Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM 34 CASOS CONFIRMADOS DE PESSOAS COM CORONAVIRUS. 1 NA BAHIA

O presidente Bolsonaro minimizou o avanço do Coronavirus no Brasil
10/03/2020 às 22:03
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (10/3) mais nove casos de coronavírus no país, sendo: 3 em São Paulo, 1 no Rio Grande do Sul e 5 no Rio de Janeiro. Desses casos, 7 casos são importados e dois são de transmissão local, ambos no estado de São Paulo.

   3. Com isso, ao todo, são 34 casos confirmados em todo o país, sendo 6 por transmissão local, sendo 5 em São Paulo e 1 na Bahia, e 28 casos importados. Atualmente, são monitorados 893 casos suspeitos e outros 780 já foram descartados. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

   4. O Ministério da Saúde vai ampliar medidas para reforçar a assistência hospitalar no enfrentamento ao coronavírus no Brasil. Os primeiros reforços serão na Atenção Primária, a porta de entrada para receber os pacientes no SUS, para evitar que as pessoas procurem os hospitais em um cenário de grande circulação do coronavírus. 

   5. O programa Saúde na Hora será ampliado nos municípios, aumentando as unidades de saúde que ficam abertas até às 22h ou aos finais de semana para atender à população.
                                                                          ************
   6. A Comissão Especial de Incentivos à Criação de Startups (PLP 146/19) realiza nesta semana mais duas audiências públicas para debater a regulação da proposta, desta vez com foco nas relações de trabalho. Os encontros acontecem nestas terça (10) e quarta-feira (11) com a participação de diversas entidades para aprofundar as discussões no colegiado, presidido pelo deputado federal João Roma (Republicanos-BA). 

  7. As audiências terão por tema os “aspectos trabalhistas e relações de colaboração: medidas regulatórias para novas relações de trabalho e colaboração”. Nesta terça, a partir das 15h, o primeiro encontro vai receber representantes da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), Vitor Magnani; do escritório Abdala Advogados, Fernando Abdala; e da Secretaria de Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

   8. Já nesta quarta participarão o diretor de Políticas Públicas da empresa Ifood, João Sabino; o conselheiro do Instituto Mises, Rodrigo Marinho; e representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

   9. Acontece nesta quarta-feira (11) uma audiência pública para expor o projeto de criação da Unidade de Conservação Vale Encantado. A audiência será realizada no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, às 8h30. Se aprovado, o projeto dependerá apenas da assinatura de um decreto do prefeito ACM Neto para criar o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Vale Encantado.

  10. Os 69 hectares que podem se transformar em refúgio formam um conjunto de áreas verdes públicas doadas pelos loteamentos Biribeira, Alphaville Salvador, Greenville e Patamares. Além de se tornar um espaço de conservação, o Vale Encantado seria um lugar aberto para visitações com atividades como trilha em grupo e uma fonte valiosa para estudos científicos com foco na biologia do local.

   11. A proposta é oriunda de uma solicitação da sociedade civil, desde quando aconteceram as discussões públicas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU-2016). Foi criado um grupo de trabalho externo que foi responsável por apresentar estudos técnicos, que foram analisados e validados pela equipe técnica da Secis.

   12. O regimento interno do Conselho Municipal da Cidade (CONCIDADE) de Lauro de Freitas foi aprovado, nesta terça-feira (10), por integrantes do órgão colegiado. Com a aprovação, o Conselho que ficou divido em cinco câmaras temáticas está apto a iniciar discussões em relação à politicas públicas da cidade. O documento entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Município.

   13. Na reunião, integrantes discutiram a estrutura organizacional do CONCIDADE, dividido em plenário, presidência e secretaria executiva, e as cinco câmaras temáticas: setoriais ou técnicas; habitação, saneamento básico e ambiental; mobilidade urbana e acessibilidade; e planejamento urbano e de gestão territorial urbana. A leitura da ata de aprovação será feita na próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 27/03.

   14. A presidência do Conselho da Cidade é ocupada pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR). José Pires, secretário da pasta, destaca que três últimas reuniões foram convocadas e não houve a presença da sociedade civil.

   15. “Nesta reunião de hoje fizemos a segunda chamada e de acordo a lei do Conselho, é permitido deliberar por maioria dos votos dos presentes”, frisou.

  16. Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (9), o Decreto 32.232, que cria o Comitê Técnico de Enfrentamento à Violência Institucional Contra as Mulheres na Prefeitura. 

  17. O documento, assinado pelo prefeito ACM Neto na segunda-feira (9), prevê que o comitê elabore, promova, monitore e execute um programa para enfrentar a violência institucional contra mulheres em órgãos e entidades da administração municipal. A coordenação será de responsabilidade da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

   18. A ser composto por duas representantes de cada órgão ou autarquia, com mandato de dois anos, o comitê vai criar, acompanhar, monitorar e dar suporte à formação de núcleos em toda a estrutura organizacional da Prefeitura. 

   19. A intenção desses núcleos é combater qualquer tipo de violência intencional, por ação ou omissão, praticada por agentes públicos municipais contra mulheres que tenham vínculo empregatício com a Prefeitura, e que causem insegurança, constrangimento ou violação dos direitos humanos na perspectiva de gênero.

   20. É de competência do comitê elaborar diagnósticos da situação de violência em toda a estrutura organizacional do Município, incluindo órgãos e entidades da administração direta e indireta. Além disso, deverá monitorar, identificar e encaminhar para as medidas cabíveis, qualquer manifestação de violência institucional contra as mulheres.

  21.  ‘Conviver pode ser difícil, mas você não nasceu para viver isolado’. A fala é da educadora e terapeuta holística Emília Queiroga Barros, que promoverá uma série de reflexões sobre a importância de partilhar momentos em grupo, sejam eles em família, com amigos ou no ambiente profissional para o aperfeiçoamento e evolução individual, durante a próxima edição do Projeto Crescer. 

   22. O encontro está marcado para o dia 12 de março, quinta-feira, a partir das 19 horas, tem cunho beneficente e é aberto para estudantes, profissionais da área da saúde mental e de recursos humanos, assistentes sociais e demais interessados no tema.

   23. Para Queiroga, a convivência vai muito além do simples fato de estar rodeado de pessoas. Isso porque, muitas vezes, as pessoas podem se sentir solitárias, como se estivessem numa verdadeira prisão, mesmo participando de grupos sociais. “É preciso saber fluir, para que a convivência seja, de fato, algo libertador”, afirma ela, que dará, durante o evento, dicas importantes para a construção de um ambiente mais harmônico.

   24. Interessados podem se inscrever, até a data do evento, através do link: https://bit.ly/2T0dUTX. A contribuição mínima é de R$ 20,00, mais uma lata de leite - que será doada para crianças da APAE. As vagas são limitadas.