Saúde

SEC realiza vacinação contra gripe e sarampo em drive-thru no CAB

A aplicação também está aberta para professores e trabalhadores da Educação da rede estadual de ensino e outros servidores do Estado
Ascom Educação , Salvador | 15/09/2020 às 19:26
SEC realiza vacinação contra gripe e sarampo em drive-thru no CAB
Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, deu início, nesta terça-feira (15), à campanha de vacinação contra os vírus Influenza H1N1, da gripe, e Measles morbillivirus, do sarampo, para os profissionais da Educação. Até quinta-feira (17), no Posto de Atendimento ao Servidor (PAS), no subsolo do prédio-sede, poderão se vacinar servidores (adultos, gestantes e idosos) da própria SEC contra o Influenza H1N1 e adultos entre 20 e 40 anos contra o Sarampo. A aplicação também está aberta para professores e trabalhadores da Educação da rede estadual de ensino e outros servidores do Estado, pelo sistema drive-thru, no estacionamento do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

 

O servidor Luciano Aquino, do setor de Segurança, fez questão de ir logo no primeiro dia da campanha. “Vim tomar a vacina contra sarampo, porque nunca tive a doença. Então, precisava ficar imunizado e aproveitei a oportunidade que a SEC está oferecendo para me prevenir. A da gripe já tomei este ano, portanto não precisei tomar de novo”, contou. Para se prevenir do sarampo, o servidor Lucas Guedes também chegou cedo ao PAS, local da vacinação. “Achei importante esta ação para que a gente não corra risco de pegar a doença. E como eu não tive quando era criança, estava sujeito a ser contaminado”.

 

Com o intuito de se proteger tanto contra o sarampo como da gripe, a técnica da Coordenação de Infraestrutura da SEC, Rebeca Dias Tavares, falou sobre a ação. “Achei bem oportuna, porque, com a pandemia, a gente acaba evitando a ida em postos de Saúde. E como eu nunca tive sarampo e ainda não tinha sido vacinada, a iniciativa veio em uma boa hora. Assim como a da gripe, que não tinha tomado, aproveitei e me imunizei”.

 

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, reforçou a importância da vacinação. "A SEC  vem desenvolvendo ações de promoção e prevenção à saúde para os educadores e servidores, via Posto de Atendimento ao Servidor e o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Em  março foram imunizados 1.339 servidores da educação e neste período estamos disponibilizando duas mil doses, via distrito sanitário do cabula Beirú, com o objetivo de imunizar os nossos servidores que não foram vacinados e incluímos a vacina contra o  sarampo", relatou.

 

Acesso à vacina – Para ter acesso à vacinação, o servidor deve apresentar um documento de identificação funcional, a exemplo do crachá ou do RG junto com o contracheque. A ação está sendo realizada entre 9h e 16h por equipes do Distrito do Cabula - Beiru da Secretaria Municipal de Saúde e também está aberta a outros servidores do Estado. Duas mil doses das vacinas serão aplicadas, com o objetivo de ampliar a imunidade dos servidores e trabalhadores da Educação, bem como de outros servidores do Estado que desejam atualizar o calendário vacinal, enquanto as doses estiverem disponíveis. Quem já tomou a vacina do H1M1, este ano, não precisa tomar novamente.

 

Na aplicação das vacinas, a Secretaria da Educação está seguindo todos os protocolos de segurança previstos para ações de Saúde neste período de pandemia, como a aferição da temperatura e observância do distanciamento social. São contraindicadas tomar estas vacinas pessoas que estejam apresentando febre nas últimas 24h e que tenham alergia a clara do ovo.