Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NETO USA ESTRATÉGIA DE WAGNER E PÕE BRUNO NAS RUAS COM EQUIPE (TF)

Ao que tudo indica ACM Neto definiu Bruno Reis como seu provável candidato a prefeito, em 2020
28/07/2019 às 19:47
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O que se comenta no meio político é que o prefeito ACM Neto, também presidente nacional do DEM, colocou o vice-prefeito Bruno Reis na linha de frente da administração para ser o provável candidato a prefeito do seu grupo político, em 2020. É uma estratégia conhecida e exitosa quando bem aplicada: é só lembrar que Rui Costa saiu de vereador da capital para deputado federal, depois secretário de Estado, e o então governador Jaques Wagner articulou toda sua ascensão política. 

   2. Não existem muito casos precedentes: Wagmer, mesmo, saiu sem padrinhos (nem Lula acreditava em sua vitória) para enfrentar o 'carlismo' e venceu; Imbassahy, fazia uma boa gestão em Salvador, mas, teve que 'engolir' a candidatura César Borges, imposta por ACM. João Henrique venceu esse peleito, em 2004.

   3. Neto sabe que é vital para ele fazer o sucessor. Vai ficar dois anos sem mandato, daí que a PMS é um ícone. Se perder, vai-se a bandeira. Supõe-se que Neto deve ter dito a Bruno, em tese: vou fazer minha parte e cabe a você fazer a sua. Rui saiu do nada. Era completamente desconhecido na Bahia na eleição de 2010. Foi à luta e fez sua parte com Wagner ancorando-o. Foi eleito governador em 2014 e novamente em 2018. Hoje, é a figura mais popular do PT, embora o estrategista continue sendo Wagner.

   4. Cabe, portanto, a Bruno - muita gente acha ele fraco, sem carisma (muito parecido com Rui, em 2010) - fazer sua parte. Melhorar logo sua assessoria que é tida como mediana, especialmente na área da comunicação, começar a falar de política e arregarças as mangas nas ruas subindo e descendo os brongos. O que, aliás, já está fazendo. 

   5. Neste final de semana, ele que é também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) reuniu representantes de todos os órgãos da Prefeitura nas ruas da capital baiana para vistoriar, no último sábado (27), um conjunto de intervenções em execução na Cidade Baixa. Apenas na região do Centro Histórico, a atual gestão prevê investimentos de R$ 300 milhões.

   6. “Temos um volume grande de obras em Salvador. Precisamos sempre acompanhar de perto o andamento dessas intervenções, para identificar eventuais problemas, que surgem no decorrer da execução de qualquer projeto, e facilitar a busca por soluções e a tomada de decisões, fazendo com que o cronograma seja devidamente cumprido”, afirmou Bruno Reis.

   7. Chamada pelo vice-prefeito de “Sabadão das Vistorias”, a atividade inspecionou as obras da construção do Mercado de São Miguel, na Barroquinha, e da revitalização dos Arcos da Montanha, das praças Cairu e Marechal Deodoro, da Rua Miguel Calmon e do Elevador do Taboão, no Comércio.

   8. A equipe também vistoriou as intervenções da segunda etapa da revitalização da Colina Sagrada e da construção do Caminho da Fé, que vai criar uma via de peregrinação entre o Santuário de Irmã Dulce e a Basílica do Senhor do Bonfim. O vice-prefeito ainda esteve na Ribeira, avaliando os estragos feitos pela ressaca da maré em frente à igreja de Nossa Senhora da Penha.

   9. Parece-nos no caminho certo sobretudo quanto fala em "buscar soluções". Nesse passo do compassou, Neto usa a estratégia de Wagner; e Bruno a atuação de Rui. Se vai dar certo ou não só mais adiante a gente vai saber. Mas, desde já. há pelo menos um caminho, uma trilha a seguir.
                                                                    ***** 
   10. A Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e sociais, chega a Vitória da Conquista nesta quarta-feira (31). Promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira Cidadã vai atender a população no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, localizado na Avenida Frei Benjamin, s/n, bairro Brasil.

    11. Na Feira, os moradores podem realizar consultas de odontologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, exames de mamografia, ultrassonografia, raio x, aferição de pressão, medição de glicemia, além de exames.

   12. Membro do Partido dos Trabalhadores por 30 anos, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca vai apoiar a candidatura de Ademário Costa para a presidência da sigla na capital baiana. Neste domingo (28), após confirmação do nome de Costa para a disputa interna, Suíca disse que a sigla precisa voltar a ser protagonista para unir movimentos sociais e sindicais para as eleições de 2020. 

   13. “Ademário representa a renovação desse projeto que o PT implantou desde a era Lula. Foi ativo no movimento estudantil e participou de ações históricas na capital, inclusive em ato político que levou à derrocada do modo carlista de governar”.

   14. Com o tema “Depressão e suicídio de pastores: como evitar?”, foi realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o 1° Simpósio de Pastores e Líderes, na tarde do último sábado (20). O evento, conduzido pelo palestrante e especialista em Segurança Pública, pastor Vasconcelos, foi organizado pelo Instituto Baiano de Apoio a Pastores e Líderes Evangélicos (IBAPLE) e contou com a participação do vereador Isnard Araújo (PHS).

   15. Ações para fortalecer os líderes religiosos, por meio da prestação de serviços às igrejas, convenções e associações foram discutidas no evento. O pastor Vasconcelos comentou, durante a palestra, a falta de estudos aprofundados sobre depressão e suicídio no meio evangélico, no Brasil. 

   16. “Só no ano passado, seis pastores foram vítimas desse mal. Esses casos têm assustado a comunidade evangélica e despertado a preocupação dos líderes para essa triste realidade”, contou.

   17. Com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população carente aos medicamentos considerados essenciais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde, através do programa Farmácia Popular do Brasil, dispõe de 138 postos de saúde onde é possível fazer a retirada de remédios de forma gratuita. Somente esse ano, 106 milhões de itens foram dispensados nessas unidades. Além da rede básica, 190 farmácias privadas realizam a dispensação de graça ou com até 90% de desconto.

    18. Ao incorporar a rede de drogarias do setor privado, são ampliadas as opções para que o usuário do SUS possa adquirir tratamento para doenças como hipertensão, diabetes, doenças mentais e asmas. Além destes, são disponibilizados, com até 90% de desconto, medicamentos para rinite, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Anticoncepcionais e fraldas geriátricas também são ofertados.

    19. De acordo com o coordenador da assistência Farmacêutica da SMS, Bruno Viriato, é um serviço complementar essencial para garantir que toda a população tenha acesso aos medicamentos quando necessário. “A rede é grande e espalhada por toda cidade. Quantos mais tivermos pontos espalhados em locais decentralizados, maior é o acesso da população aos remédios controlados”, reforça.
19.  

    20. Com o prazo cada vez menor para a abertura do novo Centro de Convenções da capital baiana, a Salvador Destination intensifica suas ações para dar maior visibilidade ao empreendimento, que será inaugurado até o final deste ano. 

   21. Uma das propostas é reunir, em agosto, os 50 mais importantes decisores de entidades profissionais baianas para apresentar o andamento das obras e incentivá-los a trabalhar junto a seus representantes nacionais para trazer os congressos para a capital baiana. 

   22. Já no período de 15 a 17 de agosto a Salvador Destination recebe dez organizadores de eventos para o mercado de viagens de incentivo, congressos, conferências e exposições. E de 22 a 25 de agosto, traz profissionais da imprensa para participar do Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet) e mostrar os novos atrativos da cidade.