Shows

Neste sábado, Nomade Orquestra se apresenta no Intercenas Musicais

Dia 4 de janeiro
Da Redaçao , Salvador | 02/01/2020 às 15:33
Nomade
Foto: Pedro H Ladeira


A Nomade Orquestra se apresenta no Commons Studio Bar neste sábado (4), a partir das 20h. O show integra a temporada de 2019/2020 do projeto Intercenas Musicais, que até maio soma a realização de 20 mostras na capital baiana. No show, o grupo apresenta repertório com músicas dos seus quatro álbuns que transitam pelo Funk70, Jazz, Afrobeats e Dubs.

O Intercenas Musicais foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018, e tem patrocínio do Governo da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Uma realização do Commons com produção da Maquinário Produções e Multi Planejamento Cultural. “Projetos como o Intercenas Musicais ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 Em crescente visibilidade no atual cenário da música instrumental brasileira, a Nomade Orquestra traz consigo uma característica singular e de vanguarda. Pode se dizer que é um ponto de encontro onde diferentes vertentes e expressões musicais interagem de forma única, num trabalho autoral de música instrumental com influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais.

Formada em 2012, a identidade musical do grupo é fruto da miscigenação cultural que existe no Brasil. Seu primeiro disco, homônimo, foi lançado em dezembro de 2014 no Brasil e, em abril de 2016, internacionalmente pelo selo inglês FarOut Recordings. Em novembro de 2016, a orquestra fez sua primeira EuroTour, onde passou por países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Bulgaria e Alemanha.

Em 2017, veio o segundo álbum, “EntreMundos”, fruto do amadurecimento do grupo e da continuidade do mergulho no universo musical nômade. Em 2019, ganhou vez o projeto “Vox Populi / Vox Machina”, nome que se deu à série de encontros promovidos com cantores da música mundial, num instigante recorte da atual música brasileira, que inluiu nomes como Russo Passapusso (Baiana System), Juçara Marçal (Meta Meta), Siba (Mestre Ambrósio) e Edgar (O novíssimo Edgar), promovendo oito faixas inéditas na CD “Vox Populi”. Em “Vox Machina”, foram exploradas as versões instrumentais dessas músicas.