Saúde

HGRS realizará mais neurocirurgias após reforma do centro cirúrgico

A expectativa é de que passem a ser realizadas 150 cirurgias ao mês.
Ascom HGRS , Salvador | 01/11/2019 às 11:20
Equipe de neurocirurgia do HGRS
Foto: divulgação
Prestes a inaugurar seu novo centro cirúrgico, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, irá ampliar em 50% a capacidade de produção do serviço de neurocirurgia da instituição. A expectativa é de que, a partir do próximo mês, passem a ser realizadas 150 cirurgias ao mês.
O HGRS, que é o maior hospital público do Norte e Nordeste, já registrou, em alguns meses, recorde brasileiro no volume de neurocirurgias. De acordo com o chefe do serviço, o neurocirurgião Leonardo Avellar, a modernização do centro cirúrgico impactará na produtividade, pois, além da melhoria das condições do equipamento, haverá otimização no gerenciamento do mesmo.
“Há sete anos, o Hospital Roberto Santos é o hospital que mais opera no estado. Devido ao alto volume da unidade, nós temos a maior casuística”, afirma Avellar, que completa: “o HGRS é referência nos principais casos de alta complexidade e, por isso também, conta com o melhor centro cirúrgico da cidade”.
Diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho lembra que, nos últimos três anos, a instituição recebeu um incremento importante em áreas fundamentais para a neurologia. No entanto, ainda não havia sido realizado investimento direcionado à neurocirurgia.
“Hoje, no Hospital Roberto Santos, o paciente tem a possibilidade de realizar exames de imagem com a melhor tecnologia, por meio da PPP [parceria público-privada], e procedimentos diagnósticos e terapêuticos, por meio da hemodinâmica. Faltava um braço, que era justamente o investimento na parte cirúrgica, até porque respondemos por 85% dos casos da Bahia”, conta o gestor.
Na avaliação de José Admirço, para que os resultados sejam cada vez melhores, a rede estadual de saúde precisa de centros especializados: “a tendência é que, com a reforma do centro cirúrgico, o HGRS circule entre os três maiores polos de neurocirurgia de todo Brasil”.