Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO DA SAÚDE MONITORA 433 CASOS SUSPEITOS DO COVID-19 NO BRASIL

Prefeitura de Lauro de Freitas dá nota sobre caso suspeito no município
02/03/2020 às 09:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O Ministério da Saúde distribuirá 30 mil kits para diagnóstico para todas as regiões do país. Atualmente, os estados do RJ, SP, PA e GO realizam o teste. Brasil monitora 433 casos suspeitos

2. O Ministério da Saúde vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. Nas próximas semanas, serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. Depois, gradativamente, serão ampliados para todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do país. 

3. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa, em Brasília (DF), para atualizar a situação do coronavírus no Brasil.

4. Inicialmente, serão distribuídos 10 mil kits de diagnóstico aos LACENs dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, contemplando todas as regiões do país. 

5. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, por meio do laboratório de Biomanguinhos, iniciará a produção e distribuição dos testes ainda nesta quarta-feira (4).

6. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, destacou que a pasta vai capacitar todos os laboratórios centrais do país para aumentar a vigilância para a doença. “Esses estados serão os primeiros que passarão a realizar os testes e, dentro de 20 dias, teremos todos os laboratórios centrais do Brasil realizando o teste específico para o coronavírus. 

7. Temos que ampliar a vigilância. Estamos capacitando os estados e, desta forma, teremos mais capacidade de realizar os testes. Estamos ampliando principalmente porque estamos entrando no período de sazonalidade das doenças respiratórias”, concluiu o secretário.

8. Atualmente, quatro laboratórios realizam o teste para diagnóstico do coronavírus. São eles os laboratórios de referência nacional, Fiocruz, no Rio de Janeiro, Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, além do Laboratório Central de Goiás, que foi capacitado para realização do exame específico para coronavírus dos brasileiros repatriados da China que ficaram na base aérea de Anápolis (GO).

9. A expectativa é que os laboratórios que receberem os kits já estejam preparados para iniciar o processo de diagnóstico para o coronavírus em até 20 dias. Além do teste diagnóstico do protocolo de Berlim, o laboratório de Biomaguinhos também dará início à produção de 3 mil testes do protocolo CDC, que serão utilizados apenas como contraprova.

10. Além disso, os profissionais desses laboratórios também serão treinados por equipes da Fiocruz e IEC, para a realização do procedimento de forma qualificada. Os treinamentos serão in loco a partir da chegada dos kits nos estados.

11. (Lauro de Freitas) A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) foi informada por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) de que uma pessoa, residente em Salvador, foi internada no Hospital Aeroporto, unidade particular situado no município de Lauro de Freitas, com sintomas de gripe. A paciente precisou ficar em investigação por ter vindo recentemente da Itália, país europeu onde já foram registrados casos de Coronavírus (Covid 19).

12. Esse é o único caso em investigação em um Hospital no município. A paciente realizou exames e já retornou para Salvador onde vai aguardar em quarentena domiciliar a finalização dos resultados.

13. O diagnóstico do Coronavírus é feito com a coleta de materiais das vias aéreas ou indução de escarro. Na investigação de Coronavírus é necessária a coleta de duas amostras, que são encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

14. A Bahia não tem caso confirmado de coronavírus. Em todo o país foram confirmados apenas dois casos da doença, ambos do estado de São Paulo e com histórico de viagem recente à Itália.

15. A Prefeitura de Lauro de Freitas destaca que está adotando todas as medidas necessárias, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenir, atender e ajudar no diagnóstico de casos suspeitos que venham a surgir no município.

16. A partir desta segunda-feira (02/03), agentes comunitários de saúde e de endemias vão intensificar as visitas aos moradores para orientar sobre medidas de prevenção e sintomas da doença, que se assemelha a uma gripe – tosse, dores de cabeça, garganta e musculares, febre e dificuldade de respirar.

17. O deputado Pastor Tom (PSL) de Feira de Santana disse que o governo Rui Costa está com recursos de sobra pois gastou R$850 mil só com Saulo Fernandes e Daniela Mercury no Carnaval.

18. Deputada Fabíola Mansur (PSB) destacou na tribuna da Casa o desfile da Viradouro, campeã do Carnaval carioca, que homenageou as "Ganhadeiras de Itapuã".

18. Falar em ganhadeiras de Itapujã a lagoa do Abaeté está cercada de invasões. Praticamente acabou. Turistas deixaram de ir por lá, pois, quando aparecem são assaltados.

19. Sábado último na praça municipal por volta das 13h um turista foi assaltado em frente da Prefeitura e do Elevador Lacerda e desceu a Ladeira da Praça correndo. PMs numa viatura estacionada ao lado do palácio ainda tentaram prendê-lo, mas, nada conseguiram.

20. Hoje, no momento em que o lider do governo defendia Rui das acusações do deputado Tom só havia 3 deputados dos 63 no plenário da Assembleia.