ter?a-feira, 28 de janeiro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADO DEFENDE PRESERVAÇÃO DO PARQUE DE ABROLHOS NA BAHIA

A Bahia vai receber entre os dias 20,21 e 22 de novembro, parlamentares da América Latina: a 23º Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE/UNALE)
10/10/2019 às 11:59
 1. O deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM), se posicionou contra a oferta de áreas do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

   2. O parlamentar se associa ao protesto de ambientalistas e pescadores contra a especulação em torno do Parque, localizado no sul do litoral do estado da Bahia, no arquipélago de Abrolhos. A região concentra a maior biodiversidade do Atlântico Sul, sendo berçário de baleias, tartarugas e aves marinhas. 

   3. “É preciso excluir de leilão da ANP, essas quatro áreas que trazem riscos para o arquipélago de Abrolhos, lembrando a sua importância para o ecossistema marinho e costeiro, além das áreas de manguezais e do sustento de várias comunidades de pescadores, que sobrevivem da fonte pesqueira. 

   4. O Governo Federal e a ANP devem estar atentos aos riscos graves que a oferta e exploração dessas áreas,  conforme parecer técnico do próprio Ibama trazem para o meio ambiente. Não podemos permitir que mais acidentes, como os vazamentos de óleos prejudiquem as costas do nosso litoral”, alertou.
                                                                ******
   5. O deputado estadual Osni Cardoso (PT) criticou a tentativa do deputado Soldado Prisco de deflagrar mais uma greve na Bahia. "Nós precisamos estar atentos aos interesses que estão por trás disso. A quem interessa provocar o pânico na população? Quem realmente ganha espalhando fake news e amedrontando milhões de cidadãos?", questionou o parlamentar.

   6. Para Osni, esta é uma maneira covarde de manipular a opinião pública, por mero interesse político-partidário. "Não houve adesão dos policiais e isso a gente pode ver nas ruas. Os bons policiais continuam atuando na segurança do povo. O que a gente está vendo aqui é uma tentativa de enfraquecer o governo Rui. E para isso não importa se esta atitude vai prejudicar todos os baianos", afirmou.

   7. Além da sensação de insegurança que o grupo vem tentando espalhar com a divulgação de notícias falsas por meio de redes sociais, o deputado frisa que esta ação "irresponsável" pode colocar em risco, inclusive, o mais importante momento religioso cristão da Bahia, a missa de canonização de Irmã Dulce, no próximo dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.

   8. O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, autoriza nesta sexta-feira (11) ordens de serviço para a reforma de duas unidades do Programa Saúde da Família nos bairros de Engenho Velho de Brotas e Fazenda Coutos III, atendendo antiga reivindicação da população que não precisará mais se deslocar para outros bairros em busca de atendimentos.

   9. Às 09h, Leo Prates estará na Rua Almirante Alves Câmara, no Engenho Velho de Brotas. Já às 10h, a assinatura ocorre na Rua Salvador, em Fazendas Coutos III.

   10. No total, as duas unidades contarão com 22 consultórios médicos totalmente requalificados, além de salas de vacina, curativo, farmácias, salas de espera, banheiros adaptados para deficientes físicos e toda estrutura administrativa.

   11. A Bahia vai receber entre os dias 20,21 e 22 de novembro, o maior evento de parlamentares da América Latina: a 23º Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE/UNALE). Durante os três dias o Estado será palco de um grande debate com a ampla participação de parlamentares de toda confederação brasileira.

   12. Este ano, o encontro que tem como tema principal “Humanizando as Leis em um Novo Tempo”, vai contar com uma agenda intensa de discussões, eleição para composição da nova mesa diretora, fóruns e debates pautados em temáticas de interesse nacional, tais como, suicídio, automutilação, violência contra a mulher e segurança pública.

   13. “Seguimos com um processo de escuta por cinco regiões brasileira buscando dialogar sobre esses temas. Na 23º CNLE, será intensificado e compilados todas as contribuições para ser entregue à Fundação Getúlio Vargas para a elaboração de um plano nacional de enfrentamento a essas problemáticas”, informou Ivana.

   14. Para Ivana Bastos, que também é Secretaria-Geral da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a vinda desse encontro para Bahia é fruto de um processo de muita luta e motivo de muita honra e engradecimento do Estado. 

   15. “A Unale é um eixo norteador para que as demandas de todas as Casas Legislativas sejam ouvidas e providas pelo Congresso Nacional. Dessa forma, temos trabalhado com afinco na elaboração desse evento para discutir e resultar em políticas que resolvam questões tao urgentes nos dias atuais”, expressou Ivana.

   16. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (10), mais uma grande mobilização junto a coordenadores pedagógicos, diretores escolares e secretários da Educação das redes estadual e municipais de ensino, visando a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB),  de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país. 

   17. A atividade aconteceu durante a Formação Continuada nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Vitória da Conquista (NTE 20); Serrinha (NTE 04); Valença (NTE 06); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Caetité (NTE 13); Alagoinhas (NTE 18); Senhor do Bonfim (NTE 25); Barreiras (NTE 11) e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26).

    18. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da ação no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e falou sobre a importância das provas para os indicadores da Bahia. 

   19. “Esta é uma agenda estratégica estadual, que estamos envolvendo diretores, vices, coordenação pedagógica e, em alguns lugares, trazendo os secretários municipais, porque entendemos que é uma agenda da educação do Estado, pois a prova de avaliação não é só da rede estadual, mas também dos municípios. Então, precisamos estar alinhados, com a mesma linguagem e com muita força e motivação”, afirmou.

   20. O fim de semana também será recheado de atividades de lazer gratuitas em alusão do Dia das Crianças no Parque da Cidade, no Itaigara. As famílias que desejarem curtir este momento ao ar livre no local poderão conferir no sábado (12), das 8h às 12h, na Praça da Capoeira, uma ação gratuita promovida pela Rádio Sociedade em alusão à data. Serão levadas ao espaço público opções de entretenimento para o público infantil e o estúdio móvel da rádio estará presente no parque.

    21. Ainda no sábado, acontecerá um campeonato de skate para atletas mirins na pista do parque, das 9h às 18h. Segundo os organizadores, a competição tem o intuito de consolidar o esporte entre as crianças e além de se mostrar como um recurso para manter o público longe da criminalidade. Para participar do torneio, cada criança deve levar 1kg de alimento que será destinado a uma instituição de caridade.

   22. Já no domingo, das 7h às 11h, no Gramado do Parque da Cidade, a empresa Betânia Laticínios também vai promover um evento ao público infantil. Serão realizadas atividades como brincadeiras e sorteios de brindes. O evento é gratuito.