Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Site de compras públicas do governo estadual ganha novo espaço

Parceria entre Prefeitura e Clube Alemão viabiliza oficinas de futebol para 1,2 mil jovens
02/07/2018 às 17:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O portal Comprasnet.Ba terá uma nova página voltada a pregoeiros, equipes de apoio e membros de comissões de licitação do Estado. Idealizado pela Secretaria da Administração (Saeb), o espaço virtual vai estar à disposição dos usuários a partir desta quinta-feira (5), funcionando como a principal fonte de divulgação e atualização sobre os assuntos relacionados aos procedimentos licitatórios, de forma prática, rápida e interativa. Clique aqui para acessar a nova página do Comprasnet.Ba.

2. A página terá conteúdos informativos, orientações técnicas, guias teóricos, legislação, calendário de cursos e eventos, dentre outras funcionalidades.  O Comprasnet.Ba é o site de compras públicas do estado da Bahia, onde todas as informações sobre licitação ficam reunidas à disposição de fornecedores e empresas interessadas em participar de procedimentos licitatórios. Agora, o portal também vai concentrar as informações necessárias para os servidores públicos que atuam na área. plausível

3. O novo espaço do Comprasnet.Ba foi idealizado e desenvolvido pela Coordenação Central de Licitação (CCL),em conjunto com a Superintendência de Gestão da Inovação (SRL), unidades vinculadas à Saeb. A CCL tem a missão de desenvolver ações de modernização e aperfeiçoamento referentes aos procedimentos licitatórios do Estado, identificando necessidades, realizando cursos de capacitação, propondo normas e procedimentos, dentre outras atribuições, para promover o aperfeiçoamento contínuo da área. 

4. A página do Comprasnet.Ba também vai ajudar na sistematização das informações e uniformização dos entendimentos sobre licitação.  O espaço virtual vai funcionar como um depositório de informação, onde pregoeiros, equipes de apoio e membros de comissão licitante e vão poder recorrer para obter conhecimento, ter acesso a dados e tirar dúvidas, dentre outros.

5. A página vai contar com sete seções distintas: Agentes de Licitação, Capacitação e Eventos, Minutas de Edital, Materiais de Apoio, Orientações Técnicas, Legislação e Perguntas Frequentes.  Na seção Agentes de Licitação são apresentadas as definições de pregoeiros e comissões de licitação. Em Capacitação e Eventos constam conteúdos voltados à área, como a relação de cursos preparatórios e eventos, voltados à melhoria dos processos licitatórios e materiais didáticos utilizados nos cursos.

6. No ícone Minutas de Editais consta o link para acesso aos editais disponibilizados pela Procuradoria Geral do Estado. Já na seção Legislação também será possível acessar um link para os principais instrumentos normativos utilizados nas licitações realizadas no Estado. 

7. No tópico Materiais de Apoio, os visitantes poderão encontrar um Guia Prático, dividido em seis módulos, sobre diversos temas relacionados ao procedimento licitatório. Consta ainda um campo destinado às Orientações Técnicas para a elaboração de editais e de documentos técnicos, bem como para a utilização dos sistemas pertinentes à área, como o Simpas e o Licitacoes-e. Em Perguntas Frequentes será disponibilizada uma lista, sempre atualizada, das principais perguntas enviadas CCL, com as respectivas respostas.

8. O novo espaço vai funcionar como uma relevante ferramenta de comunicação para ampliar o trabalho de assessoramento técnico que já é prestado pela CCL aos servidores da área. Até o mês de junho do corrente ano, a Coordenação Central de Licitação disponibilizou 17 ações de capacitação, que garantiram a certificação de 607 servidores públicos, bem como prestou aproximadamente 1.060 atendimentos por telefone, email e de forma presencial, para atender às demandas de orientação e dúvidas.
                                                                       *****
9. A parceria entre a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e o deputado federal Afonso Florence (PT) garantiu um micro-ônibus e uma retroescavadeira para o município de Cordeiros. Os veículos foram entregues pelo governador Rui Costa e pelos parlamentares nesta quinta-feira (5), em atos realizados em Feira de Santana e em Salvador. O prefeito de Cordeiro, Delci Luz, e o vice-prefeito Teco participaram da entrega.

10. A deputada Neusa agradeceu ao governador Rui Costa e ao secretário de educação, Walter Pinheiro, por atender a solicitação dela, de Afonso e do prefeito Delci em audiência realizada em maio deste ano. “O micro-ônibus novo reforçará a frota do transporte escolar do município que tem uma gestão local comprometida com a qualidade da educação. Fico feliz que o governo do estado tenha atendido o nosso pedido”, disse Neusa.

11. Neusa destacou também o empenho do prefeito e do vice-prefeito. “Delci e Teco têm feito um trabalho importante para a comunidade e esses investimentos ajudarão ainda mais”, afirmou a deputada. Ela reconheceu também a importância da parceria com o deputado federal Afonso Florence na articulação de recursos para Cordeiros, a exemplo da retroescavadeira. “Afonso tem nos ajudado muito articulando recursos para incentivar o desenvolvimento dos municípios e o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

  12. Para o prefeito Delci, as conquistas ajudarão a todos no município. "São conquistas que contemplam a zona rural e a sede. A retroescavadeira ajudará demais os agricultores familiares e o micro-ônibus servirá ao transporte escolar da cidade", comemora. 
                                                                           *****
  13. Foi dado o pontapé inicial das oficinas de futebol do projeto Camp Atletas do Futuro, uma parceria entre a Prefeitura Salvador, através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), da Empresa Salvador Turismo (Saltur), junto com o Borrusia Dortmund e a Rede Record. O objetivo é integrar 1,2 mil crianças e adolescentes, de 13 a 16 anos, de oito bairros de Salvador, promovendo a troca de conhecimentos com professores de outro país.

  14. “Este projeto, que iniciou na gestão do prefeito ACM Neto e está na terceira edição é um momento em que estes adolescentes de escolinhas de futebol de Salvador têm a oportunidade de conhecer a metodologia alemã de futebol. A garotada percebe que o esporte ajuda nessa confraternização de povos e culturas diferentes”, declarou o secretário da pasta, Geraldo Júnior. Por meio do projeto, os instrutores reúnem os participantes para trocar conhecimentos e experiências com foco no aperfeiçoamento de técnicas individuais e coletivas, caracterizadas por fundamentos básicos de treinos europeus.

  15. Nesta edição, o projeto foi ampliado e vai oferecer as oficinas em mais dois bairros.  “Desta forma, estamos viabilizando um novo modo de vida, um novo futuro para elas”, finalizou Geraldo Júnior.

   16. Atividades: A atividade será levada ainda a espaços esportivos como o Conjunto ACM, no bairro do Cabula, o Mirandão, em Valéria, na Muribeca, em São Tomé, além dos bairros de São Marcos, no Curralinho, localizado na Boca do Rio, no Jardim das Margaridas, Paracaína, situado em Pau da Lima, e Bariri de Brotas.

   17. Os treinadores, um da Borussia Dortmund da Alemanha, outro do Benfica de Portugal e um brasileiro que mora na Alemanha e trabalha com futebol, também, vão participar de trocas de conhecimentos e experiências, através de programa intensivo com foco no aperfeiçoamento de técnicas individuais e coletivas caracterizadas por fundamentos básicos e treinos técnicos e táticos.

  18. As oficinas têm início às 08h e encerram às 11:30 h. Na parte da tarde, serão realizadas, a partir das 13h30 até às 17h.