Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BANDIDOS ESTÃO ASSALTANDO ATÉ ABRIGOS DE CARIDADE NA VIOLENTA SALVADOR

A Assembleia Legislativa da Bahia tem 1400 projetos dos deputados estaduais na fila de aprovação. No máximo, por ano, a Casa aprova uns 20 a 30 PLs.
11/06/2019 às 10:49
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Veja a que ponto chegou a violência na capital baiana apesar de todos esforço diário da Policia em combater o crime e prender marginais. Antes, pontos de assistência social para pessoas carentes e pontos turísticos eram preservados, mas, digamos, a ética dos bandidos se foi - por completo. Atacam tudo e a todos. No último final de semana fizeram um arrastão num show do Atoxxáá numa praça de lazer do Pelourinho e levaram relógios, celulares e grana de turistas e baianos.

   2. No Asilo São Lázaro, localizado na  Estrada Velha do Aeroporto, na última sexta-feira, em assalto, levaram alimentos dos velhinhos e outros objetos que encontram na dispensa. Uma situação dolorosa. Já havia tido outro assalto um mês antes neste mesmo abrigo que é mantido com muita dificuldade e só tem pessoas bem carentes. 

   3. Lar Vida, rua Aliomar Baleeiro, Novo Marotinho  - cuida crianças deficientes. Assalto dia 12.05.  Alimentos e eletrodomésticos. É isso mesmo que você está lendo: protege menores com as mais diferentes deficiências locomotaras e outras. O Novo Martoinho é um dos bairros mais pobres da capital baiana cuja renda dos moradors, em muitos casos, não alcança sequer o salário mínio.

   4. Abrigo Conceição Macêdo, Nazaré, cuida de crianças soropositivos. Assalto dia 22.04. Roubaram mantimentos. Ufá! Muito doloroso. Vale observar que nesses assaltos, arrastões, etc, ninguém foi preso. 
                                                                       ******
   5. Foi aprovado por unanimidade, em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei 23.111/2019 de autoria da deputada Ivana Bastos que prevê o atendimento por policiais do sexo feminino nas Delegacias de Polícia do Estado da Bahia às mulheres vítimas de violência. A matéria foi apreciada nessa terça-feira (11).

   6. “Estamos trabalhando com afinco para dar voz e vez às causas femininas nesta Casa Legislativa. O projeto há pouco aprovado visa proporcionar uma atitude mínima de respeito a dignidade à mulher vítima de violência, de forma a garantir o tratamento adequado a esta mulher que já sofre com o dano moral e físico”, explicou a parlamentar.

   7. O projeto prevê ainda a exigência da presença e acompanhamento de no mínimo uma policial do sexo feminino a diligências policiais externas, no acompanhamento da vítima ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal; no transporte da ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida, dentre outras medidas.

   8. Condenado a nove anos de prisão em um processo criminal, o ex-detento Pedro Lopes, 46 anos, está totalmente reintegrado a sociedade: tem um emprego formal, paga suas contas, sustenta sua família e voltou a ter uma vida normal. Depois de receber o alvará de soltura, Pedro teve uma chance de mudar a história de sua vida e voltar a ser um cidadão de bem. 

   9. Ele e outros 29 detentos do regime semiaberto foram contratados para trabalhar na Secretaria da Administração (Saeb), através do programa Começar de Novo, que completa um ano nesta terça (11). O projeto visa a ressocialização e a reinserção de apenados à sociedade.

   10. Depois de um ano trabalhando durante o dia e voltando para dormir no presídio, Pedro ganhou o alvará de soltura da justiça. Com a liberdade, veio outra boa notícia: o convite para trabalhar como garçom, em uma empresa de mão de obra terceirizada. O emprego foi oferecido a Pedro pelo comprometimento e profissionalismo dele. Os presos só podem ingressar no programa quando passam para o regime semiaberto. 

   11. O Começar de Novo oferta trabalho para detentos do regime semiaberto que tem o histórico de bom comportamento. Os presos têm jornada de trabalho de oito horas diárias e retornam para dormir na unidade prisional. Para cada três dias trabalhado, os detentos têm redução de um dia na pena.

   12. O concurso que vai escolher a rainha do São Pedro de Humildes será realizado no próximo domingo, 16. A coroa e a faixa serão disputadas por dez candidatas. O distrito tem uma longa e graciosa tradição nestes concursos. (Na foto, candidatas que disputaram o título no ano passado)

   13. O evento será iniciado às 10h, no Juca Eventos. A entrada é franca, mas quem puder, diz o organizador do concurso, o ativista cultural Edson Baptista, leve um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a entidades assistenciais do distrito. Depois do concurso haverá forró.

   14. Edson Baptista, que realiza o concurso há vários anos, disse que mais uma vez as candidatas estão à altura do São Pedro local, que acontece nos dias 28 e 29.

   15. O presidente da Assembleia, Nelson Leal, confidenciou hoje que existem 1400 projetos de deputados estaduais na fila de aprovação (ou não) da casa. 
]
   16. A deputada Jusmari, bem entusiasmada, afirmou hoje no plenário da ALBA que Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é a cidade que mais cresce no país.

   17. Já o deputado Osni Cardoso (PT) disse que o atual prefeito de Serrinha "não cuida bem da cidade". Serrinha completa aniversário de emancipação política dia 13, quarta.

   18. No próximo sábado (15) será celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, movimento que pretende conscientizar social e politicamente os cidadãos sobre a questão. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) promoverá duas palestras abertas ao público para debater a temática e transmitir aos familiares orientações práticas de como auxiliar pessoas idosas e lutar contra a violência a este público.

   19. O primeiro encontro será realizado na próxima quinta-feira (13), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Cristóvão, localizado na Praça Iolanda Pires. A atividade ocorrerá às 9h. Já o segundo momento ocorrerá na sexta-feira (14) na Faculdade Unime, localizada no Shopping Paralela, às 19h. 

   20. Uma festa dedicada ao respeito às mulheres. Com o tema Respeita as Mina, o São João da Bahia 2019 terá um dia totalmente dedicado a elas. O próximo 21 de junho (sexta-feira), a partir das 18 horas, as vozes femininas vão dominar os palcos espalhados pelos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quintas Berro d´Água, Pedro Arcanjo e do Cruzeiro de São Francisco. O grande destaque do dia será o show de Elba Ramalho.

   21. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, nos dias 20 e 24 a festa se concentra nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo. Já entre os dias 21 e 23, além destes espaços, tem atrações no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco. A programação de Paripe acontece nos dias 22 e 23 de junho.