Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

'GUERRA' DAS PESQUISAS segue até sábado e candidatos estão a mil por h

A Assembleia Legislativa da Bahia volta à sua normalidade na segunda-feira, 28, com votação das primeiras matérias pendentes na terça, 29
21/10/2014 às 09:06
MIUDINHAS GLOBIAS:

   1. Na reta final da campanha eleitoral para presidente da República a cada momento são divulgadas novas pesquisas e isso, de fato, só mexe com a cabeça dos analistas. Numa eleição polarizada como a atual, os candidatos e os partidos estão a mil por hora, até diante de alugns resultados do primeiro turno, que não conferiram com os números divulgados pelos institutos.

   2. O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (21) durante entrevista coletiva em Campo Grande (MS), que os institutos de pesquisa devem explicação ao "povo brasileiro" sobre o resultado das pesquisas eleitorais. 

   3. Levantamento divulgado pelo Datafolha indicou o presidenciável com 48% dos votos válidos contra 52% de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, mesmo ele crescendo em regiões (Sul, Centro-Oeste) e Nordeste, em especial, Pernambuco. Em compensação teria caído segundo o DataFolha no Sudeste.

   4. Indagado sobre a perda da intenção de votos de parte do eleitorado respondeu: "Se eu me abalasse com pesquisas, certamente não teria tido o resultado que tive no primeiro turno. Eu acho que, na verdade, os institutos de pesquisa estão devendo aos brasileiros explicações. Desde o primeiro turno os erros foram grosseiros. Absolutamente grosseiros em toda a parte", declarou.

   5. Nos dias anteriores à votação do primeiro turno, tanto Ibope quanto Datafolha vinham apontando a tendência de alta de Aécio e de queda de Marina Silva, presidenciável derrotada do PSB. No entanto, nenhum instituto mostrou a intensidade do crescimento do candidato do PSDB registrado nas urnas. Dilma ficou com 41,59%, Aécio com 33,55% e Marina com 21,32%.

   6. Os diretores dos dois principais institutos de pesquisa, Márcia Cavallari (Ibope) e Mauro Paulino (Datafolha) explicaram que as evoluções das pesquisas mostram uma tendência, e que cada levantamento é um retrato daquele exato momento em que a pergunta é feita pelo pesquisador. Mas que a decisão final do eleitor só é confirmada na hora do voto.

   7. Apesar de citar "erros grosseiros" nas pesquisas, Aécio disse considerar ser o "presidente eleito", com base nos levantamentos. "Pelo que nós vimos nas pesquisas do primeiro turno, essas pesquisas do Datafolha estão me dando como eleito. Sou o próximo presidente da República, se a referência for essa [...]. Todas as nossas pesquisas técnicas que estamos fazendo, estamos com uma margem enorme e muito maior que essa sobre a candidata [do PT, Dilma Rousseff]", disse.

   8. Já a candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (21) durante ato político em Petrolina (PE) que o estado de São Paulo não se preparou para enfrentar a seca. O estado passa por crise no abastecimento de água e a presidente tem dito em diversas ocasiões que a União ofereceu ajuda ao governo estadual, que não a aceitou.

   9. Nesta segunda, durante visita ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, disse ver falta de parceria entre o governo federal e o governo de São Paulo para resolver a crise do abastecimento de água.

    10. Sem citar o adversário na corrida presidencial, Dilma disse em Pernambuco que o Nordeste se preparou para seca e não precisa "ficar catando pingo de água por aí". Nas propagandas eleitorais no rádio e na TV, a candidata do PT tem dito que é "triste" ver o estado na situação atual.

   11. "Nós fomos capazes de enfrentar a seca e conviver com a seca. Nós sabemos que a seca vem e temos que estar preparado para ela. O estado mais rico do Brasil, o estado de São Paulo, não se preparou para a seca. O Nordeste se preparou e, diante da maior seca, nós temos condições de viver aqui e não ficar catando pingo de água por aí. As milhões de cisternas são uma benção que construímos", disse a presidente em Petrolina.
 
   12. A campanha seguirá nesse tom até sábado: o candidato dos ricos contra a candidata dos pobres; o candidato da seca em SP contra a candidata da convivência com a seca no Nordeste.
                                                               ******
   13. A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), abre nesta quarta-feira (22) inscrições para o curso gratuito de cuidador de idoso. 

   14. São oferecidas 40 vagas, disponibilizadas através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinadas a mulheres das comunidades do Centro Histórico/Barroquinha e dos 34 bairros que fazem parte da área de abrangência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dessa região.

   15. As interessadas devem se dirigir à sede da Semps, localizada na Rua Chile, 21, Centro. A iniciativa é parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), que vai sediar as aulas, previstas para começar na primeira semana de novembro, com duração total de 160 horas. 

   16. O IFBA está situado na Rua Emídio dos Santos, s/n - Barbalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3176-7062.

   17. Grupos de povos indígenas e comunidades tradicionais da Bahia, que apoiam a candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), procuraram o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e apresentaram uma pauta de reivindicações para o governo federal. 

   18. O parlamentar baiano, após ato político da candidata do PT em Petrolina, no interior de Pernambuco, informou que as lideranças das comunidades rurais da Bahia seguem o mesmo “percurso” que os movimentos sociais e organizações do Semiárido, que “fizeram uma grande festa para receber a comitiva de Dilma”.

   19.  Valmir também voltou a destacar a importância de manter o projeto de sociedade em curso no país e reafirmou que a presença da presidente no governo dá mais força às questões socioculturais dos povos indígenas.
 
   20. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) disse na tribuna da Assembleia que o Partido da Imprensa Golpista (PIG) vem prejudicando a candidatura da presidente Dilma Rousseff, mas, segundo ele, nem por isso, ela deixará de ser reeleita.

   21. O deputado Carlos Geilson (PTN), no contra-ponto, defendeu uma reforma partidária no país e disse desconhecer o PIG de Álvaro, entendendo que o "comunista" estaria delirando diante de tantas denúncias e até o afastamento de um ministro do PCdoB. E que, talvez por isso tenha perdido a sua reeleição.

   22. Álvaro quis contestar Geilson quando este discursava, impedindo de fazê-lo, democraticamente, e foi chamado de "mal educado".

   23. Depois, em aparte, Ávaro disse que se considera um vitorioso, pois, "um revolucionário (como ele) luta em qualquer fronteira" e defendeu o ministro demitido.

   24. O deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, fez um encontro com o líder da oposição, deputado Elmar Nascimento, DEM, e destacou pra o BJÁ que, na próxima semana, colocará em votação os projetos pendentes na Assembleia.

   25. O zagueiro Demerson, titular da equipe do Bahia, vestiu literalmente a camisa do Brechó Eco Solidário, que nesta  sexta (24) e sábado (25), acontece no Parque da Cidade. 

   26. Tendo como grande atração uma Feira de Economia Solidária, que vai reunir  40 empreendimentos atendidos pelos Centros Públicos de Sussuarana, Barra e Mares, o evento procura sensibilizar as pessoas para o consumo consciente.
 27. Demerson doou uma camisa oficial do Bahia, autografada, que fará parte dos produtos disponíveis para troca.  “Gostei da proposta do Brechó Eco Solidário e espero que a minha pequena contribuição fortaleça ainda mais esta idéia.Precisamos cuidar melhor do nosso planeta”, vibrou o jogador.

   28. O deputado Isidório (PSC) disse hoje na tribuna da Assembleia que FHC deveria defender e liberar as drogas "na sua casa, na sua fazenda, na sua mansão". 

   29. O governador eleito Rui Costa (PT) desembarca em Alagoinhas na próxima sexta-feira (24), às 15h, para agradecer aos eleitores e reforçar a campanha da presidente Dilma Roussef no município. 

   30. Ao lado do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), parlamentar mais votado do partido na região, Rui vai caminhar pelas ruas do centro da cidade para pedir votos para candidata petista. O objetivo é ampliar a votação de Dilma na Bahia, onde teve 61% dos votos válidos. Em Alagoinhas, a candidata à reeleição foi a mais votada.