Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SAUDEMOS ODÒ IYÁ NO 2 DE FEVEREIRO NA FESTA BAIANA QUE CELEBRA YEMANJÁ

Uma das mais belas festas populares de Salvador da Bahia
30/01/2023 às 19:11
    1. Todos os caminhos levam para a festa de Yemanjá, no Rio Vermelho, dia 2, em Salvador. E, para garantir o atendimento aos fiéis e turistas que participarão da tradicional Festa de Yemanjá, nesta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um esquema especial de atendimento. Um módulo assistencial será instalado Rua Vieira Neto – na Rua Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, com funcionamento das 7h às 22h. A estrutura contará com seis leitos, sendo um leito de estabilização equipado com suporte avançado à vida.  

 2. Além disso, duas ambulâncias do Samu 192 ficarão disponíveis no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. No total, serão 18 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros colaboradores envolvidos na operação.  

 3. “Estamos montando uma estrutura robusta para assegurar que as possíveis ocorrências da festa do Rio Vermelho sejam acolhidas com agilidade e resolutividade. Nossas equipes já têm a expertise na prestação desse perfil assistencial e nossa expectativa é que tudo transcorra na mais perfeita paz”, explicou a secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.   

 4. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris, localizada na Avenida Centenário, estará de prontidão durante a festa, servindo de apoio para os casos de maior complexidade. 

 5. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou uma ação especial, no Rio Vermelho, no último sábado (28). A iniciativa faz parte da Operação Tá na Pegada – Sua praia mais limpa, executada durante a alta estação pelo órgão.  

 6. A ação no Rio Vermelho contou com a parceria da Ocean Care e Córregos. O grupo realizou a limpeza da faixa de areia das praias de Santana e da Paciência, recolhendo lixo, resíduos e objetos descartados de forma irregular. Uma tenda exclusiva também foi montada no Largo de Santana para esclarecer dúvidas, bem como orientar as pessoas que circulavam pela região sobre a preservação marinha e os cuidados que podem ser tomados durante as comemorações do dia 2 de fevereiro para evitar a poluição do mar.  

 7. “É preciso ter consciência ambiental até mesmo na hora de exercitar a fé. Estamos aqui para conscientizar as pessoas e mostrar que é possível agradar Iemanjá sem causar danos ao meio ambiente e preservando o mar”, explicou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.  

 8. A ekedi Jandaucy, do Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, dá dicas de como montar uma oferenda sustentável para a rainha do mar. “O ideal é não utilizar materiais plásticos e de metal, como brincos, pulseiras e embalagens. Se for dar um perfume, não jogar o vidro diretamente no mar e sim banhar o balaio, que deve ser de palha natural, com o líquido. Despejar e tirar os sabonetes das embalagens e abusar das flores naturais – Iemanjá adora flores e elas são altamente sustentáveis, são ideais pra presentear, não esquecendo de tirá-las da embalagem”, explica.  

 9. Tá na Pegada – O programa conta também com divulgação de informação sobre o bom uso das praias e o jingle da campanha, através de “motodoors” que vão circulando pela orla da capital aos finais de semana. São utilizadas também bikedoors distribuídas pela cidade com dicas para curtir bem a praia neste verão e, ainda serão instaladas dez placas educativas “instagramáveis” pelas praias de Salvador, com frases educativas e convidativas a viver uma praia mais limpa. 

  10. A Jornada Pedagógica 2023 da rede estadual de ensino acontece entre os dias 1° e 3 de fevereiro, com o tema “Educação e território no bicentenário da Independência da Bahia”. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em todas as escolas dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, a atividade reúne gestores, professores, coordenadores pedagógicos e trabalhadores para planejar as atividades letivas deste ano, assim como debater projetos educacionais e políticas públicas.

  11. A abertura oficial da jornada será às 8h, no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristovão, em Salvador, com transmissão pelo canal do Youtube da secretaria (Youtube.com.br/EducacaoBahia1). Como parte da programação de abertura da jornada, será realizada uma palestra com o tema "Currículo do Ensino Médio: desafios e avanços. Também haverá uma apresentação cultural sobre o Bicentenário da Independência da Bahia.

  12. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, pela manhã, por meio de lives, os superintendentes da SEC irão abordar questões como Documento Referencial Curricular da Bahia (DCRB); Indicadores Educacionais; Novo Ensino Médio; Educação Infantil e Ensino Fundamental; Educação Integral; e Educação Profissional e Tecnológica; além de programas e projetos estratégicos, como Busca Ativa, Mais Estudo e Bolsa Presença.

  13. De acordo com a superintendente de Políticas para Educação Básica, Leninha Vila Nova Cavalcante, o momento tem como foco a avaliação e o planejamento para a construção de uma escola pública pautada na qualidade de ensino, na diversidade e no respeito. “A jornada pedagógica é um momento de acolhimento da rede para planejarmos as ações que a escola precisa executar durante o ano letivo, no intuito de garantir o direito da aprendizagem, com qualidade social. 

  14. É, também, uma oportunidade de agradecimento à rede pelo comprometimento em 2022, sobretudo, na recomposição das aprendizagens. E esta acolhida tem uma premissa de reconhecer e valorizar a identidade do nosso povo, a partir dos Territórios de Identidade da Bahia”, afirmou.

  15. O volume das atividades turísticas na Bahia apresentou incremento de 11,9%, no 3º trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021. O resultado segue a tendência nacional, considerando a taxa de expansão de 23,9% para o Brasil no período. Em relação à receita nominal das atividades turísticas, a Bahia cresceu 35,4%, mesmo comportamento do Brasil (48,8%). As informações são do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur).

  16. O boletim, disponível para consulta no site www.sei.ba.gov.br, reúne e analisa informações de diversas fontes que refletem a dinâmica do segmento. Um dos dados revela que o fluxo de passageiros (doméstico e internacional) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 12,9% no período, impulsionado pela significativa expansão registrada em três dos quatro aeroportos do estado. Seguindo a mesma análise, perto de 129 mil veículos passaram a mais nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia no terceiro trimestre de 2022, uma ampliação de 0,7%.

  17. O consumo ativo faturado (kWh) de energia elétrica nas Atividades Características do Turismo (ACTs) na Bahia apontou crescimento de 0,7%, puxado, principalmente, pelo excelente desempenho em Outros alojamentos não especificados anteriormente (81,3%), segundo dados da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

  18. Com a dinâmica, o setor do turismo incorporou 3.174 novos postos de trabalho com carteira assinada no 3º trimestre de 2022, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.382 postos), Locação de automóveis sem condutor (+664 vagas) e Transporte rodoviário de táxi (+333 postos). É importante destacar que, no acumulado dos anos de 2021 até setembro de 2022, foram criados 20.001 novos postos, fazendo o segmento superar as perdas registradas na pandemia, que foram de 19.032 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

  19. A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 858 milhões nas ACTs no 3º trimestre de 2022, uma retração nominal de 58,0% em relação ao mesmo trimestre de 2021, puxado principalmente pelas atividades de Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional, que registraram recuo de 99,9%, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado.

  20. A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 59,3% no 3º trimestre de 2022, resultado superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (54,8%), um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana. (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – Setur).