Shows

IFÁ lança o disco de estreia no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

Dia 1 de abril, 22h
Secult , Salvador | 29/03/2017 às 11:59
Galera da Ifá
Foto: Fernando Gomes
Depois de lançar Ijexá Funk Afrobeat (Natura Musical) na internet, o grupo IFÁ apresenta o álbum ao público dia 1º de abril (sábado) no Largo Pedro Arcanjo. O show terá a participação de artistas que dialogam com o trabalho, cujos nomes serão revelados em breve. Na ocasião, haverá também o lançamento em vinil do álbum.  Ijexá Funk Afrobeat está disponível para streaming e download gratuitos desde novembro no www.naturamusical.com.br. O projeto, que inclui a gravação do disco e show de lançamento, foi selecionado por uma comissão de especialistas do Natura Musical para receber o patrocínio do edital regional Bahia 2015, por meio do Programa Fazcultura, do Governo da Bahia (Secretarias da Cultura e da Fazenda).

“O Natura Musical foi criado para valorizar a renovação da música brasileira, seja por novos talentos ou vozes históricas, que reverberam nosso legado musical. De 2012 a 2016, o edital Bahia contemplou 22 projetos que vão desde a digitalização do acervo de Batatinha e o primeiro DVD do Ilê Aiyê a novos trabalhos de artistas como Russo Passapusso, Larissa Luz, Manuela Rodrigues e, agora, o IFÁ", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

A parceria com o Governo do Estado, através do Fazcultura, se estende também para outros projetos no Natura Musical 2016, como o documentário “Os Catingueiros”, do músico Xangai, que faz um resgate das obras de Mateus Aleluia, Gordurinha, Bule Bule e, seu grande parceiro e também cantador, Elomar; o relançamento dos discos da fase afro-barroca de Os Ticoãns, grupo de que também fez parte Mateus Aleluia; a gravação do novo disco do grupo ilheense O Quadro, entre outros trabalhos como o dos baianos Lívia Matos e Lucas Santtana e da paulista Talita Avelino – radicada em Salvador.

O superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, reconhece na Natura um constante parceiro no patrocínio a eventos culturais no Estado. Segundo ele, o papel do Fazcultura é justamente permitir que projetos com grande peso cultural e histórico possam chegar ao público, com o apoio do Governo do Estado através de incentivos fiscais. “No caso do Natura Musical trata-se de um projeto que trabalha o resgate de obras importantes e também o lançamento de nomes que estão em ascensão. Há um entendimento do papel das empresas e do Estado no investimento em cultura e no social, afinal de contas os recursos também vão estimular a criação de novas ocupações no mercado de trabalho, dinamizando a economia criativa”.

Ifá

Na estrada desde 2013 e com um EP lançado, o IFÁ traz em Ijexá Funk Afrobeat nove músicas instrumentais inéditas. São oito composições da banda, além da faixa Quintessência, concebida e presenteada pelo maestro Letieres Leite, fundador da Orquestra Rumpilezz. Além de Letieres, o disco Ijexá Funk Afrobeat conta com as participações do percussionista Gabi Guedes, dos guitarristas Robertinho Barreto, da BaianaSystem, e Junix, e do trompetista Guiga Scott. O disco foi gravado por Israel Lima, no estúdio do Ilê Aiyê, em Salvador, em junho de 2016.

 O álbum revela toda a maturidade sonora de uma banda que se consolidou no palco, abrindo caminho no universo da música instrumental. Fazendo reverência às tradições musicais nascidas na África e espalhadas pelo mundo, nesse álbum o IFÁ redefine os sons da Bahia por meio da leitura contemporânea de seus signos sonoros. Assim, aponta para o futuro com uma visão própria da música afro-brasileira. Bem recebido pelo público e pela crítica, o álbum fez parte de diversas listas de “melhores de 2016”, como as dos veículos Noize e Correio Brasiliense.
Natura Governo do Estado apresenta show de lançamento do álbum Ijexá Funk Afrobeat

IFÁ

Convidados: Letieres Leite e Gabi Guedes

Quando: 1º de abril, às 21h

Local: Largo Pedro Arcanjo – Rua Gregório de Matos, Pelourinho, Salvador

Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Patrocínio: Natura Musical e Governo da Bahia através do Fazcultura.