Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Com saldo 461 mil vagas empregos crescem pelo 4º mês consecutivo no BR

Com a crise gerada pelas queimadas na Amazônia, o presidente Bolsonaro não sabe capitalizar os dados positivos do seu governo
23/08/2019 às 20:17
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Pelo quarto mês consecutivo, o emprego formal cresceu no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) mostram a abertura de 43.820 vagas de trabalho com carteira assinada em julho, um crescimento de 0,11% em relação ao estoque de junho. 

2. Também houve crescimento no emprego se considerados os resultados dos sete primeiros meses deste ano. De janeiro a julho foram abertas 461.411 vagas formais, variação de 1,20% sobre o estoque. Em 2018, no mesmo período, as novas vagas tinham somado 448.263. 

3. Dos oito setores econômicos, sete contrataram mais do que demitiram em julho. O saldo ficou positivo na Construção Civil, Serviços, Indústria de Transformação, Comércio, Agropecuária, Extrativa Mineral e Serviços Industriais de Utilidade Pública. Apenas Administração Pública descreveu saldo negativo. 

4. Principal destaque do mês, a Construção Civil teve saldo de 18.721 novos postos de trabalho. Os subsetores de construção de rodovias e ferrovias, principalmente em Minas Gerais e Pará; construção de edifícios, especialmente em São Paulo e Pará; e obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações, sobretudo em Minas Gerais e Bahia, foram os maiores contribuidores para o resultado. 

5. O setor de Serviços fechou o mês com saldo de 8.948 postos de trabalho, principalmente devido à comercialização e administração de imóveis; serviços médicos, odontológicos e veterinários; e instituições de crédito, seguros e capitalização. 

6. Indústria de Transformação, que teve acréscimo de 5.391 vagas formais, deve esse resultado principalmente à indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico; indústria mecânica; e indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria. 

7. Todas as regiões do Brasil tiveram crescimento no mercado formal de trabalho em julho. O maior saldo foi na região Sudeste, com 23.851 vagas de emprego com carteira assinada, crescimento de 0,12%. Em seguida, vêm Centro-Oeste (9.940 postos, 0,30%); Norte (7.091 postos, 0,39%); Nordeste (2.582 postos, 0,04%) e Sul (356 postos, 0,00%).
                                                                  *****
8. Neymar segue como principal nome na janela de transferências de Europa e a novela ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira, quando o PSG impôs uma data limite ao Barcelona para realizar nova oferta. No entanto, não é só o clube francês está ambicioso. De acordo com o programa Chiringuito de Jugones, o brasileiro quer uma alta quantia em salários na próxima temporada.

9. Conforme informado pela TV espanhola, Neymar teria pedido um salario de R$ 156 milhões por ano e um contrato de cinco temporadas. Barcelona e Real Madrid são os clubes que ainda brigam pela contratação do atacante de 27 anos, que já deixou claro o desejo de deixar o Paris Saint-Germain. A Juventus chegou a demonstrar o interesse pelo atleta, mas parece ter desistido do negócio.

10. O coordenador-geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), Francisco Brandão, visitou, nesta sexta-feira (23), a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-BA), no SAC do Shopping da Bahia, em Salvador. Ele conheceu a dinâmica da unidade, onde são oferecidos todos os serviços de habilitação e veículos, com tempo de espera baixo e agendamento pela internet.

11. " Os baianos estão de parabéns, por essa Central de Atendimento moderna, confortável e com funcionários atenciosos. Esse é um modelo que deve servir de exemplo para outros estados", elogiou Brandão.

12. Em seguida, ele esteve na sede do Detran-BA, na Avenida ACM, onde se reuniu com o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel. A visita terminou com uma palestra do dirigente do Denatran para os servidores da autarquia estadual, que abordou o comportamento das pessoas no trânsito.

13. A 1ª Audiência Pública agosto da visibilidade Lésbica será realizada na terça-feira (27), às 9h, na sala Herculano Menezes, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A atividade discutirá o protagonismo das mulheres lésbicas e a ocupação nos espaços de poder. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, por meio do Fórum Permanente de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTI da ALBA.

14. De acordo com a deputada Neusa Cadore (PT), que preside a Comissão, a audiência serve de marco para discutir e reconhecer a luta das lésbicas, as diversas violências sofridas por elas e o direito de participação na política. “Este mês lembramos da existência da Lesbofobia, discriminação sofrida por lésbicas que enfrentam o preconceito pela orientação sexual, pelo machismo e a misoginia”, lembra a parlamentar.

15. O prefeito ACM Neto convoca, nesta segunda-feira (26), às 9h30, no Palácio Thomé de Souza, os novos médicos aprovados no concurso público realizado pelo Executivo municipal em junho. 

16. O concurso, por sinal, também será homologado nesta segunda. Na ocasião, o prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Léo Prates, e Gestão, Thiago Dantas, irão detalhar a quantidade de convocados bem como a distribuição dos novos profissionais na rede pública municipal.

17. Os destaques do "Oscar" da propaganda mundial serão apresentados em Salvador, na terceira edição do Cannes Lions Road Show. Os cases premiados no Festival de Criatividade de Cannes, que aconteceu no mês de junho, na França, serão exibidos para o público baiano, no próximo dia 3 de setembro (terça-feira), às 20h, no UCI Orient Shopping Barra. 

18. Promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), o evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site canneslionsbahia2019.eventbrite.com.br.

19. Além da exibição do rolo dos cases premiados no festival, o Cannes Lions Road Show irá promover uma mesa redonda mediada pela presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha; com a participação do presidente do Capítulo Norte e Nordeste da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Marcio Viana, e do Conselheiro do Sinapro-Bahia e membro do Clube de Criação da Bahia (CCBA), Lucas de Ouro. 

20. “O objetivo do Cannes Lions Road Show é trazer para Salvador o clima do festival, que é o maior evento de premiação da propaganda mundial”, destaca Vera Rocha, presidente do Sinapro-Bahia.