Shows

NEOJIBA ENCERRA TEMPORADA 2023 COM GRANDE CONCERTO

Dia 21 de dezembro
NEOJIBA , Salvador | 19/12/2023 às 18:09
NEOJIBA encerra temporada 2023 com grande concerto
Foto: Divulgação

Após um ano de grandes apresentações, recitais, concertos, óperas e até mesmo uma turnê que percorreu o Norte e o Nordeste brasileiro, o NEOJIBA finaliza o ano com a apresentação da esplêndida “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, Coral, de Ludwig van Beethoven, sob a regência do premiado maestro e violinista Cláudio Cruz. O último concerto do Programa será na quinta (21), às 19h, na Igreja Batista Sião, com entrada gratuita.

 

Uma das principais obras de Beethoven, esta “sinfonia das sinfonias” é avaliada como uma das maiores composições da história da música ocidental. A 9ª sinfonia será interpretada pela Orquestra e Coros Juvenil, Infantojuvenil e Comunitário do NEOJIBA. O concerto terá solos de Irma Ferreira (soprano), Maria Fernanda Cardoso (mezzo-soprano), Carlos Eduardo Santos (tenor) e Andrey Mira (baixo).

 

“Qualquer apresentação da nona sinfonia de Beethoven é sempre um evento especial, em qualquer lugar do mundo. O público sabe que trata-se de uma obra monumental. O próprio Coro Comunitário, que se apresentará no concerto, foi criado para uma apresentação da mesma obra para comemorar, em 2012, o aniversário de cinco anos do Programa NEOJIBA”. Comentou Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA.

 

A icônica peça de Beethoven finaliza com uma musicalização de “Ode à Alegria”, do poeta alemão Friedrich Schiller, e foi encomendada pela Royal Philharmonic Society, em 1817. Esta é a mesma sociedade de música que em 2013, no bicentenário da sua fundação, convidou Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA, a tornar-se membro honorário da instituição. Ricardo é o primeiro e, até o momento, único brasileiro entre os 141 membros honorários desde 1826, e está ao lado de grandes nomes, como Mendelssohn, Liszt, Rossini, Brahms, Clara Schumann e Tchaikovsky.

 

O concerto que encerra as apresentações anuais do NEOJIBA em 2023 faz parte das ações da quinta edição do Festival Encanta, e também finaliza o evento iniciado em 6 de novembro. O festival promove o canto coral por meio de oficinas e apresentações públicas. O Festival Encanta conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola, através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização do IDSM, Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e do Governo Federal.

 

Serviço

 

Concerto "Beethoven Sinfonia nº 9 Coral" com a Orquestra e Coros Comunitário, Juvenil e Infantojuvenil NEOJIBA sob regência do maestro Cláudio Cruz

 

Dia 21 (quinta), às 19h, na Igreja Batista Sião (Rua Forte de São Pedro, 68, Campo Grande)

 

Entrada Gratuita