Saúde

DERMATOLOGISTA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

Campanha tem como finalidade conscientizar a população sobre os riscos e as principais maneiras de prevenir a doença
Comunicando Ideias , Salvador | 03/12/2021 às 10:19
Dezembro Laranja
Foto: Divulgação

Com a chegada da estação mais quente, os cuidados com a pele precisam ser redobrados, já que o tempo de exposição ao sol aumenta nesta época. A falta de proteção na pele pode causar diversos problemas dermatológicos como desidratação, envelhecimento precoce, assim como pode aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha Dezembro Laranja com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos e as principais maneiras de prevenir a doença, que hoje é uma das mais comuns no Brasil.

 

De acordo com a dermatologista do Itaigara Memorial, Ariene Paixão, qualquer um pode desenvolver a doença, porém existem pessoas mais propensas a terem câncer de pele como quem tem cabelos e olhos claros, histórico familiar da doença, pacientes imunossuprimidos ou transplantados. “Essas pessoas precisam de um cuidado maior com a pele e sempre fazerem avaliações com o dermatologista para diminuir o risco de contrair o tumor”, afirma a especialista

 

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, porém com altas chances de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. Ele apresenta tumores de diferentes tipos como o carcinoma basocelular, o mais comum e o menos agressivo que se caracteriza por uma lesão (ferida ou nódulo), e apresenta evolução lenta. Além do carcinoma epidermoide, que surge através de uma ferida ou sobre uma cicatriz.

 

Já o câncer de pele melanoma é mais grave e raro, que pode evoluir rápido provocando metástase. Ele tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

 

O câncer de pele aparece principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas aos raios solares como rosto, pescoço e orelhas. O diagnóstico do tumor deve ser feito pelo dermatologista através de exame clínico que irá confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Os principais sintomas da doença são: manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e também em caso de feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

 

O Itaigara Memorial possui uma equipe de dermatologistas para atendimento em consultórios clínicos, bem como realização de cirurgias de pequeno e médio porte através do Itaigara Memorial Hospital Dia.

 

Veja algumas dicas de como prevenir o câncer de pele:

·         Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

·         Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV;

·         Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo;

·         Usar protetor labial.