quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO MANCHAS DE PETRÓLEO

Acontece na terça-feira, em Brasília, no Senado, audiência pública sobre cacau
14/10/2019 às 12:53
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador em exercício, João Leão, assinou na tarde desta segunda-feira (14), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o decreto de situação de emergência em municípios baianos atingidos pela mancha de óleo que avança pelas praias da região Nordeste. Também foram assinados outros dois documentos: um de recebimento de ajuda da sociedade civil e o segundo solicitando apoio do governo federal. Representantes de diversos órgãos estaduais e municipais estiverem presentes.

   2. “O decreto tem o intuito de nos ajudar a resolver o problema. Ele trata da participação do Estado e dos municípios neste processo para nos habilitar a receber recursos federais. O segundo documento é sobre a cooperação dos capelães do Brasil, que nos ofereceram 5 mil pessoas. Já o terceiro solicita o apoio da Petrobras, que é quem entende do assunto”, explicou Leão. 

   3. O decreto inclui Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas. O valor a ser recebido por cada cidade vai variar de acordo com o volume das manchas e o tamanho da orla do município.

   4. Até o momento, 35 toneladas de óleo foram retiradas das praias baianas. O trabalho de coleta está sendo feito pelos municípios, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Hoje, eu sobrevoei todo o Litoral Norte, de Salvador a Conde, e encontramos mancha de óleo a partir de Jacuípe. A concentração maior é em Sítio do Conde, Conde e Massarandupió. Fazendo uma comparação entre hoje e sexta-feira [11], houve um decréscimo acentuado da quantidade de óleo que chegou às nossas praias”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

   5. Além de limpar as praias, há uma preocupação com os rios e mangues que podem ser atingidos. Um efetivo de 200 bombeiros está trabalhando na retirada dos resíduos. 

   6. “Estamos intensificando o trabalho principalmente nas regiões onde há dificuldade de acesso, porque nas zonas mais urbanas as prefeituras têm atuado junto com o Governo do Estado. Nós temos colocado para as cidades a possibilidade não somente do decreto de emergência ambiental, como também equipamentos e materiais que permitem a retirada”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles.

   7. Quem encontrar manchas de óleo na praia pode notificar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou o Inema (08000 71 14 00). É importante que a população evite as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos.
                                                               *****
   8. O presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Aurelino Cunha, juntamente com deputados e senadores baianos, representantes do Sul da Bahia e de outros estados produtores de cacau, participam de uma Audiência Pública do Cacau nesta terça-feira (15), no Senado Federal, para defender o decreto que cria a Política Nacional do Cacau, com base no projeto de lei PL 4.107/2019, de autoria do senador Ângelo Coronel.

   9. Além disso, serão apresentadas as 10 medidas sugestivas para o desenvolvimento da região e proteção da cacauicultura em relação as doenças. A proposta foi entregue no início do mês à Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e destaca a necessidade de investimentos científico, técnico e financeiro da lavoura do cacau, com fomento financeiro aos cacauicultores, que resulte no aumento significativo da produção por hectare, com a possibilidade de 250 arrobas por hectare.

  10. O encontro acontece a partir das 9h, no Plenário 7, Ala Alexandre Costa, Anexo II, no Senado Federal. 

   11. Terminam nesta segunda-feira (14) as inscrições para a 2º edição do Global Challenge Family, uma das competições de triatlo mais importantes do mundo. O evento está marcado para os próximos dias 26 e 27, entre as orlas de Itapuã e Piatã, e é fruto da parceria entre a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri) e a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

   12. O Challenge Salvador contará com uma série de competições que englobam provas para todas as idades. Para participar, basta acessar o site www. challenge-salvador .com – e se inscrever para a modalidade desejada. Os valores das inscrições variam entre R$ 129,60 a R$ 972,00. 

   13, Todas as modalidades receberão kits do atleta com itens como camiseta de prova, mochila, medalha, touca de natação, tatuagem com numeração do atleta e do equipamento.

   14. Dinâmica – São, ao todo, seis competições que englobam provas para todas as idades. A principal delas, a Triathlon Half Distance, terá percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k de corrida. A prova acontece no domingo (27) e é classificatória para o mundial do Challenge, que acontecerá em 2020, na cidade de Samorín, na Eslováquia. Os seis primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) se classificam e os cinco primeiros classificados de elite também garantem vaga.

   15. A Band Norte/Nordeste dá sequência à cobertura especial da canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres. Nesta semana, até o dia 18, é exibida uma série de reportagens, na contagem regressiva para o grande evento do dia 20 de outubro, que marca a primeira celebração no Brasil da canonização. As reportagens vão ao ar no Band Mulher e no Band Cidade.

   16. No dia 20, a Band TV e a rádio BandNews terão flashes ao vivo na programação. A celebração ocorre na Arena Fonte Nova e deve receber 55 mil pessoas. A programação será cultural e religiosa, com apresentações musicais, espetáculo teatral e missa presidida pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger. 

   17. As crianças e recém-nascidos do Hospital Geral Roberto Santos receberam, nesta segunda-feira (14), a visita de integrantes do projeto Naninhas de Luz. Todos os pacientes internados nos setores de pediatria e neonatologia – emergência, unidades de terapia intensiva (UTI), semi-intensiva, alojamento conjunto e unidades de cuidados intermediários – foram agraciados com uma naninha: almofada de braços, pernas, orelhas e olhinhos.

  18. “As crianças têm a naninha como um amiguinho, alguém para brincar, para conversar, para abraçar. É um aconchegozinho mesmo”, observa a enfermeira de referência da UTI pediátrica do HGRS, Mariana Figuerêdo.

   19. Voltado para crianças com doenças crônicas, o projeto Naninhas de Luz nasceu em São Paulo e conta com apoio de voluntários, como costureiras e pessoas que doam retalhos, linhas e enchimento. Todas as naninhas são confeccionadas com tecidos e enchimentos antialérgicos.