quinta-feira, 04 de mar?o de 2021
Salvador

Salvador já vacinou mais de 4,9 mil pessoas contra a Covid-19

A ação prioriza profissionais que atuam na linha de frente no tratamento de pacientes infectados pela doença
Secom Salvador , Salvador | 20/01/2021 às 20:00
Salvador já vacinou mais de 4,9 mil pessoas contra a Covid-19
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O segundo dia de vacinação contra o coronavírus ocorre nesta quarta-feira (20) em 18 unidades de saúde de Salvador. A ação prioriza profissionais que atuam na linha de frente no tratamento de pacientes infectados pela doença em hospitais de grande porte, UPAs e gripários.

 

Desde ontem (19), quando a campanha teve início na capital baiana, até o início desta tarde, mais de 4,9 mil pessoas já foram imunizadas. Os números podem ser conferidos pela população, em tempo real, no “vacinômetro”, plataforma on-line acessada pelo link vacinacovid. saude. salvador. ba. gov. br.

 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estimativa é que neste segundo dia vacinação mais de 5 mil doses sejam aplicadas. Uma equipe formada por 30 vacinadores percorre as unidades para efetuar a imunização, que teve início às 9h e só termina por volta das 18h. No Hospital Martagão Gesteira, no Tororó, 273 são vacinados. O prefeito Bruno Reis e o titular da SMS, Leo Prates, estiveram no local para acompanhar a mobilização, pela manhã.

 

Entre outros locais da cidade a receberem a vacinação, três postos de saúde do Distrito Sanitário de Itapuã são alvos da iniciativa: o Pronto-Atendimento (PA) Orlando Imbassahy, no Bairro da Paz; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã; e a UPA Parque São Cristóvão, em São Cristóvão. A região recebeu 571 doses da vacina Coronavac apenas hoje.

 

“A imunização contemplará todos os profissionais de saúde que atuam nos 22 postos que existem aqui na região, entre Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidades básicas e de Pronto-Atendimento”, revelou a coordenadora do distrito, Ana Cláudia Santana. “A escolha de começar a vacinação pelos profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 é completamente necessária. Desde o início da pandemia, há quase um ano, esses colaboradores passaram a se dedicar de forma incansável para salvar vidas”, acrescentou. 

Conforme divulgado pela SMS, um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas. Vale ressaltar que, neste primeiro momento, a campanha não ocorre em postos de saúde da cidade. Equipes volantes da SMS estão indo até o público prioritário.

 

A cada nova remessa de vacina encaminhada ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários. A programação em Salvador segue a recomendação de uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, que enviou inicialmente cerca de 42 mil doses da CoronaVac à capital baiana (a expectativa é que uma segunda remesse desembarque na semana que vem).