quarta-feira, 19 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM DIÁLOGO COM GOVERNO, PROFESSORES EM GREVE ACAMPAM EM FRENTE A SEC

A greve dos professores das Universidades Estaduais da Bahia está próximo de completar dois meses, sem diálogo
05/06/2019 às 08:51
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Professores e estudantes da Uneb e das demais universidades estaduais da Bahia estão acampados na área externa à Secretaria Estadual de Educação, em Salvador. A decisão foi tomada no início de terça-feira (04), após representantes do grupo terem sido impedidos de entrar no prédio por grades e forte aparato policial.

   2. No período da tarde mais de 300 manifestantes realizaram uma plenária unificada em frente à SEC. O objetivo era debater os problemas das universidades estaduais e, posteriormente, protocolar junto àquela secretaria a nova contraproposta com as reivindicações da categoria docente. A partir desse novo documento, a expectativa era a reabertura das negociações. Porém, invés de diálogo o grupo encontrou portas fechadas, grades de contenção e, no interior do prédio, a Tropa de Choque da PM.

   3. Diante da intransigência do governador, que troca diálogo com educadores por aparato de repressão, os manifestantes decidiram pelo acampamento. Segundo lideranças do movimento, a intenção é só sair do local após o avanço nas negociações da greve, que já dura 58 dias.
                                                                         
   4. A coordenação da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) informa que, apesar das posturas lamentáveis do governador, entre elas o corte indiscriminado dos salários de mais de 4.500 professores, inclusive os que estão em licença médica, de gestação e de férias, o movimento grevista continuará em busca do diálogo e da negociação.
                                                                         *****
   5. (Globo.com) A exclusão dos estados e municípios da reforma da Previdência como resultado de uma luta política entre deputados federais versus governadores e deputados estaduais vai inviabilizar o saneamento das finanças da maioria .

   6. A fila daqueles que já não estão pagando salários e aposentadorias vai crescer. Basta verificar os dados sobre a evolução dos gastos com pessoal, aposentados e da receita líquida, como mostra estudo do Instituto Fiscal Independente (IFI).

   7. A trajetória é insustentável. No caso do Rio de Janeiro, o déficit da Previdência já representa 30% da receita corrente líquida.
                                                                       *****
   8. Projeto do deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA)), que torna crime a divulgação de acusações falsas contra candidatos durante as eleições, agora é lei. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o texto que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. A nova lei, que altera o Código Eleitoral, foi publicada na edição desta quarta-feira (05) no Diário Oficial da União.

   9. De acordo com lei, que entrou em vigor a partir de hoje, será punido com dois a oito anos de prisão, além de multa, quem acusar falsamente um candidato a cargo político com o objetivo de atingir a sua candidatura. A pena aumenta se o caluniador se utilizar do anonimato para praticar o crime.

   10. “A lei vai alcançar quem, com finalidade eleitoral, motivar investigação policial, processo judicial, investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional mesmo sabendo que este é inocente”, explica Félix.

   11. Biscoitos e balas de licuri, mel orgânico, doce de umbu orgânico em massa, chocolate sem lactose e mel de cacau, compõem o mix de novos produtos da agricultura familiar da Bahia, disponíveis para o público que visitar a  Naturaltech 2019, a maior feira de produtos sustentáveis da América Latina, que teve início nesta quarta-feira (05) e segue até o próximo sábado (08), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

   12. No estande Bahia Produtiva, instalado numa área de 100 m², localizado na rua F-E/10-11, também serão comercializados outros produtos da agricultura familiar já conhecidos e aprovados pelo público como nibs de cacau, chocolates, palmito, pólen, cafés especiais, azeite de licuri, frutas desidratadas, castanhas e flocão de milho, dentre outros.

   13. Participam do evento, 17 cooperativas que, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e financiado pelo Banco Mundial, vão mostrar para o mundo a potencialidade da produção do rural baiano.

   14. O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel pediu a população que use as redes sociais para falar bem do estado e, assim, melhorar o turismo.

   15. “Vamos tornar o Rio de Janeiro um local para receber mais de quatro milhões de turistas até 2022. Veja o quanto, nós estamos perdendo de oportunidade, quando lá fora se mostram imagens do Rio de Janeiro, só de violência. Então, sempre que vocês puderem, nas suas redes sociais, vamos falar coisas boas do Rio de Janeiro", disse o governador durante um evento da Semana do Meio Ambiente.

    16. Ainda de acordo com Witzel, o estado não tem apenas coisas negativas para serem ditas. "Nós temos coisas ruins para falar? Temos. Mas é aquela velha história: lá em Madri, lá em Lisboa, eles lavam a roupa suja em casa. Aqui, a primeira coisa que a gente faz é ficar postando na internet imagens ruins. Nós temos muitas imagens boas. Nós temos mais imagens boas do que imagens ruins”, disse.

   17. O prefeito ACM Neto autoriza nesta quinta-feira (06) as obras de requalificação da Avenida Edgar Santos e da rotatória do Juliano Moreira, em Narandiba. A ordem de serviço será assinada em solenidade na própria rotatória, às 9h30, e terá também a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis. 

   18. Na Av. Edgar Santos, entre o Viaduto de Narandiba e o acesso ao Doron, será feito o alargamento da via e a melhoria dos estacionamentos públicos. Além disso, atendendo a solicitações antigas da comunidade local, também será criado um novo acesso ao Doron pela Edgard Santos, nas proximidades do condomínio Solar do Parque, sem a necessidade de passar pela rotatória de Narandiba, também conhecida como rotatória do Juliano Moreira. 

   19. Na rótula rotatória do Juliano Moreira, será feita a ampliação dos pontos de ônibus, construção de novas baias, criação de travessia segura de pedestres com a implantação de uma faixa elevada e a ampliação com organização dos estacionamentos públicos. Também será feita a requalificação da quadra de esportes e a instalação de equipamentos públicos de ginástica e lazer.

   20. A relação de Neymar com a GP a cada dia tem novo episódio e continua dando rolo. Agora sobrou pra o repórter Mauro Naves, da Globo, que deu o telefone do pai de Neymar a um advogado. A Globo já colocou-o no estaleiro.