Shows

VOVÔ SARAMANDAIA CONCLUI CAMPANHA DE LANÇAMENTO DE NOVO DISCO

Plataforma streaming
PB , Salvador | 08/10/2023 às 19:19
Vovô Saramandaia
Foto: Viviane Benevides

 

Lançado no último dia 29 de setembro, “O Amor e a Alegria”, segundo disco do músico, compositor e cantor Vovô Saramanda, está disponível para audição nas plataformas de streaming (ouça aqui). Acompanhando o álbum de samba com dez canções, um documentário de mesmo nome conta a história deste baiano de 65 anos e da produção do trabalho, dividido em três episódios. 

Os dois primeiros já estão no ar e o terceiro e último chega no dia 13 de outubro no canal de YouTube do artista (www.youtube.com/@vovosaramanda1004), onde o público também já pode encontrar o videoclipe da primeira faixa, “A Piaba Correu”, que tem participações especiais do mestre Roberto Mendes e de seu filho, João Mendes.

O filme, com roteiro e direção de Clayton Nogueira, mescla trechos de entrevista com Vovô – apelido que ganhou ainda na adolescência – e cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco. No primeiro episódio, Vovô Saramanda reconstrói sua história. Neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé. “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”, conta. No segundo episódio, ele fala de sua mudança e adaptação ao Canadá, país onde está radicado desde a década de 1980. Por fim, o terceiro episódio fala especificamente da realização do álbum “O Amor e a Alegria” e de suas canções. Uma homenagem ao pai e à mãe, um manifesto de sua poesia, uma celebração ao africanismo, uma ode ao legado do samba, a força divina, uma visão de vida, o compromisso com a música e a civilização. “A ideia do disco surgiu a partir de uma comemoração: quando completei 50 anos de tambor”, explica Vovô.

A produção de “O Amor e a Alegria” é do premiado cantor, compositor, guitarrista e produtor Rommel, maranhense também morador do Canadá. Na lista de músicos, estão André Galamba (baixo), Dark Brandão (pandeiro), Jean-Pierre Zanella (sax alto), Roberto Chinês (cavaquinho e bandolim) e Thomas Morelli (trombone). A bateria se divide entre Aquiles Melo e Carlos Henrique Feitosa. Violões passeiam pelas mãos de João Bouhid, Julião Rabello e Mano Lopes. O disco também é repleto de vocais, coisa típica do samba. São 10 backing vocals atuando nas canções. Duas delas, as cantoras Andiara de Souza e Mônica Freire, são ainda convidadas para duetos com Vovô, que, além de cantar, toca uma variedade de instrumentos de percussão, sua base musical: agogô, pandeiro, cuíca, caxixi, surdo, tamborim, atabaque e outros mais.