Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Bairros de Salvador acumulam mais de 130 milímetros de chuvas em 24 hS

Governador Rui Costa inaugura nesta terça=feira, 9, o noco espaço do Neojibá, em Salvador
09/07/2019 às 08:17
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A frente fria que se deslocou da região Sudeste do país para a Bahia, no final de semana, influenciou as condições do tempo em Salvador, ocasionando a formação de áreas de instabilidades e o mau tempo que a cidade enfrenta. Nas últimas 24 horas, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec) registrou acumulados de chuvas acima de 130 milímetros (mm) nas localidades de Alto do Peru (173 mm), Bom Juá (149,2 mm), Nova Brasília (134,2 mm) e Rio Sena (131,3 mm).

2. Ainda nas últimas 24 horas, o total médio das chuvas em toda a cidade foi de 99,6 mm, o que representa 56,9% do previsto para todo o mês de julho, que é 175 mm. “A previsão é que tenha chuva até a quinta-feira (11), com menor intensidade. O maior impacto ocorreu no domingo (7), se estendendo durante a madrugada. A partir de hoje começa a perder intensidade porque o sistema está se deslocando para região de Aracaju e Maceió”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.
 
3. Em função do risco para deslizamentos e a previsão de continuidade de chuvas para os próximos dias, a Codesal mudou o nível de monitoramento de Observação para Atenção. Até as 10h20 desta segunda, o órgão municipal registrou 77 ocorrências, sendo a maior parte deslizamentos de terra (30), alagamentos de imóvel (8), ameaças de desabamento (8) e árvores caídas (7).
 
4. A Codesal segue com o plantão de 24 horas, funcionando plenamente, e atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população.
                                                                         *****
5. O vereador Edvaldo Brito (PSD) ocupou a tribuna da Câmara hoje (08.07) para reclamar dos estragos que a chuva tem provocado na capital baiana nos últimos dias. Brito lembrou que, quando foi prefeito de Salvador há 40 anos, mapeou as áreas de riscos de desmoronamento e alagamento da cidade e começou a fazer intervenções.

6.  Depois de algumas obras prontas, como as realizadas no Comércio, na Baixa dos Sapateiros e Barroquinha, entregou o estudo pronto ao seu sucessor e, de lá para cá, tem visto muitas vezes a chuva trazer preocupação e até fazer vítimas. O vereador disse que é inaceitável nos dias de hoje, com toda a tecnologia disponível, que as pessoas tenham as suas casas anualmente invadidas pela água e percam tudo: 

7. “É preciso que o prefeito arregace as mangas e trabalhe para minimizar esses problemas. Salvador não pode ser apenas a capital do verão, das festas, da folia. Tem de ser também a capital de qualquer estação, acolhendo seus filhos e moradores sem esses problemas que são evitáveis”.
                                                                     *****
8. Nesta terça-feira (9), às 9h30, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), vai entregar a nova sede do Programa Neojiba, no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade. O ato contará com as presenças do governador Rui Costa; do titular da SJDHDS, Carlos Martins; e do maestro Ricardo Castro.

9. O novo espaço recebeu um investimento de, aproximadamente, R$ 12,3 milhões, provenientes do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e possibilitará ampliar o número de crianças e jovens atendidos pelo Neojiba.

10. Durante a inauguração, haverá uma série de apresentações musicais e participações especiais, a exemplo da Orquestra e Coro do Neojiba, com interpretações de três peças orquestrais, da abertura da ópera "O Retirante", de Elomar; do Hino da Bahia e Ode a Alegria. Além disso, o evento contará com a participação dos cantores Mateus Aleluia, Elomar e João Omar.

11. Depois de 12 anos de criado, o Programa, que é uma política pública de desenvolvimento social e já atendeu mais de dez mil crianças, adolescentes e jovens, terá uma sede própria e permanente, para atividades artísticas e socioeducacionais, se tornando o mais completo espaço para a formação musical do Brasil.

12. A ausência do jogador Neymar na reapresentação da equipe do Paris Saint-Germain causou mal estar no clube e ganhou as manchetes ao redor do mundo. Diante da repercussão negativa, o pai do jogador foi entrevistado pelo canal 'Fox Sports' para explicar o ocorrido:

13. - O motivo (da ausência de Neymar) é sabido e agendado há um ano com as programações anuais do instituto e não podíamos mudar, e a apresentação será no dia 15. Sem polêmica. O PSG está informado e participa das ações do instituto - explicou.

14. Por sua vez, o PSG emitiu comunicado oficial no início da tarde avisando sobre a ausência do jogador na data e local previstos para o início da temporada. O PSG disse ainda que tomaria as 'medidas apropriadas' resultantes da ausência de Neymar. 

15. De acordo com o programa espanhol 'La Porteria', o brasileiro vai viajar nos próximos dias para Barcelona para tentar acelerar as negociações com o time catalão para retornar à equipe.