Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LIDICE DA MATA DIZ QUE QUER SER PREFEITA DE NOVO PARA MUDAR CARA SSA

A corrida pela sucessão do prefeito ACM Neto, em 2020, vai ter ao menos uns 10 candidatos
01/08/2019 às 09:14
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Deve ser uma obsessão. A deputada Federal Lidice da Mata (PSB) confirmou na última quarta-feira, 31, segundo A Tarde, que pode, mais uma vez, assumir uma candidautra a prefeita da capital. Ela surge como mais um nome da oposição ao DEM integrante da base aliada do governador Rui Costa. Outros nomes já citados são de Alice Portugal (PCdoB), um candidato do PT, provavelmente Nelson Pelegrino; um candidato do PP (segundo o deputado Niltinho seu partido vai lançar nomes em SSA e todas cidades da RMS); o deputado Bacelar, do Podemos; e o deputado sgt Isidório (Avante). 

  2. Por enquanto. Com Rui Costa em alta e seu governo investindo na capital podem aparecer mais nomes de sua base. Lidice já foi prefeita e os outros ainda não. Sua administração ainda é de conhecimento público, pelos menos dos eleitores com mais de 30 anos de idade, e foi desastrosa. Segundo Lidice, agora os tempos são outros, e a cidade precisa de uma candidatura progressiva. Bem: na propaganda, ACM Neto diz que é o "prefeito que mais trabalha no Brasil".

   3. "O partido considera o meu nome e não nego que estou à disposição. Estamos discutindo uma candidatura progressiva e que mude a cara de Salvador. Será um ambiente muito melhor do que quando eu fui prefeita. Será uma benção governar Salvador tendo um Governador que trabalha e se dedica para o crescimento de Salvador", afirmou a deputada, em A Tarde.

   4. Comentário nosso: Nas eleições de 1992, filiada ao Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), Lídice foi eleita a 66ª prefeita da cidade, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo. Durante sua gestão, entre as 12 Prefeituras pesquisadas pelo DataFolha foi a última colocada e deixou a cidade numa situação de quase calamidade pública, em 1996, com lixo nas ruas e postos de saúde fechados.

   5. Daí estranha-se que Lidice queira ser prefeita de novo, porém, tem todo direito. É democrático. Na época em que foi prefeita alegou ser perseguida pelo então governador ACM. Lidice já foi senadora e disputou como candidata a governadora, em 2014, contra Rui Costa e apoiou para presidente Eduardo Campos, o qual era do seu partido e faleceu num acidente de avião, e depois de sua morte. Hoje, quer o apoio de Rui.

   6. O PT já disse, em nota recente, que terá um (a) candidato (a) a prefeito. Não abre mão. Já apoiou Alice Portugal (PCdoB), em 2016, e ela só obteve 14.55% dos votos. O reeleito foi ACM Neto (DEM), em primeiro turno, com 73,99% dos votos válidos, 982.246 votos. 

   7. Só lembrando dos outros para clarear a memória dos nossos leitores: ACM Neto disputou o cargo de prefeito com Alice Portugal (PC do B), que teve 14,55% dos votos, Pastor Sargento Isidório (PDT), com 8,61% dos votos, Claudio Silva (PP) com 1,46%, Fábio Nogueira (PSOL), que teve 1,04%, Célia Sacramento (PPL), com 0,23% e Da Luz (PRTB), que teve 0,13%.
                                                                            *****
   8. O acolhimento, espontaneidade e leveza dos jovens voluntários do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem são as estratégias usadas para atrair outros jovens e adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos ao acesso as informações sobre prevenção e autocuidado, através da realização de testagem rápida de HIV. A ação, prevista para acontecer em Lauro de Freitas na próxima Parada Gay do Centro, é uma iniciativa do Unicef, implementado pelo GAPA Bahia, UNAIDS. Em Lauro de Freitas recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

   9. O consultor do Unicef, Javier Angonda, explica que o projeto se estrutura a partir de mobilizações, comunicação e da realização de intervenções na unidade móvel de saúde, onde são ofertados testes de fluído oral anti-HIV, gratuitamente, além da distribuição de insumos de prevenção. 

   10. “Os testes são realizados extramuros, entre pares, por agentes jovens de prevenção capacitados”, disse Angonda. Ele chamou atenção para a necessidade de realizar o exame. “Esta é a chave para o diagnóstico precoce, uma importante ferramenta de prevenção combinada, que propicia o início imediato do tratamento e, no longo prazo, a qualidade de vida para as pessoas que vivem com vírus”, alertou.

   11. Um projeto de incentivo ao aleitamento materno será promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). O lançamento será realizado na segunda-feira (5), na sede da Sempre, na Avenida Estados Unidos, 50, Comércio, às 8h30. Desenvolvido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), o projeto Amamentar Sempre tem o objetivo de sensibilizar gestantes, puérperas, nutrizes e familiares sobre a importância da amamentação.

   12. As ações serão realizadas em agosto, que tem os primeiros dias dedicados à Semana Mundial do Aleitamento Materno, período instituído desde 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Durante todo o mês, a equipe técnica da Cosan vai desenvolver atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital baiana.

    13. A medida visa contribuir para o alcance das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre essas metas estão combater a fome, alcançar a segurança alimentar, assegurar uma vida saudável e promover bem-estar para todas as idades.

   14. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), lamentou profundamente o falecimento da senhora Alayde Gonçalves Trindade, mãe dos vereadores José Trindade (Sem Partido) e Maurício Trindade (DEM). A matriarca faleceu na manhã desta quinta-feira (01), em casa, aos 90 anos. 

   15. “Sinto como se perdesse uma pessoa da minha família, pois considero José e Maurício Trindade como queridos irmãos, extensivo a Henrique Trindade, grande amigo. Nesse momento de dor, como amigo e irmão, solidarizo-me com toda a família, rogando a Deus conforto espiritual e que o exemplo de mãe abnegada e dedicada perdure para sempre na memória de todos que tiveram o privilégio de com ela conviver”, ressaltou Geraldo Júnior.

  16. “A violência contra a mulher é um problema grave que deve ser combatido e, ao mesmo tempo, reparado”, expressou a deputada Ivana Bastos, após ser publicada no Diário Oficial da Bahia, desta quarta-feira (31), a Lei 14.106/2019, de autoria da parlamentar, que determina o atendimento por policiais do sexo feminino nas Delegacias de Polícia do Estado às mulheres vítimas de violência. “A mulher já está muito sensível e traumatizada e precisa se sentir segura e acolhida”, explicou.

  17. De acordo com a Lei, fica estabelecido a exigência da presença e acompanhamento de no mínimo uma policial do sexo feminino a diligências policiais externas, no acompanhamento da vítima ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal; no transporte da ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida, dentre outras medidas.

   18. Mais de 2 mil pessoas compareceram ao evento de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, com o governador Rui Costa, nesta quinta-feira (1º).  Entre os presentes, estavam 110 vereadores, 49 prefeitos, oito deputados federais e 13 deputados estaduais.  Os prefeitos dos 28 municípios que integram consórcio de Saúde estiveram presentes, com exceção apenas dos gestores de Vitória da Conquista e Itapetinga.

   19. A unidade de Vitória da Conquista é a 11ª policlínica entregue pelo Governo do Estado no interior. O Consórcio da região de Vitória da Conquista vai dar assistência a 28 municípios do sudoeste baiano, a exemplo de Anagé, Barra do Choça, Cândido Sales e Nova Canaã. 

   20. A LemosPassos, 4ª maior empresa brasileira em produção de refeições coletivas, está ampliando seu campo de atendimento. Agora o grupo realiza o  fornecimento de refeições do Hospital Estadual Azevedo Lima, na cidade de Niterói-RJ. Serão produzidas cerca de 1.500 refeições/dia, para pacientes, acompanhantes e corpo clínico da unidade.

   21. Uma solenidade comemorativa marca, nesta sexta-feira (2), os 84 anos de criação da Academia de Polícia Militar da Bahia – Cel PM Antônio Medeiros de Azevedo. A cerimônia acontece às 9h, na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB). Durante o evento serão entregues diversas premiações e homengens.

  22. O coronel Flodoardo Caldas Medeiros de Azevedo, que já dirigiu a APM por duas vezes, receberá uma homenagem em memória do pai, oficial que dá nome a unidade de ensino superior. Serão entregues ainda troféus aos primeiros colocados nos jogos desportivos da Academia, além de certificados de PM Padrão do ano de 2018.

   23. Os policiais militares que trabalham na APM e completaram 30 anos de serviços prestados à corporação serão homenageados com medalhas de ouro, concedidas pelo Governo do Estado em reconhecimento aos bons serviços prestados à Polícia Militar. Por fim, os 10 ex-diretores da APM serão homenageados com uma placa alusiva. A cerimônia terá a participação da Banda de Música Maestro Wanderley, que entoará a canção da Academia de Polícia Militar.