Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JUIZ S. Moro rebate defesa de Lula e nega contradições na condenação

Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), aderiu à Campanha Nacional “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”
18/07/2017 às 19:42
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. (JB) Nesta terça-feira (18), o juiz federal Sérgio Moro negou que tenha havido omissões, obscuridades ou contradições na sentença que condenou a nove anos e seis meses de prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    2. Moro reforça que não faltou qualquer elemento para avaliar os fatos e que a defesa de Lula “remanesce omissa em esclarecer qual documento imprescindível da licitação ou dos contratos estaria faltando nos autos para o julgamento”.

   3. "Quanto aos embargos de declaração da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inexistem omissões, obscuridades ou contradições na sentença, devendo a defesa apresentar os seus argumentos de impugnação da sentença em eventual apelação e não em incabíveis embargos", afirmou Moro.

   4. O juiz ainda rebateu o questionamento dos advogados de que havia desqualificado instrumentos de auditoria, interna e externa, que não detectaram atos de corrupção ligados ao ex-presidente. 

  5."A seguir o critério da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, os Diretores da Petrobrás Paulo Roberto Costa, Renato de Souza Duque e Nestor Cuñat Cerveró, que mantinham contas secretas com saldos milionários no exterior e confessaram seus crimes, também deveria ser absolvidos porque as auditorias internas e externas da Petrobrás, inclusive também a Controladoria Geral da União - CGU, não detectaram na época os crimes", traz trecho do despacho de Moro.

   6. O juiz citou ainda o caso do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. “Assim não fosse, caberia, ilustrativamente, ter absolvido Eduardo Cosentino da Cunha (...) ele também afirmava como álibi que não era o titular das contas no exterior que haviam recebido depósitos de vantagem indevida, mas somente "usufrutuário em vida".

   7. O juiz reforçou que "em casos de lavagem, o que importa é a realidade dos fatos segundo as provas e não a mera aparência".
                                                                  ******
    8. Para ampliar o acesso da população ao mundo mágico da leitura, a Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), aderiu à Campanha Nacional “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”, e vai promover uma grande mobilização na Estação da Lapa e no Parque da Cidade, no próximo dia 25 de julho, Dia Nacional do Escritor.

   9. Durante a mobilização na Lapa, cerca de 30 agentes da FGM e de entidades parceiras vão esquecer livros embaixo dos bancos de ônibus de Salvador para que outras pessoas os encontrem e levem para casa. Cerca de 200 livros serão deixados nos coletivos. No Parque da Cidade, agentes da Livres Livros vão esquecer 150 exemplares em diversos espaços. Um bilhete vai informar ao novo dono que o livro agora pertence a ele. Pela manhã, a mobilização será realizada entre 9h e 11h, e à tarde, entre 14h e 17h.

   10. “É uma campanha nacional e nós estamos aderindo, nos engajando e mobilizando parceiros para participar também. Não se trata apenas de esquecer o livro, esses agentes vão orientar as pessoas, chamar, dizer que o livro é dela, para que o público, de fato, leve o exemplar para casa”, explica Jane Palma, gerente de Biblioteca, Livro e Leitura da FGM.

   11. A Secretaria da Educação do Estado está realizando a matrícula para os estudantes da 10ª etapa do Programa Todos pela Al­fa­be­ti­zação (TOPA). O Topa é voltado para a alfabetização de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos. 

   12. Os interessados devem se dirigir aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) ou às secretarias municipais de Educação dos 112 municípios que aderiram à 10ª etapa do programa (veja lista de municípios no Portal da Educação). Para se matricular, basta levar o RG ou CPF. A matrícula segue até o dia 30 de julho. Estão sendo ofertadas 15 mil vagas. As aulas começam no dia 7 de agosto.

   13. Em Salvador e Região Metropolitana, a matrícula pode ser feita na Secretaria da Educação do Estado, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, 550, 5ª Avenida, 3º andar, Setor de Monitoramento, na sala 315. Quem preferir, pode fazer a matrícula nas escolas ou nas entidades dos movimentos social ou sindical perto de casa, que aderiram ao TOPA. Para saber quais são, basta ligar para o telefone: 71-3115-8990.

   14. “Uma grande vitrine para os produtos da agricultura familiar”. Com essa afirmativa, o agricultor familiar do município de Ituberá, Luís Cláudio dos Santos, descreveu a participação na oitava edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores (Superbahia), que teve início nesta terça-feira (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

    15. A maior feira do setor supermercadista do Norte-Nordeste do Brasil traz mais de 30 produtos, de 15 cooperativas baianas, que estão sendo expostos no estande do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a Rede Caatinga.
    
   16. O mês de maio apresentou crescimento no número de fusões e aquisições no Brasil, se confrontado com o mesmo período do ano passado. Foram 44 transações, ante 41 em 2016 – um número 7% maior. Destas 44 transações, 34 foram anunciadas na região Sudeste. O Estado de São Paulo lidera 55% das transações realizadas, com 133 transações.

   17. Tecnologia da Informação (TI) segue liderando as operações. Com 50 transações, o setor representa 21% dos investimentos realizados entre janeiro e maio – um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Em segundo lugar aparecem os serviços auxiliares (26 transações), cujo crescimento é de 8% em relação ao ano passado (maio 2016 – 24 transações). Os serviços públicos aparecem na terceira posição, com 22 transações.

   18. Os investimentos realizados no Brasil representaram 55% de participação nas negociações e os investimentos de origem estrangeira somaram 124 negociações (crescimento de 4% quando comparado ao mesmo período de 2016 - 119 transações).
    
   19. O Sebrae Bahia informa que o superintendente Adhvan Novais Furtado retomará suas atividades no Senai Cimatec, deixando o cargo de diretor do Sebrae/BA no próximo dia 30 de julho. 

   20. No dia 31, após reunião do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/BA, será divulgada a nova superintendência da instituição.

   21. O Sebrae/BA agradece o empenho de Adhvan no alcance de resultados e desenvolvimento das MPE baianas enquanto esteve à frente da organização, desde janeiro de 2015.

   22. Na manhã desta quarta-feira (19), às 8h30, o governador Rui Costa entrega as obras de pavimentação e requalificação realizadas na Ladeira de Santana, em frente à Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Santana, com novas calçadas e pavimento recuperado, parte da requalificação de 30 vias no bairro de Nazaré, no âmbito do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’. Em seguida, Rui irá percorrer obras realizadas e em execução na região de Nazaré.

   23. Mais de 260 vias estão sendo contempladas com obras de infraestrutura em 11 bairros do Centro Antigo de Salvador, divididos em cinco lotes, com investimento total de R$ 124 milhões, e executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

   24. O vereador Sidninho (Podemos) está acompanhando com expectativa os trâmites da Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre a majoração do IPTU de Salvador, percebida pelos contribuintes no início do ano quando foram distribuídos os carnês pela Prefeitura. 

  25. “Há alguns meses o Tribunal de Justiça suspendeu a cobrança antecipada do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) e agora o relator Roberto Frank solicitou à presidente  Maria do Socorro Barreto que marque a data do julgamento. Com certeza, os contribuintes ficarão livres desse reajuste nesse momento de grave crise econômica que enfrentamos. Torcemos para que seja logo”, argumenta Sidninho. A Adin foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia.