Salvador

Comunidade escolar do CEEP em Saúde Anísio Teixeira celebra 50 anos

Meio século da unidade com ações de cultura
Da Redação , Salvador | 11/08/2018 às 11:28
Meio século da unidade com ações de cultura
Foto:

A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, situado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, comemorou, ao longo da semana, os 50 anos da unidade escolar. Nesta sexta-feira (10), houve a culminância das atividades, que contou com a inauguração do ambulatório para o atendimento da comunidade do entorno e apresentações de dança, música e capoeira, além de mostras de slides sobre as ações realizadas pela instituição e um debate inter-religioso, com representantes de diferentes religiões. O evento contou, também, com a participação de ex-alunos e ex-professores.

Os estudantes demonstraram o seu orgulho de pertencer ao CEEP Anísio Teixeira pela sua referência em cursos profissionalizantes. É o caso do aluno Jorge Rodrigues, 19, que acabou de concluir o curso de Segurança do Trabalho. “Cheguei aqui com 14 anos e de primeira me assustei com o tamanho do espaço, mas logo a escola me conquistou pela sua seriedade e competência. Hoje me sinto preparado para fazer o estágio e entrar no mercado do trabalho. E devo isto aos meus professores, que fizeram com que eu me tornasse um estudante comprometido”, revela o aluno, que apresentou um número de valsa durante o avento comemorativo.

O professor de Artes; Intervenção Social; e Pesquisa e Orientação Profissional e Iniciação Científica, Marcos Estrela, também fez referências ao trabalho pedagógico realizado pela unidade. “Estou aqui há 18 anos e, nesse percurso, percebo o quanto os alunos estão envolvidos com a proposta educativa. Realizamos atividades significativas voltadas à intervenção social, como a visita no Hospital Aristides Maltez, onde sou voluntário, os alunos participam de ações de doação de amor na pediatria e na brinquedoteca. Celebrar o jubileu de prata do CEEP Anísio Teixeira é sinônimo de orgulho e valorização de uma instituição importante na vida de muitas pessoas que entram para o mercado de trabalho graças ao aprendizado que adquiriram aqui”.

A ex-professora Idalina Alves Pinheiro fala sobre a sua ligação com o CEEP Anísio Teixeira. “A escola comemora 50 anos e eu aqui trabalhei por 25 anos, com muito orgulho, dedicação e amor, porque em Educação é assim que se trabalha para dar certo. Esta é a minha casa, que amo de paixão, sou bióloga e vim ser professora de Análise Clínica. Aqui fiz amigos e tive alunos que marcaram a minha vida. E o mais interessante é encontrar no mercado meus ex-alunos, como aconteceu, recentemente, no Hospital Santa Isabel, onde minha mãe esteve internada. Lá me encontrei com dois ex-alunos formados em Técnica de Enfermagem, tendo outros oito trabalhando no laboratório do hospital. Isto é muito gratificante, principalmente por saber que tudo aqui é feito com muita paixão”, relatou a ex-professora do ator Lázaro Ramos, que se formou pelo CEEP em Patologia Clínica, e, em agradecimento, prestou uma homenagem em vídeo à sua mestra.

Sobre o CEEP Anísio Teixeira - Unidade escolar referência no bairro da caixa D´Água, o CEEP Anísio Teixeira oferece, atualmente, cursos da Educação Profissional em Meio Ambiente, Nutrição, Análises Clínicas e Segurança do Trabalho, nos turnos matutino e vespertino, divididos entre os 2.056 alunos matriculados. São oferecidas três modalidades: Educação Profissional Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB/Subsequente), Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Educação Profissional Integrada (EPI). A diretora Verônica Lisboa ressalta que, ao se tornar um centro de educação profissional, a unidade teve a procura aumentada. “O Anísio Teixeira é muito respeitado. Na época da matrícula, observamos pais que foram alunos daqui trazem seus filhos fazendo questão que eles estudem aqui, por terem o nosso CEEP como uma referência na Educação estadual. Na nossa unidade,  destaca-se o corpo docente, que é muito profissional, comprometido. Muitos dos nossos professores são ex-alunos, que chegam com este perfil de responsabilidade com a Educação”, disse a gestora.