Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BACELAR É 5º NOME DA BASE RUI A LANÇAR-SE CANDIDATO A PREFEITO DE SSA

Capoeirista brasileiro é morto em Londres por uma gang de bairro. Pois é, Londres tem muitas gangues nos bairros e a Polícia não as prende
29/05/2019 às 09:39
1. MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Surge mais um nome pré-candidato a prefeito de Salvador, em 2020, o deputado federal Bacelar (Podemos), bam votado na caqpital, ex-presidente da Câmara e ex-secretário do município na gestão João Henrique. Bacelar integra a base do governador Rui Costa (PT) e espera, obviamente, o seu apoio. 

   2. Natural que assim seja se os aliados de Rui tivessem apenas um candidato. Mas, até agora, são ao menos cinco: além de Bacelar, o qual lança seu nome hoje pelo twitter, o PT já disse que terá candidato próprio, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) já ensaia sua pré-candidatura, o PSB da deputada Lidice da Mata também terá um nome no páreo e o Avante do pastor e deputado federal Isidório, o campeão de votos, já anunciou que concorrerá.

   3. Como a eleição acontece em dois turnos o governador Rui Costa, que é o 'grande eleitor' de todos eles, uma vez que seu governo vem investindo pesado na capital, pode ficar a cavalheiro no primeiro turno e quem sair-se melhor nessa etapa terá seu apoio numa aliança conjunta contra o DEM do prefeito ACM Neto, no segundo turno, o qual tem dado sinais de que o nome do seu partido será o vice-prefeito Bruno Reis, já participando de eventos de inaugurações nos bairros, ainda que existam outros nomes da base política do atual prefeito que também querem. 

   4. Falo em dois turnos porque numa eleição com tantos nomes, provavelmente Salvador terá em torno de 8 a 10 candidatos, a tendência será essa. A possibilidade de Rui apoiar um nome único no primeiro turno é zero uma vez que não iria desagradar os outros. 

   5. Portanto, se tiver cinco ou mais nomes certamente irá as convenções apoiando a todos e deixando o esforço maior para o segundo turno. Já no caso de Neto, atual prefeito, a situação será diferenciada porque está no poder municipal e lutará com todas suas forças para eleger um nome preferencial seu.

   6. O certo é que a campanha de Salvador que acontecerá ainda em meados de 2020 praticamente já começou em sua fase pré. Tendência, aliás, corriqueira no Brasil onde acaba-se uma eleição e já pensa-se noutra. Vocês poderão dizer que esqueci de falar do PP do vice-governador João Leão e o PSD do senador Otto Alencar, mas, esses politicos e seus partidos mais ligados ao interior do estado estão mais focados na sucessão de Rui Costa, em 2022.
                                                               ****
   7. Um capoeirista brasileiro que morava em Londres foi atacado por um grupo de homens no sábado (25), não resistiu à agressão e morreu ontem (28).

   8. Segundo testemunhas, Iderval Silva, 46, foi espancado ao se aproximar de um grupo que aparentemente tentava furtar sua moto. Em nota, a Polícia Metropolitana de Londres afirmou que o grupo fugiu do local antes de a polícia chegar. Um jovem de 16 anos suspeito de ser um dos agressores foi apreendido próximo ao local.

   9. "Era um grupo de rapazes jovens, alguns em bicicletas, que estavam circulando na área antes do ocorrido", disse em nota o investigador Mark Cranwell. "Há uma investigação urgente em andamento e estamos determinados a encontrar os responsáveis."

   10. A vítima, conhecida na capoeira como contramestre Bugrão, foi levada para o hospital após a agressão. Ele deixa um filho de 24 anos, que mora em Portugal e que viajou a Londres após o ataque.

   11. O quadro de saúde do cantor Serguei apresentou piora e ele foi transferido do Hospital em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, para um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda. 

   12. Segundo o geriatra, Rodrigo Lima, que cuida do músico há quatro anos, ele apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda na noite de segunda-feira (27).

   13. Serguei estava internado há 22 dias no Hospital Nossa Senhora de Nazaré, distrito de Bacaxá. De acordo com o médico do cantor, a vaga em Volta Redonda foi disponibilizada pela Central de Vagas do Estado e ele foi transferido em uma UTI móvel.

   14. O Grupo LemosPassos passou por nova auditoria no mês de maio deste ano, pela norma internacional ISO 9001:2015, que avalia os requisitos técnicos do Sistema de Gestão de Qualidade (SQG). Realizado pela Bureau Veritas, o processo durou três dias e a empresa, além de cumprir com todos os requisitos, também foi aprovada sem ressalvas ou necessidade de ajustes em seus procedimentos de gestão.

    15. Para Eliêde Lopes, gerente geral de operações do Grupo LemosPassos, o resultado demonstra o quanto é positivo seguir investindo em qualidade. “A qualidade está no DNA da empresa. É nosso compromisso, desde sempre, capacitar nossos colaboradores, investir em melhorias de processos e em novas tecnologias para oferecer aos nossos clientes a satisfação de ser bem atendido e ter as suas necessidades solucionadas da melhor forma”, pontua. 

   16. O resultado da auditoria comprova que a LemosPassos está em conformidade com os padrões internacionais de qualidade e isto confere ainda mais confiança e credibilidade perante ao mercado. São 57 anos de atuação, produzindo aproximadamente 5 milhões refeições/mês, com uma equipe de mais de 2.000 colaboradores em nove estados brasileiros, e dando os primeiros passos na Europa.

   17. O SAC Irecê vai suspender os atendimentos na próxima sexta-feira (31). O motivo é um decreto municipal de feriado nesta data em comemoração aos 86 anos de emancipação política da cidade. As atividades do SAC voltam à normalidade a partir da segunda-feira (3). O posto fica no centro da cidade, na Avenida Clériston Andrade, e atende à população de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

   18. A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 36 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 32 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e o portal do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br).

   19. A próxima edição do projeto Câmara Itinerante acontece nesta segunda-feira (3), às 14h, no Colégio Estadual Luiz Vianna, na Rua Waldemar Falcão, nº 7, em Brotas. O projeto atua em diversos bairros da cidade e, neste biênio, agirá de forma didática, esclarecendo aos alunos das escolas públicas a importância do voto.

   20. “Estamos cumprindo o nosso papel de aproximar a Câmara do cidadão de Salvador. Em paralelo a isso, estimulamos os jovens a conhecerem a política e os trabalhos que são desenvolvidos no Parlamento”, contou o coordenador-executivo do projeto, vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

   21. O vereador destacou a necessidade de “trabalhar para que, no futuro, o povo de Salvador seja mais discursivo e propositivo, com elevada qualidade nos debates sobre a cidade”.

   22. A primeira edição do Câmara Itinerante desse biênio contemplará as localidades pertencentes às áreas da Prefeitura-Bairro de Brotas: Acupe, Boa Vista de Brotas, Candeal, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Luiz Anselmo, Matatu e Vila Laura.

   23. As inscrições para Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), que ocorrerá na capital baiana, seguem abertas até o dia 18 de agosto, por meio do site www. regionalclimateweeks. org. O evento regional integra a Convenção do Clima da ONU e acontecerá de 19 a 23 de agosto, na Arena Fonte Nova.

   24. Diante da magnitude do encontro, Salvador se posiciona como uma das cidades brasileiras mais atuantes no debate ambiental. Durante o encontro, a Prefeitura pretende anunciar os planos para tornar a cidade mais preparada para os desafios do clima.

   25. Durante os cinco dias de sessões, o diálogo se centrará em temas como finanças climáticas, transportes sustentáveis, crédito de carbono, entre outras oportunidades de ação climática para as cidades. Nos dois primeiros dias (19 e 20), o evento é fechado. Já nas datas seguintes (21, 22 e 23) está prevista a participação de autoridades e as atividades serão abertas ao público.