Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Governo Federal lança a ID carteira estudantil digital e gratuita

ID Estudantil será para alunos da educação básica, tecnológica e superior
06/09/2019 às 20:06
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Para facilitar a vida dos estudantes, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou nesta sexta-feira (06) a ID Estudantil.  A carteirinha poderá ser utilizada por todos os estudantes da educação básica, profissional e tecnológica e superior. Com o documento, os estudantes poderão pagar meia entrada em shows, teatros e outros eventos culturais sem que isso gere um custo extra.

2. “A principal vantagem dessa identidade estudantil ser digital, além dela se atualizar para essa nova era que tudo está sendo digitalizado, é a gratuidade.” afirmou Jayana da Silva, Secretária Nacional da Juventude.

3. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a importância da gratuidade para quem precisa. “Tem muito estudante pobre, que 30 reais para ele, por ano, faz diferença”, disse. “A liberdade estudantil é muito bem-vinda”, destacou.

4. A tecnologia evitará impressão de papel e reduzirá a burocracia, facilitando o dia a dia do estudante.  Com a medida, o MEC passa a realizar a emissão do documento. A mudança não retira a prerrogativa das entidades que já fazem o processo, apenas oferece ao estudante uma alternativa. A gratuidade é uma forma de trazer mais liberdade aos estudantes uma vez que o rol de entidades que podem emitir a carteira estudantil será ampliado. 

5. Em entrevista para o Planalto, o Secretário-Executivo do Ministério do MEC, Antonio Paulo Vogel, esclareceu a simplicidade do processo de obtenção da ID Estudantil. “Daqui a noventa dias, qualquer cidadão estudante poderá baixar o aplicativo – disponível tanto na Apple Store quanto na Google Play – em seu celular, preencher os dados e ter a carteira de estudante em seu próprio aparelho”.

6. Para os estudantes que não têm acesso à internet, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma lotérica e também emitir sua carteira estudantil sem custos.

6. A medida também permitirá a criação e manutenção de um banco de dados único e nacional dos estudantes, permitindo acompanhar, por exemplo, a regularidade escolar do beneficiado com a ID Estudantil. Com isso, será possível a construção e verificação de toda a jornada estudantil, o que será de suma importância para avaliação, monitoramento e execução de políticas educacionais.

7. O projeto é inédito no MEC e foi pensado para que as políticas públicas voltadas aos estudantes sejam, cada vez mais, aperfeiçoadas. O estudante interessado em obter sua carteirinha digital deverá declarar ciência de que seus dados poderão ser utilizados para a composição do cadastro unificado e para utilização no ciclo das políticas públicas estudantis.
                                                                    *****
8. Parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA) vai ofertar cursos de capacitação profissional para 1,4 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos II (EJA II) da rede municipal de ensino. Os alunos serão distribuídos em 47 turmas de 24 escolas da rede municipal e as aulas terão início a partir desta segunda-feira (9), dentro das próprias unidades escolares, dispensando o deslocamento dos participantes.

9. As oportunidades de qualificação para as funções de Operador de Supermercado, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Promotor de Vendas, Recepcionista e Assistente de Logística são voltadas aos alunos com 15 anos ou mais. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Senac. O investimento neste projeto de capacitação profissional é de R$ 1,235 milhão.

10. As aulas serão ministradas por profissionais do Senac. O projeto contempla a distribuição de materiais didáticos necessários para participação no curso, bem como a merenda escolar. A carga horária total é de 160 horas, sendo 12 horas semanais de aula, distribuídas em quatro horas no turno regular e oito no contraturno. As atividades serão concluídas em 20 de dezembro. A intenção é de que, após o curso, os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho.

11. Aprender outras línguas fortalece as capacidades cognitivas ao longo da vida e favorece o desenvolvimento de habilidades interculturais, ampliando a percepção sobre aspectos globais. Com foco na importância do conhecimento de novos idiomas, a Pan American School of Bahia promove a primeira sessão das Palestras Mensais às Famílias do ano escolar de 2019-2020.

12. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre nesta terça-feira (17/09) das 8h às 9h30, no Campus da Educação Infantil, em Patamares. Ministrado em inglês, conta com tradução para o português. Interessados podem realizar inscrição através do site da instituição. As vagas são limitadas.

13. Com o tema "O que os pais precisam saber sobre a construção do bilinguismo para o sucesso acadêmico", a convidada para falar sobre o assunto é Dra. Barbara Noel, Ph.D pela George Mason University, com foco em alfabetização e bilinguismo. Ela atua com ensino e consultoria, desenvolvendo currículo, conduzindo pesquisa de ação e treinando professores locais e internacionais nos EUA e na América Latina há mais de 28 anos.

14. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei nº 22.757/2018, de autoria do deputado estadual Targino Machado, Líder da Oposição na Casa, que obriga farmácias e drogarias no estado a manterem recipientes para a coleta de medicamentos vencidos, cosméticos, insumos farmacêuticos e correlatos.

15. Com esse importante passo dado na ALBA, esses estabelecimentos deverão fornecer recipiente para coleta com material impermeável e abertura superior para garantir o depósito dos mesmos com segurança. Esse recipiente deverá ficar em local visível e de fácil acesso, acompanhado de cartaz informando a importância deste descarte.

16. Esses resíduos devem ser acondicionados em caixas, também impermeáveis, com lacre assinado pelo farmacêutico responsável pelo estabelecimento, permanecendo guardados em local seguro, afastados das prateleiras e dos clientes. 

17. Além disso, o material recolhido deve ser encaminhado às instituições que possuam programas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, conforme Resolução da Diretoria Colegiada nº 306, de 7 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

18. O prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa estarão presentes nas comemorações pela Independência do Brasil, neste sábado (07), na Praça do Campo Grande.

19. Conforme anunciado pelo governador Rui Costa no início desta semana, foi publicado na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE) o edital do concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFOPM/2019) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CFOBM/2019). As inscrições, que começam no próximo dia 12 e seguem até 29 de setembro, deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet, no site da Uneb.

20. Serão ofertadas 60 vagas para preenchimento no oficialato da Polícia Militar e 28 para o Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com o edital, as provas serão aplicadas no dia 27 de outubro de 2019.

20. A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, e o diretor da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Wagner Andrade, estiveram na capital federal esta semana para buscar apoio federal a projetos de Salvador.

21. Na última quinta-feira (5), eles se reuniram com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, para discutir o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), além de políticas públicas voltadas para a inclusão social da pessoa com deficiência.

22. Ana Paula Matos avaliou a reunião como positiva, ressaltando a ampliação das ações em Salvador, visando expandir as condições de acessibilidade ao segmento. “A reunião foi bastante positiva, pois alinhamos com a secretária nacional o apoio aos nossos projetos, como a Central de Libras que está em processo de contratação, estrutura para formação de intérpretes de libras, políticas para acessibilidade e empregabilidade das pessoas com deficiência, dentre outros. Além disso, convidamos a secretária para uma visita ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Subúrbio 360, que fica em Coutos”, disse. 

23. A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que, devido a problemas técnicos apresentados, o ferry Ivete Sangalo foi retirado para manutenção corretiva. A empresa destaca que, durante todo o dia de hoje, a operação contou com cinco embarcações, cumprindo os horários regulares, com saídas de hora em hora, e também realizando horários extras. Com a saída do Ivete Sangalo, a operação passou a contar com quatro ferries. No momento, estão sendo cumpridos apenas os horários oficiais (hora em hora). A equipe de manutenção está trabalhando para que o Ivete Sangalo retorne à operação o mais breve possível.