticas da Bahia, em feiras nacionais e internacionais e roadshows, e capacitação e qualificação de gestores públicos, profissionais e empreendedores. A secretaria também tem incentivado a realização de eventos culturais, esportivos e científicos, que movimentam a economia baiana.

  17. “Esse bom desempenho, na ocupação de voos domésticos e atração de turistas internacionais, demonstra que o trabalho conjunto de todos os agentes que fazem o turismo baiano, tendo à frente o Governo do Estado, está no caminho certo. É um esforço diário, que tem feito a Bahia ocupar posições de liderança”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

  18. A CAIXA prorrogou o prazo de inscrição para a seleção pública de projetos que vão compor a programação das sete unidades da CAIXA Cultural, localizadas em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As inscrições devem ser realizadas por pessoa jurídica ou microempreendedor individual (MEI), cuja natureza/objeto social seja de finalidade cultural, até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 4 de junho, pelo site do Programa Cultural CAIXA.
 
  19. Com a seleção, será retomado o apoio do banco à produção artística e cultural brasileira, com investimento total de R$ 30 milhões para a ocupação das unidades, no período de setembro de 2023 a março de 2024. A última edição do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural ocorreu em 2018.

  20. “Por meio desse investimento, além de estimular a democratização da cultura, levando ao público uma programação diversa, a preços acessíveis, o banco ajuda a aquecer o mercado cultural e a economia, gerando emprego e renda”, enfatiza a presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano.

   21. Os projetos podem ser inscritos nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências (encontros, ciclo de debates, eventos de literatura e quaisquer outros projetos de arte integrada). Cada proponente, de qualquer localidade do país, pode inscrever até 10 projetos, independentemente do segmento a que pertençam ou de haver proposta de itinerância (possibilidade de um mesmo projeto pautar mais de uma unidade da CAIXA Cultural).