quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Operação do MP apreende dinheiro e prende 38 envolvidos em corrupção

A deputada Lidice da Mata vai receber a comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa
12/09/2019 às 22:05
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Uma operação nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro deflagrada pelo Ministério Público nesta quinta-feira, dia 12, resultou em 38 prisões e na apreensão cerca de R$ 650 mil em dinheiro, de 11 mil litros de combustíveis clandestinos e de farta prova documental, equipamentos eletrônicos e armas de fogo. 

2. A ação cumpriu 126 mandados judiciais e aconteceu em 27 cidades de 11 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. Em Salvador foi preso um servidor do Detran.

3. Articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e realizadas pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos nos estados, a operação combateu crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual praticados por servidores públicos e particulares. Participaram da ação 72 promotores de Justiça de todo o país.

4. Segundo o presidente do GNCOC, o procurador-geral de Alagoas Alfredo Gaspar Neto, a corrupção é “a maior assassina do futuro do Brasil”. 

5. “Hoje o Ministério Público brasileiro deu mais uma resposta àqueles que teimam em permanecer na impunidade. Não haverá futuro para o nosso país com a continuidade de desvios desta natureza. Está na hora de, cada vez mais, haver uma união entre as instituições para o combate firme e incansável de atos de corrupção e da impunidade”, disse ele. 

6. “Realizarmos este tipo de operação nacional é um desafio do Ministério Público brasileiro e também uma necessidade, para que haja o desmantelamento destes núcleos criminosos perenes que estão destruindo o nosso país”, afirmou a coordenadora do Grupo Temático de Enfrentamento à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do GNCOC, promotora de Justiça Ana Emanuela Meira.
                                                                     ******
  7. A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) será agraciada com a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa. A sessão especial, proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), será na próxima quinta-feira (19), às 15h, no plenário principal da casa.

8. Atual integrante da bancada de oposição na Câmara, Lídice está no seu terceiro mandato como deputada federal. A parlamentar começou na vida pública como dirigente do movimento estudantil, quando foi a primeira mulher eleita para o DCE da Universidade Federal da Bahia. Pouco tempo depois, foi eleita vereadora de Salvador.

9. Dois anos mais tarde se elegeu como deputada federal, onde se destacaria na Assembleia Nacional Constituinte. Em 1992, fez história ao vencer a eleição e se tornar a primeira e única prefeita de Salvador.

10. No fim da década de 1990, se tornou deputada estadual e renovou seu mandato em 2002. Quatro anos mais tarde retornou à Câmara Federal e em 2010 voltou a fazer história na política ao se tornar a primeira senadora eleita pela Bahia. Em 2018 se elegeu deputada federal com mais de 104 mil votos e representa os interesses da Bahia e dos baianos no Congresso Nacional. 

11. Lídice tem todos os méritos, mas, a proposta bem que poderia sair de outro partido e não de uma deputada do PSB.

12. A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e suas unidades vinculadas estarão percorrendo os 27 territórios de identidade do estado para apresentar os Editais Setoriais 2019 e realizar oficinas de elaboração de projetos. 

13. O intuito é mobilizar e fazer com que artistas, agentes e coletivos culturais, além de cooperativas, fundações e associações que atuam na área cultural consigam participar das chamadas públicas. Ao todo são 19 editais, com investimentos de mais de R$ 15 milhões, e as inscrições ficam abertas até o dia 08 de outubro.

14. Os Editais Setoriais de Cultura são uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fomentar a Cultura na Bahia através das diversas modalidades como Artes Visuais, Circo, Culturas Identitárias, Culturas Populares, Dança, Economia Criativa, Incentivo à leitura, Literatura, Museus, Música, entre outras. 

15. A execução é por meio das unidades vinculadas da SecultBA (Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), das superintendências de Promoção Cultural e de Desenvolvimento Territorial da Cultura, e também do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

16. As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível no site siic.cultura.ba.gov.br. Para alguns editais, é possível se inscrever também por meio físico, através de envio de formulário devidamente preenchido, por Sedex dos Correios ou carta registrada com aviso de recebimento (AR).  Mais informações: http://www.cultura.ba.gov.br/