sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Saúde

Hospital da Mulher atende mil pacientes em triagem para consultas

Inaugurado em 9 de janeiro de 2017, o HM se consolidou como uma referência estadual nas patologias do trato genital feminino
Da Redação , Salvador | 18/01/2020 às 14:13
Hospital da Mulher
Foto: Fernando Vivas

Uma triagem para marcação de consultas com mastologistas e especialistas em planejamento familiar foi realizada no Hospital da Mulher (HM), logo no início da manhã deste sábado (18). Com atendimento por demanda espontânea, o objetivo da ação foi avaliar pacientes com alterações na mama e também as que desejam fazer a laqueadura ou colocar um dispositivo intrauterino (DIU). Mais de mil mulheres foram à unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Coordenador do Serviço de Mastologia do HM, o mastologista André Dias garantiu que todas as mulheres serão atendidas na triagem. "Às 9h, fechamos o portão, mas absolutamente todas que aceitaram o convite do hospital para estar aqui nessa manhã serão atendidas no decorrer do dia. A ideia deste é evento é, justamente, oferecer esses serviços à comunidade e contribuir para a redução da fila para esses procedimentos", explicou o médico.

As mulheres saíram do HM com os encaminhamentos necessários para a resolução dos problemas, inclusive com as consultas já agendados. Uma dessas pessoas é a dentista Cíntia Oliveira. "Tenho histórico na família e, acompanhando minha tia numa consulta, acabei identificando uma alteração na mama. Graças a esse mutirão, consegui marcar tudo direitinho e vou poder me livrar desse nódulo. Estou muito satisfeita com a ação e com o atendimento do Hospital da Mulher", comentou.

Hospital da Mulher

Inaugurado em 9 de janeiro de 2017, o HM se consolidou como uma referência estadual nas patologias do trato genital feminino, tornando-se a principal unidade hospitalar do Brasil a lidar exclusivamente com esses casos. Em três anos, o hospital já realizou mais de 650 mil atendimentos, sendo 27 mil cirurgias.

O hospital oferece assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, atendimento específico na área de reprodução humana, além de atender situações relacionadas à violência sexual. Com mais de 600 funcionários, o equipamento é administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Atendimento

Como todos os procedimentos são agendados a partir do sistema Lista Única  as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde no município onde residem para serem referenciadas aos serviços do HM. Apenas o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) funciona por demanda espontânea.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0800 071 4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h. O Hospital da Mulher fica localizado na Rua Barão de Cotegipe, número 1153, Largo de Roma, em Salvador.