quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂMARA DE SALVADOR DEVE A VOLTA DE SANTO ANTONIO COMO PADROEIRO

Em nota à imprensa a Prefeitura de Salvador diz que na sexta-feira, 14, estará com todos seus órgãos funcionando
13/06/2019 às 10:22
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. É público e notório que os vereadores da Câmara de Salvador - e de uma forma geral de todo país, salvo exceções - não dão atenção às questões culturais da cidade. Tanto isso é verdadeiro que é só olhar a pauta de votação e os projetos dos edis. Recentemente, Othon Bastos, ator nascido em Tucano e consagrado nacionalmente, só recebeu o titulo de cidadão de Salvador por recomendação da jornalista Olivia Soares. A Rua Direita do Palácio, a mais antiga do país, com mais de 450 anos, mudou o nome para Chile e assim se conserva até hoje. Cultura, é o que dizem, não dá votos.

   2. Pois, dito isso arriba, nesta data em que milhares de baianos da capital e do interior louvam Santo Antonio este santo português já foi padroeiro da cidade do Salvador, o primeiro e único, conforme informa Inacio Accioly de Cerqueira em "Memórias Históricas e Politicas da Provincia da Bahia", volume IV, pag. 120 e tinha soldo de soldado intertenido na Fortaleza de Santo Antonio da Barra, depois atingindo o posto de ten-coronel já na época de Dom João VI. O soldo foi pago até o inicio da República ao Convento dos Franciscanos.

   3. Santo Antonio faz parte da história da cidade desde 23 de agosto de 1595 quando sua imagem achada nos dominios de Garcia D'Ávila foi levada para a igreja de Nossa Senhora da Ajuda. O santo milagreiro nascido em Lisboa e morto em Pádua, Itália, foi destronado por São Francisco Xavier em 10 de maio de 1686, a partir da proteção que os jesuítas e o povo invocaram sobre a cidade, após duas devastadoras epidemias. Desde então, em Salvador, Xavier é celebrado no mês de maio.

   4. A Câmara incorporou essa decisão porque na época os jesuitas tinham muito poder, mas, até os dias atuais ninguém louva Xavier, mártir das Índias e colega de Inácio de Loyola na fundação da Companhia de Jesus, salvo uma pequena procissão anual da catedral basílica - onde fica sua imagem que só tem a metade do corpo, a parte superior- até a sede da CMS, e mais nada. 

   5. Enquanto isso, Santo Antonio representa o monumento mais expressivo da cidade, o Farol da Barra, e existem várias igrejas que louvam o santo, no Além do Carmo e na Mouraria, as principais, e é ele, com suas trezenas que abre os festejos juninos na Bahia.

   6. Em Portão, localidade de Lauro de Freitas que leva esse nome porque era o portão ou a cancela da fazenda de Garcia D'Avila em tempos idos, que ia até a Praia do Forte, há uma belissima festa. É o santo casamenteiro. Parece até que é um santo baiano com todo respeito a santa Irmã Dulce. 

   7. Então, está na hora da Câmara devolver a Santo Antonio o padroado. A população iria adorar. O vereador que incorporar essa causa terá nosso apoio. (TF)
                                                                          *****
   8. Nesta sexta-feira (14), às 16h, a Polícia Militar da Bahia forma 181 aspirantes a oficiais no Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) da corporação. A solenidade acontece na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, localizada na avenida Dendezeiros, em Salvador, e contará com a presença do comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, oficiais e praças da corporação, bem como familiares e amigos dos formandos.

   9. A Turma capitão PM Walter Serpa de Oliveira conta com 152 homens e 29 mulheres que eram praças (sargentos ou subtenentes) da corporação e agora se formam como oficiais da Polícia Militar. Os 181 aspirantes contaram com a carga de 1.560 horas aulas.

   10. De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o volume de serviços da Bahia avançou 0,5% no mês de abril de 2019, em relação ao mês imediatamente anterior. 

   11. Essa é a segunda variação positiva no ano de 2019, contribuindo para indicador acumular expansão de 1,2% nos quatro primeiros meses nesse tipo de comparação.  “Os investimentos públicos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, que coloca a Bahia no cenário nacional como o segundo estado que mais investe, impacta diretamente no crescimento do volume de serviços, ao mesmo momento em que também afeta as vendas do comércio varejista, a produção industrial e as exportações. 

   12. Essa dinâmica econômica gera impactos positivos sobre o mercado de trabalho, com a Bahia seguindo líder no Nordeste na geração de empregos com carteira assinada no período janeiro-abril”, destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

   13. O volume de serviços cresceu 0,1% em relação ao mesmo mês do ano de 2018. Das cinco atividades, duas puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, às atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,9%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,2%). Por outro lado, os Serviços de informação e comunicação (-2,8%); Outros serviços (-0,4%); e Serviços prestados às famílias  (-0,3%) retraíram nessa comparação.

   14. O resultado acumulado do volume no ano expandiu 0,2% em relação ao mesmo período de 2018. Nesta análise, por ordem de magnitude, Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,3%) foi à atividade que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,4%). 

   15. Em sentido oposto, as atividades de Serviços de informação e comunicação (-5,1%); Outros serviços (-3,1%); e Serviços prestados às famílias (-0,5%) retraíram o volume nessa análise.

   16. O vereador Edvaldo Brito (PSD) participou hoje (13.06) na Assembleia Legislativa do ato comemorativo dos 30 anos da Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia (AEEC), organizado pela deputada estadual Olívia Santana. Na sua saudação, Brito lembrou o longo caminho que tem percorrido com a entidade e seus associados. 

   17. Hoje são 100 escolas em bairros populares com quase 10 mil alunos e 800 funcionários. O vereador lembrou que, desde quando era vice-prefeito, tem encampado as lutas do segmento. E comemora muitas conquistas, como a isenção de IPTU, a assinatura de convênios com órgãos públicos e ter tornado mais fácil a declaração de utilidade pública. 

   18. Agora surge outra batalha: atuar junto aos Tribunais de Contas para que as escolas e creches comunitárias não sejam penalizadas com multas e sanções em relação a recursos que chegam atrasados. “As escolas e creches comunitárias são decisivas na educação das nossas crianças e muitas vezes substituem o poder público. Por isso são dignas de todo o nosso apoio e espero que os problemas sejam resolvidos e a rede sempre ampliada”, declarou Brito.

   19. Secretaria de Saúde de Amélia Rodrigues recebe duas vans A cidade de Amélia Rodrigues (BA) será mais uma vez beneficiada com a emenda parlamentar do deputado federal Márcio Marinho. Duas vans, 0 km, serão entregues na segunda-feira (17), às 10h, na Prefeitura do município.

   20. Os veículos tiveram um custo de R$ 380 mil e ficarão à disposição da  Secretaria Municipal de Saúde para o transporte dos pacientes.

    21. “Tenho um carinho por Amélia Rodrigues e sabemos o quão importante são essas vans para a Saúde. Os pacientes precisam muito e eu, enquanto parlamentar, tenho a obrigação e o compromisso de  ajudar no que estiver ao meu alcance”, ressalta Marinho.

   22. O ato oficial da entrega contará com a presença do deputado federal,  do prefeito Paulo Falcão e autoridades.

   23. A Prefeitura de Salvador informa que as atividades das repartições públicas municipais, assim como as unidades que prestam serviços essenciais, terão funcionamento normal na próxima sexta-feira (14).

   24. Segundo a Secretaria de Gestão (Semge), os servidores que faltarem sem justificativa terão os pontos cortados. O órgão informa, ainda, que cada caso de ausência, se houver, será avaliado individualmente, inclusive levando em conta uma eventual paralisação de ônibus.

   25. Mais de 50 empresários baianos estão participando, até a próxima sexta-feira, 14 de junho, da Fispal Food Service, em São Paulo, principal evento para quem busca abrir ou aprimorar negócios de alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, sorveterias e cafeterias. O grupo integra a missão empresarial promovida pelo Sebrae Bahia com as Unidades Regionais de Ilhéus, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Salvador e Teixeira de Freitas.

   26. Além da participação no evento, os empresários baianos farão uma visita técnica à Zaitt, empresa que se destacou por ser o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina, sem filas, caixa e funcionários, aberto 24 horas. Os empreendedores visitarão também as empresas do Coletivo de Pinheiros para conhecer uma das iniciativas que transformou o território em polo gastronômico.