Saúde

HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ REFORÇA COMPROMISSO NO COMBATE AO CÂNCER

O HAM é quem mais realiza cirurgias oncológicas e aplicações de radioterapia e um dos primeiros em ciclos de quimioterapia pelo SUS no Brasil
Ascom Aristides Maltez , Salvador | 26/11/2021 às 15:22
Maria Romilda Maltez
Foto: Divulgação

Neste sábado (27 de novembro), Dia Nacional de Combate ao Câncer é uma data pra reforçar as medidas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. O Hospital  Aristides Maltez (HAM), 100% SUS, único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) da Bahia, assume a responsabilidade de atender pacientes de todo o estado, estando capacitado para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer.


São, em média, 3.500 pessoas em suas instalações a cada dia. Somente no primeiro semestre de 2021, a unidade filantrópica 100% SUS registrou 4.263 casos novos de câncer e realizou mais de 2,2 milhões de procedimentos. 


O HAM é quem mais realiza cirurgias oncológicas e aplicações de radioterapia e um dos primeiros em ciclos de quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Para médica Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, mantenedora do HAM, o hospital assume um papel fundamental quando se fala na saúde da população baiana:


 “A assistência digna aos pacientes com câncer, especialmente os mais carentes, é o fulcro de nossa instituição desde sempre.  Dificuldades e imperfeições, sim, muitas - mas a chama da caridade e a estrela da filantropia no guiam pelos caminhos do aperfeiçoamento contínuo e da renovação salutar a bem dos atendidos”. E conclui: 


"O Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro, foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1988 e anualmente reafirma o propósito do Brasil em zelar pela saúde e cuidar dos seus cidadãos, lembrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das neoplasias malignas”.

É necessário alertar, portanto, que, frente à pandemia, em 2020, muitas pessoas deixaram de procurar atendimento médico e, em especial, oncológico. Tal fato gerou uma "demanda reprimida" e os pacientes chegam, agora, ao hospital com a doença em estágios mais avançados da doença, que requerem tratamentos mais complexos. Até 31 de outubro, 8.063 pacientes foram operados em 2021 e este número deve passar dos 9.700 até 31 de dezembro somente no HAM.

O setor de Triagem e Matrícula do Hospital Aristides Maltez funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h, e atende exclusivamente pelo telefone (71) 3357-6900, marcando dia e hora para todos os pacientes SUS que procuram a instituição com diagnóstico ou suspeita clínica de câncer.