Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO APOIA OEA NA REVISÃO ELEIÇÃO DA BOLIVIA QUE ELEGEU MORALES

Campo Grande foi palco da VI Edição da Parada do Livro 2019, que é promovida pelo Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca.
26/10/2019 às 12:53
MIUDINHAS GLOBAIS;

   1. Durante sua viagem aos Emirados Árabes , o presidente Jair Bolsonaro comentou a situação política dos países da América Latina. Bolsonaro demonstrou não estar convencido da vitória de Evo Morales na eleição para presidência da Bolívia. Para o presidente brasileiro, a Organização dos Estados Americanos (OEA) acertou em pedir uma revisão na contagem dos votos. 

   2. Em viagem oficial ao Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro chegou no sábado (26), ao primeiro destino no Oriente Médio, Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

   3. Em seu primeiro compromisso, Bolsonaro participou da Cerimônia de Oferenda Floral em homenagem aos Mártires da Pátria dos Emirados Árabes acompanhado pelo Xeque Khalifa bin Tahnoun Al Nahyan, Diretor do Gabinete de Assuntos relativos aos Mártires.

  4. A visita oficial confirma o interesse brasileiro em consolidar a posição do Brasil como o principal parceiro dos EAU na América Latina e em promover iniciativas conjuntas e investimentos em setores como agronegócio, defesa, infraestrutura, inovação, energia, medicina-hospitalar e hotelaria, bem como atrair investimentos emiráticos em programas brasileiros de concessões e privatizações.

   5. No domingo (27), Bolsonaro segue para Catar e  Arábia Saudita. 
                                                                         ******
   6. Em decorrência das manchas espessas de óleo (petróleo cru) de origem desconhecida que surgiram no litoral norte de Ilhéus, no sul da Bahia na sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta à população e profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção.

   7. As consequências da exposição a médio e longo prazos, contudo, ainda são desconhecidas, mas não se descarta a possibilidade de a exposição ao petróleo ter consequências mais graves, como danos aos pulmões, fígado, rins e sistema nervoso.

   8. Os derivados de petróleo têm diferentes toxidades (hidrocarbonetos e aditivos não hidrocarbonetos), e são resultados de uma mistura constituída de agentes cancerígenos, nefrotóxicos, irritantes respiratórios e mutagênicos. A toxidade é variável de acordo com a sua composição e tempo de exposição.

   9. O sábado (26.10) foi um dia diferente para cerca de 100 crianças e adolescentes assistidos pela Associação Amigos do Autista da Bahia, Creche Grão de Mostarda e pela Casa da União. Graças ao empenho de médicos oftalmologistas e demais voluntários do Instituto de Olhos Freitas, os jovens tiveram acesso a atendimento oftalmológico gratuito, durante toda a manhã e parte da tarde. As consultas foram feitas, na sede do Instituto, que foi fechado especialmente para receber as crianças e adolescentes, neste gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
 
   10. O pequeno Andrey Conceição, de 13 anos, foi um dos beneficiados pela ação. Acompanhado pela sua mãe, Jaciara Oliveira, ele, que é portador de autismo, compareceu cedinho ao Instituto de Olhos Freitas para receber o atendimento. Com o sorrisão no rosto e bem comunicativo, Andrey passou por avaliação médica, que constatou um leve astigmatismo. 

   11. Após consulta, mãe e filho foram direcionados à outra sala da clínica, para escolha do modelo e cor das armações dos óculos. “Azul!”, afirmou categoricamente. Segundo a mamãe, Jaciara, as lentes vão ajudar Andrey a sanar algumas queixas apresentadas por ele, como: lacrimejamento, irritação nos olhos e dor de cabeça.

   12. No último sábado (26), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, realizou o ato de filiação do ex-deputado federal Severiano Alves, na sede da legenda, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A ficha de inscrição foi assinada pela presidente da sigla e deputada federal, Lídice da Mata, Marcelo Nilo, membro da Executiva Estadual e deputado federal e pelo Samuel Nonato, Vice-presidente do PSB de salvador.  Diversos representantes políticos participaram do evento.

   13. Durante o evento, a presidente da sigla, Lídice da Mata, avaliou a vinda do ex. deputado para composição do partido. “Severiano é um homem de causa e não há quem no Congresso Nacional tenha convivido com ele, que não saiba dizer qual é a sua causa. E a sua causa é a da educação, que faz do nosso trabalho perfeito. 

   14. O partido também tem como uma das suas causas centrais o fortalecimento da Educação e do acesso à educação pública gratuita e de qualidade inclusiva. Conheço sua história de luta e reafirmo a alegria em tê-lo conosco no PSB”, avaliou a presidente da sigla.

   15. O ex-deputado e, agora membro do Partido Socialista Brasileiro, Severiano Alves, avaliou a sua chegada como a representação de uma nova oportunidade de trabalho e luta em defesa da Educação. 

   16. “Para minha entrada em um partido eu precisava agasalhar minhas ideias e bandeiras que eu defendo. Saio de um partido que também tem uma história com o socialismo e o trabalhismo, mas, o PSB abre uma porta para mim na luta em defensa da bandeira da Educação que sempre foi muito forte em meu trabalho durante esses anos, além, do reencontro com Lídice, por quem já fui liderado e tive o prazer de trabalhar durante minha passagem pelo PSDB”, contou.

   17. O óleo que também atinge a costa baiana tem movimentado uma importante rede de trabalho em prol da natureza. O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping unem-se à relevante causa e entram na frente de apoio, como pontos de coleta para os materiais utilizados na retirada do dejeto.

   18. Quem deseja doar sacos resistentes para resíduos de 50 ou 100 litros, pares de luvas de PVC ou botas de léguas de PVC, pode entregar o material no CAC localizado no piso L2 do Salvador Shopping ou no Espaço Cliente instalado no piso L2 do Salvador Norte Shopping.

   19. Os donativos arrecadados no Salvador Shopping serão destinados à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS - Salvador) e o material coletado no Salvador Norte Shopping será entregue à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas. Os órgãos municipais destinarão os itens recebidos a ações realizadas pelas respectivas secretarias, ONGs e voluntários. Nos shoppings, a campanha acontece por tempo indeterminado.

   20. “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. Alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies”, disse um dos expoentes da literatura brasileira, Machado de Assis. 

   21. Os livros são ingressos perfeitos para viajar pelas mais diversas dimensões da nossa imaginação e, para celebrar a Semana Nacional do Livro e da biblioteca, o Campo Grande foi palco da VI Edição da Parada do Livro 2019, que é promovida pelo Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

   22. Com distribuição gratuita de 40 mil obras literárias, a ideia do evento é promover a acessibilidade à cultura e conhecimento para a comunidade. “Nós estamos aqui não apenas distribuindo livros, mas, sim, levando conhecimento, dando acesso às pessoas a terem conhecimento e isso é muito importante. 

   23. É uma ação que leva acessibilidade à cultura a todos de uma maneira democrática, já que todo mundo pode vir até o Campo Grande e escolher o gênero literário que mais lhe agrada”, falou a gerente de Bibliotecas da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Jane Palma.

   24. Os 15 estandes espalhados pelo Campo Grande foram divididos por área de conhecimento: Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Literatura Nacional e Internacional, Literatura das Ciências Jurídicas, das Ciências Exatas, das Ciências Humanas, das Ciências Médicas, dentre outros. Em todos eles era notória a presença de pessoas de todas as idades. Uma mistura de gerações, alguns curiosos, outros com olhares bem interessados.