Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A TRAGÉDIA IANOMAMI NO PAÍS E A IMPRENSA A REBOQUE DO GOVERNO FEDERAL

A difícil missão do ministro da Defesa, José Múcio, para controlar os impetos nas Forças Armadas
21/01/2023 às 14:14
    1. (GLobo.com) O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito para apurar supostos crimes ambientais e de genocídio contra os povos indígenas Yanomamis. Neste sábado, uma comitiva do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi até Roraima para acompanhar a situação dos indígenas. Por ordem de Dino, a partir de segunda-feira a Polícia Federal começará a atuar no caso.

  2. Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde decretou emergência em saúde pública em decorrência da desasisstência do povo Yanomami. Os indígenas da região enfrentam uma grave crise de desnutrição e falta de acesso à saúde. De acordo com o ministério dos Povos Indígenas, pelo menos 570 crianças Yanomamis morreram de fome e por contaminação com mercúrio nos últimos quatro anos, principalmente devido à atuação de garimpeiros ilegais.

  3. Somente em 2022, segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas, 99 crianças morreram. Além das mazelas decorrentes do garimpo, o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami registrou 11.530 casos de malária.

 4. O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomami. Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF — afirmou Dino.

  5.— Nós vamos levar muito a sério esse história de acabar com o garimpo ilegal. Mesmo que seja uma terra que tenha autorização para pesquisa, eles podem fazer pesquisa sem destruir a água, floresta, e sem colocar em risco a vida das pessoas — disse Lula.

  6. Desde 2021 diversas denúncias de abandono ao povos indígenas Yanomamis têm sido feitas. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) entrou no caso e solicitou informações sobre a crise ao governo de Jair Bolsonaro. Na época, o Ministério Público Federal também pediu que o Ministério da Saúde fizesse um plano estratégico para área.
                                                                    ******
  7. Em toda essa tragédia ianomami a imprensa nacional demorou demais de expor essa situação aos olhos dos direitos humanos mundiais
                                                                           
  7. Deputado Leur Lomanto: Um lugar tão visitado como a Barra, em Salvador não pode ficar a mercê de bandidos. Estamos na alta estação, com a capital baiana cheia de turistas e infelizmente percebemos que há pouco policiamento nas ruas.
 
  8. Margareth Menezes, ministra da Cultura: Hoje é Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi escolhida em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa em 1999, na Bahia. Que possamos celebrar a diversidade de todos, respeitando todas as religiões e crenças pessoais.

  9. General Paulo Chagas, no twitter: - General Paulo Chagas: Perguntas oportunas para quem tem obrigação de fazer a Justiça ser justa e direita:"Onde estava o Conselho Nacional de Justiça, quando Edson Fachin 'descondenou' Lula da Silva, q havia sido condenado em todas as instâncias da justiça?" Medo, interesse ou conivência?

  10. Ninguém sabe como se desdobrará essa possível crise entre o presidente Lula e o Exército. O presidente impõe sua autoridade como manda a Constituição, mas há muitas opiniões adversas contra ele no próprio Exército.

  11. A missão do ministro da Defesa, José Múcio, é uma das mais difíceis do país. Ele próprio sendo alvejado por fogo amigo de políticos petistas que já pediram sua cabeça ao presidente pelas redes sociais.

  12.  A campanha de vacinação contra a Covid-19 estará suspensa neste fim de semana (dias 21 e 22) em Salvador. A estratégia será retomada na próxima segunda-feira (23). O esquema com locais de vacinação, público alvo e horários serão divulgados no domingo (22).

  13. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vai entregar, até agosto de 2023, mais 104 mercados construídos ou requalificados em todas as regiões do estado.  A ação também proporciona um maior ordenamento e permite a comercialização dos produtos da agricultura familiar de forma segura e higiênica.  

  14. Os Mercados Municipais, Centros Comerciais e Feiras Livres são importantes pontos de comercialização da produção rural. Lá, estão reunidos comerciantes e produtores das sedes dos municípios, comunidades rurais e povoados. 

  15. Nos últimos anos, a CAR celebrou convênios com Associações, Cooperativas, Consórcios e Prefeituras como forma de incentivo e fomento à agricultura familiar, gerando renda em diversos municípios do interior da Bahia.  

  16. Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os mercados municipais são, de fato, locais onde a agricultura familiar e a população da cidade se encontram.

  17. “É um momento em que a agricultura familiar consegue comercializar seus produtos, mas também onde os consumidores adquirem o produto sabendo sua origem. Entendendo que essa é uma ação estruturante, o Governo da Bahia, por meio da CAR, vem requalificando os mercados, onde estamos oportunizando a esses públicos um espaço de identidade, com condições sanitárias. É o shopping aberto dos pequenos municípios”.  

  18. Em Poções, por exemplo, o Centro Comercial Monsenhor Honorato, entregue em outubro de 2022, é motivo de orgulho para as 40 famílias de feirantes que vendem alimentos, roupas, utensílios de casa, eletrônicos, entre outros. O espaço atende à população do município estimada em 46.900 habitantes. 

  19. João Honorato, da comunidade de Pedrinhas, comercializa frutas e verduras no local. “Antes era muito sofrimento, a gente trabalhava debaixo dos pés de pau, carregando caixa para cima e para baixo. Hoje, é só abrir as portas e atender os clientes, que agora podem entrar no nosso box e até tomar um cafezinho”.  

  20. O presidente da Associação dos Feirantes de Poções, Genivaldo Carvalho, conhecido como Vado, comercializa caldo de cana e também comemora. “Meus produtos vêm da zona rural. Eu mesmo planto, colho e trago para comercializar. Aqui antes era desapropriado para o trabalho de todos. Com o piso quebrado, as pessoas tropeçavam. Hoje, estamos em um lugar asseado, o que aumentou a quantidade de clientes, que agora estão mais satisfeitos. Isso é perceptível. Eles encontram um lugar em que se sentem melhor, a gente também atende melhor e com mais alegria”.   

  21. Os próximos municípios que irão contar com mercados novos ou requalificados são Amargosa, Andorinha, Camacã, Caldeirão Grande, Cristópolis, Guarantinga, Rafael Jambeiro, Gandu, Retirolândia e Várzea da Roça, entre outros.