Shows

Liga do Samba Junino realiza o segundo desfile solidário no Garcia

Dia 22 de junho
Reinaldo Oliveira , Salvador | 12/06/2019 às 12:09
Liga do samba junino
Foto: divulgação
A Liga do Samba Junino irá realizar no próximo dia 22 o segundo desfile solidário do Sambão da Liga no Garcia com lançamento da Coletânea do Samba Junino da Mucum'G.
"O objetivo da Liga é fortalecer cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade. E para dar mais visibilidade a este movimento cultural, no dia vinte e dois de junho a partir de seis horas da tarde, iremos realizar o segundo desfile solidário do Sambão da Liga  pelas ruas do Garcia com a presença de vários grupos que compõem a Liga do Samba Junino de Salvador", afirmou o diretor de relações institucionais da Liga do Samba Junino e vocalista da Mucum'G, Nonato Sanskey.
Este ano, o desfile terá a participação dos grupos Sambão da Mucum'G, Samba Duro VS, Bicho da Cana, Sambalança, Balão de Ouro, Samba Duro de Terreiro e Samba do Morro.
O segundo desfile do Samba Junino foi contemplado pelo Prêmio Samba Junino Ano II da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos e irá ter uma ação solidária.
"Nós da Liga temos preocupação com as causas sociais e, estamos pedindo a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis para trocar por um chapéu e uma camisa. Os alimentos poderão ser trocados na Sede da Liga que fica na Rua Prediliano Pita, 30, Garcia, em frente ao Colégio Edgard Santos. Os alimentos arrecadados, serão doados para o NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil)", continuou Sanskey. 
A concentração do desfile será em frente ao Colégio Edgard Santos, o cortejo cultural sairá pelas ruas do bairro indo até o final de linha e depois retorna para o Colégio Edgard Santos, no bairro do Garcia.
Este ano, após o desfile haverá o lançamento da Coletânea de Samba 
Junino do Grupo Cultural Mucum'G que também foi contemplado com o prêmio Samba Junino Ano II, a partir de dez horas da noite na praça Marques de Olinda, final de linha do Garcia.
"Este CD é uma releitura de músicas da década de 90 até os novos tempos. Nesta coletânea teremos releituras de vários grupos de Samba Junino além de duas músicas inéditas da Mucum'G", acrescentou Sanskey. 

Sobre o Samba Junino:

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros. Em fevereiro de 2018,  o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador. 

Sobre a Liga do Samba Junino:

A Liga do Samba Junino é uma associação que foi criada em 2013 com o objetivo de fortalecer os grupos de Samba Junino em nosso estado e, incentivar o reconhecimento desta manifestação cultural. A Liga é composta pelos grupos Samba do Morro, Mucum'g, Os Mulatos, Zumbaê, Samba Neguinho, Samba Duro VS, Balão de Ouro, Sambalança, Bicho da Cana, Samba Duro de Terreiro e Samba Santo Amaro.