Salvador

CIDADE DA MÚSICA NO COMÉRCIO COMEÇA A GANHAR CARA; R$70 MILHÕES EM INV

Obras da Escola de Artes e Tecnologia e da Casa de Espetáculos no Comércio seguem em bom andamento

Tasso Franco , Salvador | 25/03/2024 às 19:14
Prédios estão sendo recuperados no Comércio, Salvador
Foto: Sucop
      Obras da Escola de Artes e Tecnologia e da Casa de Espetáculos no Comércio seguem em andamento

Fotos: Divulgação / Sucop

As obras de requalificação de dois prédios no bairro do Comércio, em Salvador, que vão fazer parte do complexo cultural Cidade da Música da Bahia, seguem em ritmo avançado. Na área da futura Escola de Artes e Tecnologia foram concluídas a fundação e a instalação de reservatórios interiores e da casa de bombas.

Já na vindoura Casa de Espetáculos também foi finalizada a fundação e segue em execução o restauro das paredes internas e externas, estrutura de concreto armado e o reservatório inferior.  Atualmente, a obra da Escola de Artes está na fase de execução de estrutura de concreto armado do primeiro pavimento.

Com previsão de entrega para o final deste ano, a obra está sendo executada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e será entregue à Secretária de Cultura e Turismo (Secult) para a administração dos equipamentos.

O superintendente da Sucop, Orlando Castro, falou da importância das obras de requalificação que a Prefeitura tem realizado no bairro do Comércio. “Além de resgatar a beleza arquitetônica da região, esse processo de revitalização também revela a história da nossa cidade, contribuindo para enriquecer ainda mais o Centro Histórico", destacou.

Espaços – Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Escola de Artes e Tecnologia e a Casa de Espetáculos serão integradas à Cidade da Música da Bahia, à Casa das Histórias de Salvador e ao Arquivo Público Municipal, formando assim o Complexo Cultural Cidade da Música. Os equipamentos estão sendo erguidos a partir do reaproveitamento de uma ruína do século XVII, de forma a restaurar, preservar e conservar este patrimônio histórico da cidade.

A Escola de Artes e Tecnologia, prédio com 10 andares, vai atender à grande demanda por capacitação de técnicos da economia criativa da música. Já a Casa de Espetáculos será um espaço para eventos que vai comportar um público de cerca de 200 pessoas e dará suporte às aulas práticas da Escola de Arte e Tecnologia.

Investimento - A obra conta com investimento total de cerca de R$70 milhões, sendo que os  dois equipamentos ocupam uma área de 776 metros quadrados. Os recursos para a construção da Escola de Arte e Tecnologia e da Casa de Espetáculos são oriundos de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).