Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONAVIRUS: BRASIL TEM 8 CASOS CONFIRMADOS E TRANSMISSÃO LOCAL DOENÇA

Veja as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o Coronavirus
05/03/2020 às 14:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil tem oito casos confirmados de coronavírus. Até agora, são 6 casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro caso confirmado do estado. Os outros casos estão no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um outro caso testou positivo no Distrito Federal, mas aguarda contraprova para confirmação ou não do resultado. Com isso, o cenário nacional muda e o país passa a registrar a transmissão local da doença em São Paulo.

  2. Outros 378 casos foram descartados em todo o Brasil. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira (5/3) em coletiva de imprensa com os dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

  3. Atualmente, 32 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.

   4. Até o momento, 378 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

   5. Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.
                                                          *****
   6. Moradores da Barra têm mais um motivo para comemorar: o programa Iluminando Nosso Bairro chegou à localidade, com a instalação de luminárias de LED, modernizando o sistema. Ao todo, foram 603 pontos espalhados por 50 logradouros, com o investimento de R$ 314,2 mil.

  7. O programa executado pela Prefeitura, através da Diretoria de Iluminação Pública, tem o objetivo de garantir uma nova iluminação mais potente que servirá ainda de reforço para contribuir com a sensação de segurança da população e em mais sustentabilidade e economia, já que a lâmpada de LED chega a ser mais de 50% econômica que a tradicional.

   8. "O Iluminando Nosso Bairro contemplará ainda muitas localidades de Salvador. E não é apenas iluminar um pequeno trecho, a rua principal ou a região de comércio, mas toda uma poligonal, o que proporciona uma mudança geral no bairro", disse o diretor de Iluminação Pública de Salvador, Júnior Magalhães.

  9. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da saúde, publicou na edição da última quarta-feira (04) do Diário Oficial do Município, o aviso de convocação para cotação de preço para contratação de empresa especializada para implantação, operacionalização e gerenciamento do primeiro Hospital Público Veterinário da capital baiana.

  10. A unidade deve atender prioritariamente os animais domésticos de propriedade da população mais pobre ou que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular.

   11. As empresas interessadas em participar do certame terão até o dia 10 de março para apresentar a proposta. Maiores informações sobre o objeto da cotação podem ser adquiridas através do telefone (71) 3202-1146 ou do email sesup.sms5@gmail.com .

   12. Concentrando 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do Bolsa Família de todo o país, a região Nordeste recebeu apenas 3% dos novos benefícios do programa em janeiro, enquanto Sul e Sudeste responderam por 75% das novas concessões. 

   13. De acordo com reportagem do Estadão, o número de novos benefícios concedidos em Santa Catarina, por exemplo, que tem população oito vezes menor que o Nordeste e é governada por Carlos Moisés (PSL) – aliado de Bolsonaro -, foi o dobro do repassado à região nordestina inteira, cujos governadores são de oposição.

  14. Para o deputado federal nordestino Joseildo Ramos (PT/BA), a atitude discriminatória do Governo Bolsonaro não surpreende uma vez que outros direitos da população já foram utilizados como "moeda de troca" política anteriormente. 

   15. “Vai entrar para a história de uma forma muito ruim. Além de retirar direitos dos trabalhadores, esse governo apenas serve aos interesses do mercado. Não é novidade que Bolsonaro despreza o lado dos mais pobres, notadamente da região Nordeste, onde os nove governadores da região não leem pela cartilha dele. Por isso essa retaliação, que não combina com a relação republicana que deveria ocorrer entre o Executivo Federal e os estados”, afirmou.

  16. Os ventos de 2020 apontam novos caminhos para o mercado imobiliário baiano, que agora segue rumo ao interior. A Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), definiu, na quarta-feira (4), o incorporador Rogério Marques como mandatário da entidade em Feira de Santana.

   17. "A Ademi procura, agora, levar conteúdo, mostrar a força e a importância do associativismo, ferramentas, palestras e cursos ao mercado imobiliário do interior baiano, da mesma forma como já atua na capital", destacou Cláudio Cunha, presidente da associação.

   18. Nas próximas semanas, a entidade irá à Princesa do Sertão, onde fará uma série de atividades com os players locais, apresentando a associação e estreitando contato com os representantes do mercado imobiliário feirense.