quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Saúde

Hospital Cárdio Pulmonar conquista recertificação da JCI

Rigorosa avaliação para atestar padrões internacionais de qualidade e segurança foi feita durante cinco dias e o HCP continua sendo a única unidade hospitalar da Bahia com a chancela da JCI
Comunicação Cárdio Pulmonar , Salvador | 21/10/2020 às 09:40
Hospital Cárdio Pulmonar conquista recertificação da JCI
Foto: Divulgação

Três anos depois de ter sido o primeiro hospital na Bahia acreditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde, o Cárdio Pulmonar (HCP) conquistou a recertificação e continua sendo o único hospital na Bahia com a chancela da JCI. Dessa vez, por conta das restrições da pandemia da Covid-19, durante cinco dias a detalhada avaliação da equipe multidisciplinar da JCI foi feita on-line.


A cada três anos, uma auditoria atesta o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança internacionais nas unidades certificadas. Esse ano, como diz a diretora superintendente Iolanda Peltier, a avaliação remota por conta da pandemia foi um desafio a mais, pois exigiu também adaptações tecnológicas.


“Além disso, fomos certificados quando tínhamos ainda pouco mais de 50 leitos e hoje, após o plano de expansão CP 200, somos uma unidade hospitalar de alta complexidade com mais de 100 leitos instalados”, compara.


“Com a certificação nos padrões da JCI, o HCP se posiciona entre os melhores hospitais do mundo e integra o seleto grupo dos 38 acreditados pela JCI no Brasil”, comemora a diretora superintendente do HCP, Iolanda Peltier, destacando o posicionamento do Cárdio Pulmonar no Norte/Nordeste. “São três hospitais certificados em Recife (PE), um em Belém (PA) e apenas o Cárdio na Bahia”, pontua.


“A recertificação aumenta nosso desafio e nosso compromisso com a qualidade e a segurança dos nossos pacientes, familiares e integrantes”, reforça Iolanda Peltier.


A gerente da Qualidade e Segurança, Janaína Regis, diz que no manual que leva em consideração os padrões de qualidade e segurança são avaliados itens como as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, Acesso ao Cuidado e Continuidade do Cuidado, Direito dos Pacientes e Familiares, Avaliação dos Pacientes, Cuidados aos Pacientes, Anestesia e Cuidados Cirúrgicos, Gerenciamento e Uso de Medicamentos e Educação de Pacientes e Familiares.


Sobre os padrões de gestão das organizações de Saúde são considerados aspectos como Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente; Prevenção e Controle de Infecções; Governança, Liderança e Direção; Gerenciamento e Segurança das Instalações; Educação e Qualificação de Profissionais e Gestão da Informação, entre outros.


“Qualidade em saúde significa entregar o cuidado que o paciente precisa, quando ele precisa, todas as vezes que ele precisa, de forma segura e sustentável, e respeitando seus valores e desejos”, diz o diretor Médico e de Qualidade, o cardiologista Eduardo Darzé, destacando que a acreditação auxilia no aprimoramento dos processos, tornando-os mais eficientes e seguros.


Números da certificação


No Brasil, existem 7.384 hospitais, segundo Ministério da Saúde/Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Destas unidades, 38 hospitais brasileiros possuem a certificação da JCI.

No mundo são 623 organizações de saúde acreditadas pela JCI no programa hospitalar em 68 países. São 9 modalidades de Acreditação, incluindo a hospitalar, e 45 tipos de certificações. (Fonte: JCI)


JCI - A Joint Commission International é uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, que realiza acreditação desde 1994, atuando em mais de 100 países através de consultoria, programas de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação.


A acreditação tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento de uma cultura de segurança e qualidade dentro de uma organização que continuamente se esforça para melhorar processos de cuidado ao paciente, além de favorecer um ambiente seguro para os profissionais, acompanhantes, visitantes e parceiros.