Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALLES ATACA GOVERNO RUI SOBRE OLEO NAS PRAIAS E GOVERNADOR REAJE

Mais troca de farpas entre o governo da Bahia e o governo federal
19/10/2019 às 20:18
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Segundo o Congresso em Foco, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criticou o governo baiano de Rui Costa (PT) no Twitter. A crítica aconteceu poucos dias após o presidente da República, Jair Bolsonaro, criticar o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Em julho, o presidente já havia protagonizado uma intensa crise com os governos do Nordeste por chamar todos de "paraíba".

   2. Diante do derramamento de óleo que tem atingido as praias nordestinas há mais de um mês, o governador da Bahia fez uma publicação sobre o assunto em sua conta do Twitter. "Já foram removidos mais de 155 toneladas deste material, entretanto precisamos de um posicionamento e de resoluções do Governo Federal, através da Marinha e do IBAMA, que são os responsáveis pelo cuidado com o oceano, mas continuam em silêncio", diz a postagem.

   3. O ministro do Meio Ambiente contra-atacou, mesmo sem apresentar números, Salles afirmou que esteve por um dia na Bahia e não encontrou agentes estaduais. "Estive pessoalmente na Bahia anteontem, percorri de Salvador a Praia do Forte. Eu vi centenas de fuzileiros navais, agentes do IBAMA, equipes municipais, mas não vi ninguém do Governo Estadual", disse o ministro em publicação no Twitter.

   4. O governo federal vai liberar recursos para ajudar a conter os estragos das manchas de óleo que há mais de um mês atingem o litoral nordestino. Os recursos serão usados na limpeza das praias dos estados que entrarem em situação de emergência por conta desse desastre ambiental e no auxílio dos pescadores que estão impedidos de trabalhar devido ao óleo. 

   5. O repasse foi garantido pelos ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e da Agricultura, Tereza Cristina, em reunião com a bancada do Nordeste no Senado na última quarta-feira (16).

   6. Nesta sexta-feira (18) Bolsonaro criticou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) no Facebook por reivindicar a autoria de um projeto que regulamenta um 13º benefício ao ano para as pessoas que recebem o Bolsa Família. Tanto o governador pernambucano quanto Bolsonaro fizeram propostas nesse sentido.

   7. "A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o Governador de Pernambuco, do PSB", disse o presidente.

   8. "Tratando-se do presidente Bolsonaro nada mais pode nos surpreender, age sempre como um homem desatinado. A cada dia amanhece procurando alguém para atacar. Neste caso, do ataque ao governador Paulo Câmara ele comete uma tremenda injustiça. Repudiamos mais um despropósito cometido por este senhor", disse o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ao Congresso em Foco.

   9. Em julho, Bolsonaro protagonizou uma desavença com todos os governadores do Nordeste ao usar o termo pejorativo "paraíba" para se referir a eles durante café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira.
                                  
    10. Governador Rui Costa responde no twitter: De helicóptero realmente não tinha como ver. Fazer foto e dizer que trabalhou é muito fácil. Deixe de fazer política e trabalhe. O senhor já sabe o q causou esse gravíssimo acidente ambiental? Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste.

   11. Segundo a Secom, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) retirou, na última quinta-feira (17),1500 quilos de óleo nas praias do Litoral Norte (Subaúma 600kg, Praia do Forte 150 kg, Porto de Sauípe 250 kg e Imbassaí 500 kg), além das três toneladas retiradas no Conde.

   12. Na última sexta-feira (18), o CBMBA atua com 85 bombeiros e 15 voluntários da Concessionária Litoral Norte (CLN), totalizando 100 profissionais coordenados pela corporação. As equipes estão percorrendo a pé as faixas de areia para retirar o material.

   13. "O trabalho é minucioso, nossa equipe está fazendo uma varredura para qualquer incidência de óleo. Também estamos acompanhando de perto, diariamente, toda a ação", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel Francisco Telles.

   14. Cumprindo os trâmites constitucionais e em clima democrático, o prefeito em exercício, José Carneiro Rocha, presidente licenciado da Câmara Municipal, transmitiu o cargo ao titular da pasta, Colbert Martins da Silva Filho, que se encontrava em viagem oficial a Lisboa.

   15. Tendo se licenciado do cargo no dia 11 de outubro, o prefeito Colbert Filho, a convite da Pirelli, participou da reunião anual da Council for Sustainable Development Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCCD).

   16. Colbert Martins palestrou para uma plateia formada por executivos de negócios de vários países, discorrendo sobre o premiado projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, patrocinado pela Pirelli, e que  começa a ser implantado em Feira de Santana. O prefeito esteve acompanhado do secretário Carlos Brito (Planejamento).

   17. Presidido pelo procurador geral do Município, Cleudson Santos Almeida, a cerimônia protocolar de transmissão do cargo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18, na Sala de Reunião do Paço Maria Quitéria.

   18. José Carneiro Rocha fez um relato dos atos oficiais que esteve à frente, durante a sua passagem à frente do Executivo Feirense, destacando a transferência, por um dia, da sede do governo para o distrito da Matinha, onde, numa ação articulada com todas as secretarias, as demandas da comunidade foram atendidas em regime de mutirão. No povoado Olhos D’água das Moças, Carneiro deu a ordem de serviço para a reforma da Escola Creche Crispiniano Ferreira da Silva.

   19. Ressaltando o espírito harmonioso das secretarias envolvidas em suas ações de governo, José Carneiro também destacou a ordem de serviço para a construção de uma biblioteca no distrito de Bonfim de Feira; execução de obras de pavimentação no distrito de Jaguara, e em alguns bairros periféricos da cidade, a exemplo da Mangabeira, Lagoa Salgada e Pampalona.

   20. A assinatura do contrato com a Ghia Engenharia Ltda, para a execução de serviços de manutenção corretiva e preventiva na iluminação pública da cidade, foi outra ação considerada importante por José Carneiro, durante a sua interinidade como prefeito de Feira de Santana.

   21. “Agradeço a confiança do prefeito Colbert Filho em ter me confiado a chefia do Município, e espero que o que fizemos tenha contribuído com a sua gestão. Como vereadores da base, continuaremos lutando para dar sustentação ao seu Governo”, disse Carneiro.

  22. Por seu turno, Colbert Martins Filho, reempossado no cargo de prefeito, agradeceu a contribuição de José Carneiro na condução da agenda administrativa da cidade, enfatizando que “este é um governo de continuidade, e toda a ação feita por você é uma ação nossa, dando seguimento ao que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho vinha realizando”.