Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Trump diz que líder Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi se explodiu Lula

Lula recebeu parabéns do candidato a presidente da Argentina pelo peronismo
27/10/2019 às 20:54
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O presidente Trump anunciou no domingo que Abu Bakr al-Baghdadi, o indescritível comandante do Estado Islâmico, morreu durante uma operação militar dos EUA na Síria, um avanço importante mais de cinco anos depois que o chefe militante lançou um califado autoproclamado que inspirou a violência em todo o mundo.

2. "Ontem à noite, os Estados Unidos levaram o líder terrorista número um do mundo à justiça", disse Trump em um anúncio televisionado da Casa Branca. "Ele era um homem doente e depravado, e agora se foi."

3. No que o presidente chamou de operação noturna "perigosa e ousada", os helicópteros inseriram uma equipe de tropas americanas de operações especiais em uma área volátil do noroeste da Síria, onde iniciaram um ataque a um complexo militante que culminava em uma retirada de Baghdadi em um esconderijo subterrâneo. . Lá, em um "túnel sem saída", disse Trump, o líder militante detonou um colete explosivo, matando a si mesmo e três dos que se acreditava serem seus seis filhos.

4. A operação de alto risco encerra de maneira dramática uma caçada de um ano ao homem que liderou a transformação do Estado Islâmico de uma banda insurgente subterrânea para um quase-estado poderoso que abrangeu dois países e gerou movimentos de imitadores em vários continentes.

5. No auge, o Estado Islâmico controlava uma área do tamanho da Grã-Bretanha, ostentando um arsenal militar maciço e uma base financeira formidável que costumava ameaçar o Ocidente e brutalizar os que estavam sob seu controle. Enquanto o grupo gradualmente perdeu território para combatentes sírios e iraquianos apoiados pelos EUA, as autoridades alertaram que continua sendo uma força insurgente potente, mesmo após a morte de Baghdadi.

6. Autoridades disseram que nos últimos dias a inteligência norte-americana rastreou o líder militante, um antigo jihadista acadêmico e veterano que passou um ano em uma prisão administrada pelos EUA no Iraque, até um local na província de Idlib, na Síria, uma área movimentada perto da fronteira com a Turquia e lar de uma variedade de grupos extremistas.

7. O vice-presidente Pence, falando à CBS, disse que ele e Trump foram informados pela primeira vez da probabilidade de Baghdadi estar no local alvo na quinta-feira. Trump autorizou a missão no sábado de manhã. Autoridades disseram que dois membros dos serviços dos EUA ficaram levemente feridos na operação e que outros militantes foram mortos, incluindo duas mulheres, identificadas como esposas de Baghdadi, que usavam coletes explosivos.

8. O ataque ocorre enquanto os Estados Unidos lutam para ajustar sua postura na Síria após a decisão de Trump de reduzir a missão militar dos EUA lá. Trump enfrentou críticas generalizadas, inclusive de membros de seu próprio partido, quando declarou no início deste mês que retiraria quase todas as aproximadamente 1.000 tropas na Síria em meio a uma ofensiva turca contra as tropas curdas sírias que foram o principal parceiro de campo do Pentágono lá. 

9. Mas os planos em desenvolvimento agora exigem uma força residual maior, que pode significar uma campanha substancial em andamento.

10. Também ocorre quando o presidente enfrenta processos de impeachment por seu papel na retenção de ajuda militar à Ucrânia e à medida que a campanha para as eleições presidenciais de 2020 se intensifica.
                                                             *******************
11. Politicos baianos ligados ao PT e partidos aliados parabenizaram o presidente Lula por seus 74 anos de vida.

12. 11. A Bahia registrou entre 2015 e 2019 mais de 34 mil novos casos de sífilis. Deste total, 43,18% correspondem a gestantes. Com o objetivo de reduzir esses números, as unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificaram as ações de combate à sífilis e sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) neste sábado (26), dia D da campanha nacional.

12. De acordo com a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. "As unidades estaduais estão realizando rodas de conversa, distribuição de preservativos, além de testes rápidos, aconselhamento e, caso necessário, o início imediato do tratamento", afirma a subsecretária, ao pontuar ainda que as gestantes são um público de extremo interesse devido a possibilidade de passarem para o feto.

13. Dezessete unidades da rede estadual materno-infantil participaram da mobilização, com ações de conscientização, prevenção e tratamento da sífilis. São elas: Maternidade Albert Sabin (MAS), Maternidade Tsylla Balbino (MTB), Iperba, Centro de Parto Humanizado João Batista Caribé, Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), Hospital Geral de Ipiaú, Hospital Geral de Camaçar (HGC)i, Hospital Geral de Guanambi, Hospital Estadual da Criança (HEC), Maternidade de Referência Professor José Maria De Magalhães Neto, Hospital Eurídice de Santana, Hospital Geral de Itaparica, Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, Hospital Regional Dr. Mario Dourado Sobrinho e Hospital do Oeste (HO).
14. O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), presidente da Frente Parlamentar dos Templos Religiosos da Câmara Municipal e membro da Renovação Carismática Católica (RCC) não poupou críticas após a organização internacional cristã Good Books for All Ships (GBA Ships) afirmar que o navio do instituição atracaria em Salvador, “cidade conhecida pela crença das pessoas em espíritos e demônios”. A declaração foi dada nas redes sociais, na publicação a GBA Ships pede orações aos seguidores.

15. Para Joceval, “trata-se da venda de uma imagem totalmente equivocada. Muito longe de sermos adoradores do demônio. Pelo contrário, por sermos adoradores do ‘Salvador’, que é Cristo Jesus, aqui se convive muito bem com os diferentes, com a pluralidade, e as mais variadas manifestações de fé, todos vivendo em harmonia”, destacou.

16. Segundo o parlamentar, é contraditório “cultuar o valor tão nobre da leitura e dispor de tanta ignorância”. “Particularmente é uma decepção esse tipo de declaração especialmente porque já ouvi falar super bem dessa instituição, que tem um projeto audacioso de levar Cristo pelos quatro cantos do mundo com navio. Somos um povo que tem uma fama em todo mundo, como acolhedores e apesar da declaração, vamos acolhê-los muito bem. Nós cristãos devemos pregar o amor, a paz, não o ódio, dizer que um povo ‘adora o demônio’, é dizer que estão à margem de Cristo, pois que ama a Deus tem que respeitar o próximo”.
17. A Secretaria da Administração (Saeb) vem registrando aumento do número de pregões eletrônicos no Estado. No ano de 2015, 41% das licitações públicas foram realizadas através desta modalidade. Esse número saltou para cerca de 80% de janeiro a setembro de 2019. Essa diferença é resultado de um trabalho de capacitação da Saeb no intuito de potencializar os benefícios do Pregão Eletrônico para todos os envolvidos no trâmite. Até setembro deste ano, foram realizados 29 cursos, beneficiando a 775 servidores.

18, Esses dados foram revelados durante o Encontro de Pregoeiros 2019, que reuniu cerca de 200 servidores na terça (22) e quarta-feira (23), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O objetivo principal do evento, realizado pela Coordenação Central de Licitação (CCL) da Saeb, foi capacitar, qualificar e atualizar colaboradores que atuam na área de licitação do Estado, através de palestras e debates.

19. O destaque foi a presença de Ronny Charles. Professor de Direito e Coordenador da Câmara Nacional de Licitações e Contratos Administrativos da Consultoria-Geral da União, ele falou sobre pontos controversos nas licitações públicas. De maneira didática e clara, o docente apresentou os princípios da obrigatoriedade em processos licitatórios e os aspectos burocráticos, democráticos e jurídicos que os envolvem..

20. Após notificar 208 mil veículos com placas de finais de 1 a 8 pela falta de pagamento do IPVA 2019, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) irá realizar no final de novembro o mesmo procedimento para os automóveis de placas com finais 9 e 0. 

21. Ou seja, os contribuintes que ainda não quitaram o seu imposto devem regularizar o quanto antes a situação e assim evitar a cobrança de multas e juros que passam a incidir logo após a notificação. Para quitar o IPVA, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

22. Por meio do www.sefaz.ba.gov.br os proprietários de veículos com placas de finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 podem consultar se foram notificados. Para isso, basta acessar a opção “Inspetoria Eletrônica” => “IPVA” => “Relação de Notificados” e informe o número do Renavam. Quem tiver sido notificado deve imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) também no site da Sefaz-Ba, clicando em “Inspetoria Eletrônica” =>”IPVA”=> “DAE Para Pagamento” => “Exercícios Notificados” e quitar o débito em qualquer banco, com desconto de até 70% sobre o valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal.