segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PACTO ENTRE PODERES FOI A MELHOR INICIATIVA DO BRASIL NA ERA BOLSONARO

Ainda é pouco, a carteira de motorista deveria ter a validade de dez anos
01/06/2019 às 19:52
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Uma das poucas iniciativas boas que aconteceram nos últimos meses neste governo Jair Bolsonaro foi a sugestão do presidente do STF, Dias Toffoli, por um Pacto entre os três poderes para que haja harmonia de propósitos e desenvolvimento do país.

   3. Participaram de um café da manhã no inicio da semana no Palácio da Alvorada para alinharem um amplo pacto de entendimento com metas e ações que favoreçam a retomada do crescimento do país. Pois, alguns do contra, inclusive no STF já estão detonando o Pacto. Incrível. Um ministro chegou a dizer que Toffoli não tem autoridade para isso! Quem teria, então? O papa!

   4. Para discutir o documento, estiveram reunidos o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além dos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Paulo Guedes, da Economia, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

   5. “Todos querem construir um caminho onde o Brasil possa passar o portal do equilíbrio fiscal e ir para o caminho da prosperidade”, disse o ministro Onyx Lorenzoni, ao sair do encontro.

   6. Segundo o ministro, o texto precisa de ajustes, mas foi praticamente validado na reunião desta manhã. O esforço de todos, de acordo com Lorenzoni, é no sentido de ver o Brasil desenvolvido, com geração de emprego e melhores condições de vida para o cidadão. “É preciso reunir os poderes para dar consequência àquilo que o cidadão, cidadã brasileiro pede nas ruas do Brasil”, concluiu.

   7. O ministro explicou que a ideia é que os líderes dos três poderes estejam em diálogo constante, trabalhando em harmonia pelas necessidades do país. “A gente não pode esquecer que algum tempo atrás muitos conflitos aconteceram entre os poderes no Brasil. Isso não ajuda o cidadão, a cidadã que hoje precisa de emprego, precisa de renda para manter sua família”, ressaltou.
                                                                    ****
   8. Por iniciativa da ouvidora-geral da Câmara, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a Ouvidoria da Câmara e o Fórum Inter-Religioso de Saúde de Salvador promovem uma audiência pública com o tema “Políticas públicas e resistência pelo direito à saúde para todos”. O debate acontece nesta terça-feira (4), às 14h, no auditório do Centro Pastoral Bom Pastor, no bairro do Garcia.

   9. O evento tem como objetivo debater sobre a garantia do direito à saúde para toda a população. A manifestação surgiu da Pastoral da Saúde, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

  10. “Embora seja um direito do cidadão e cidadã, os serviços de saúde pública em Salvador necessitam urgentemente de uma intervenção dos poderes públicos. É um direito assegurado, mas ineficiente”, afirma a ouvidora-geral Aladilce Souza. Ela acrescenta que “a população mais vulnerável da cidade é quem acaba sendo mais afetada”.

   11. O presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar na próxima segunda-feira, 3, ou na terça-feira, 4, uma proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, ele quer que o motorista só perca a habilitação caso atinge 40 pontos em infrações, o dobro do que a legislação atual prevê.

   12. Bolsonaro relatou neste sábado, 1º, que conversou com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a possibilidade de conduzir o tema por medida provisória ou projeto de lei. Ouviu do parlamentar que seria melhor por projeto de lei. "Estou de boa com o Rodrigo, sem problema nenhum. Segunda ou terça, a gente entra com o projeto", declarou. "Se a Câmara quiser alterar (os 40 pontos), eles alteram", acrescentou. Essa foi uma das propostas de campanha de Bolsonaro.

   13. Duas sessões noturnas movimentam o Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, na primeira semana deste mês de junho. Por iniciativa do vereador Téo Senna (PHS), a Casa realizará na quinta-feira (6), a partir das 19h, uma sessão especial pela passagem dos 154 anos da Batalha do Riachuelo.

   14. Na sexta-feira (7), a Câmara vai homenagear o ator Othon Bastos concedendo-lhe o Título de Cidadão de Salvador. A horaria será entregue em sessão solene, também às 19h. A iniciativa é do vereador Marcos Mendes (PSOL). O homenageado nasceu em Tucano, interior baiano.

   15. A Prefeitura apresenta nesta segunda-feira (03), às 9h30, no Palácio Thomé de Souza, o novo modelo de cobrança da Zona Azul desenvolvido pelo sindicato ligado aos guardadores de veículos (Sindguarda). O prefeito ACM Neto e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, estarão presentes na apresentação.

   16. A mudança, com o aval da Transalvador, envolve o fim das cartelas impressas e o uso de máquinas digitais que aceitarão dinheiro, débito e crédito. Todos os detalhes serão apresentados pelo prefeito e pelo superintendente, inclusive os primeiros bairros a adotar o novo modelo, que irá funcionar em conjunto com os 11 aplicativos já cadastrados no Zona Azul Digital. 

   17. Redução de mortes - No mesmo evento, no Palácio Thomé de Souza, a partir das 9h30, a Transalvador vai apresentar os dados atuais relativos a acidentes de trânsito e vítimas fatais na capital baiana. Ou seja, serão detalhados os números de 2018. 

   18. Depois de discutir as possibilidades de investimentos no estado, o próximo almoço-debate do LIDE-BA se volta para o panorama de investimentos na capital. O convidado para falar sobre o assunto é o Vice-Prefeito e Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Bruno Reis. O encontro, exclusivo para filiados e convidados, acontece na segunda-feira (03), das 12h às 14h30, no Fera Palace Hotel.

    19. O presidente do LIDE-BA, Mário Dantas, ressalta a importância de eventos periódicos como o almoço-debate para abordar temas de interesse empresarial. Durante o evento, os filiados conhecerão as intervenções transformadoras que estão surgindo na cidade. 

   20. O advogado baiano e conselheiro do CNJ, André Godinho, foi homenageado na última quarta-feira, 29, com a Comenda Ministro Coqueija Costa, recebendo a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia, no grau Grande Oficial. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia e contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico baiano. 

   21. A Comenda foi entregue a Godinho pela Desembargadora Maria de Lourdes Linhares, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região.

   22. Terminam na próxima terça-feira (4) as inscrições para o III Encontro de Educação Corporativa no Estado da Bahia, que acontece nos dias 6 e 7 de junho, na Escola de Saúde Pública Professor Jorge Novis, em Salvador. Para garantir participação, os interessados devem acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e preencher formulário on-line. O evento é realizado pela Universidade Corporativa da Secretaria da Administração (UCS/Saeb), com promoção do Comitê de Educação Corporativa.

   23. Voltado aos gestores das secretarias e das escolas de governo presentes da administração pública baiana, bem como aos servidores estaduais interessados, o evento tem como objetivo promover o diálogo entre as unidades de educação corporativas e secretarias de governo. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 500 pessoas participem do evento.