quarta-feira, 19 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP atuará em esquema especial no São João para evitar guerra espadas

Grupos radicais e sindicalistas estão conclamando a população para uma greve geral a partir do dia 14 às vésperas da semana boa de vendas do São João
09/06/2019 às 10:28
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O Ministério Público estadual atuará, de forma inédita, nos dias das festas de São João nos Municípios de Cruz das Almas e Senhor do Bonfim, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de junho. O projeto-piloto será realizado nos mesmos moldes do trabalho que é realizado pela Instituição durante o Carnaval de Salvador e na Micareta de Feira de Santana. 

2. Durante os festejos juninos, os promotores de Justiça atuarão com o objetivo de coibir as guerras de espada, que também são tema da campanha realizada pelo MP ‘A vida vem antes da tradição’. A campanha tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o perigo da prática de soltar espadas, que é um crime previsto no Estatuto do Desarmamento. 

3. Além disso, os promotores de Justiça realizarão visitas institucionais e técnicas a postos de saúde, centros de acolhimento de crianças, conselho tutelar, postos policiais, e realizarão reuniões com representantes dos órgãos públicos visando a solução e encaminhamento de problemas detectados durante as visitas. O trabalho contará também com a distribuição de materiais educativos nas ruas e praças onde ocorrerão as festas juninas.
                                                                   *****
4. O surto de Arbovirose que atinge moradores de Entre Rios tem causado preocupação e o deputado estadual Alex Lima (PSB) cobrou do Ministério da Saúde uma posição sobre o caso. “A população está sofrendo com uma doença que ainda não pode ser diagnosticada. A Secretaria de Saúde do Estado está fazendo o possível para ajudar, mas sem apoio do Ministério da Saúde e os kits de diagnóstico fica impossível oferecer o tratamento adequado à população”, disse.

5. Até o momento cerca de 3 mil pacientes, sendo a maioria da sede da cidade, chegaram ao hospital municipal com febre, manchas vermelhas, dores nas articulações e coceiras. No entanto, ainda não foi possível diagnosticar a doença, pois o Ministério da Saúde deveria ter enviado em outubro de 2018 uma remessa dos kits laboratoriais, que são usados nos testes. Como o material não chegou a Sesab abriu licitação para comprar por conta própria. 

6. “Precisamos de condições para identificar a doença e oferecer o tratamento ideal. Espero que o Governo Federal entenda a seriedade da situação”, completou o deputado. 

7. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em maio, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Depois de apresentar alta em abril, a confiança se deteriorou em maio. 

8. Com o recuo mais recente, as expectativas voltaram a apontar pessimismo no meio empresarial baiano após um mês. Trata-se do menor nível do ano – isso depois de registrar em janeiro o mais alto grau de confiança desde novembro de 2012.

9. Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -88 pontos, piora de 95 pontos em relação ao registrado em abril (sete pontos) – reposicionando a confiança num patamar semelhante ao de setembro passado. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, reingressou na zona de Pessimismo Moderado.

10. A piora observada no nível de confiança evidenciou o retrocesso nos indicadores de todas as quatro atividades. A Agropecuária exibiu o menor revés, de cinco pontos. Por outro lado, a Indústria despontou com a maior queda, de 137 pontos. Nos setores de Serviços e de Comércio, os recuos foram de 95 e 92 pontos, respectivamente.

11. (Oeste de Bahia) Pela primeira vez o distrito de Roda Velha de Baixo sediará nos dias 28 e 29 de junho os festejos de São Pedro, realizados pela Prefeitura Municipal. O lançamento oficial dos festejos aconteceu na noite desta quinta-feira 06. O evento de lançamento contou com presença do prefeito Zé Carlos, secretários de governo, vereadores e representantes locais. 

12. A festa contemplará uma estrutura moderna e de qualidade, com palco de grande porte, barracas padronizadas, ornamentação junina, área coberta para sanitários químicos, banheiros cobertos, apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, e parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar (PM) e Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE), além de seguranças particulares.

13. “Estamos muito felizes e preparando esses festejos de São Desidério com muito carinho. Esta festa passa a entrar no calendário cultural do município e será um grande evento para a população do distrito de Roda Velha de Baixo”, afirmou o secretário da SECULT, Florentino Souza.

13. Com o tema ‘Desenvolvimento Produtivo’, as mesas programáticas do Plano Plurianual Participativo (PPA – 2020/2023) serão retomadas na próxima segunda–feira (10), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). Os encontros integram o processo de construção do plano, que trará as principais diretrizes de políticas públicas, programas e obras do Governo do Estado para os próximos quatro anos.

14. A programação continua com 'Meio Ambiente e Sustentabilidade' (11/6), 'Assistência Social e Garantia de Direitos' (12/6), 'Gestão Governamental' (13/6), 'Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho' (17/6), todos no auditório da Seplan, e finalizando com 'Educação' (18/6), que será realizando no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

15. Iniciadas em maio, dez mesas já foram realizadas, sendo elas: Segurança Pública e Defesa Social (20/05), Recursos Hídricos (21/05), Cultura (22/05), Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (23/05), Mulher Cidadã (24/05), Infraestrutura (27), Ciência Tecnologia e Inovação (28/05), Saúde (29/05), Desenvolvimento Urbano e rede Cidades (30/05), além de Desenvolvimento Rural (03/06).

16.  O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) através da Coordenação de Artes Visuais, recebeu 484 propostas de quase todos os estados do país. Os selecionados serão premiados com R$ 30 mil em três modalidades: Ancestralidade e Representação, Fotografia Documental e Inovação e Experimentação.

 17. Além disso, serão selecionados mais 4 fotógrafos de cada categoria para compor o Catálogo do Prêmio e participar de Exposição Coletiva em Salvador.  

 18. Nesta semana, a Comissão de Habilitação, formada por formada por Aline Santos Lepingard (presidente da comissão), Veriangela Bulhosa de Santos, Janahina dos Santos Cavalcante, Lúcia Eugênia Pinheiro Andrade e Ednaldo Gonçalves de Almeida Júnior, analisam o procedimento e a documentação constante no edital.

 19. A lista com habilitados deve ser publicada na próxima segunda-feira, 10 de junho, no site da Funceb. Os candidatos que tiverem suas propostas indeferidas podem solicitar recurso até o dia 15 de junho, sendo o resultado final publicado 30 dias após.

20. Lideres sindicais e políticos que nunca trabalharam estão convocando a população para uma greve geral a partir do dia 14. É tudo que ninguém quer ainda mais às vesperas do São João época boa de vendas no comércio e na indústria.