Salvador

PERMISSIONÁRIOS dizem que incêndio no M. de Cajazeiras seria criminoso

O prefeito ACM Neto informa pelo twitter que vai ao local nesta manhã
Da Redação , Salvador | 19/06/2017 às 10:34
Policia Técnica investiga o caso. Não vigilância da GM no local
Foto: Xando Pereira
   Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite deste domingo (18), o Mercado Municipal de Cajazeiras, que havia sido inaugurado há pouco mais de um ano. As chamas atingiram a maioria das lojas do andar superior. O incêndio começou por volta das 22h48 e terminou às 4h16 desta segunda-feira (19). 

O mercado estava fechado no momento do incêndio. Ainda não há informações sobre a causa do fogo. Na manhã desta segunda-feira (19), ainda havia cinzas e água no chão do estabelecimento. Não houve feridos. A parte interna do mercado foi interditada. 

Ainda sem acreditar no incêndio, a cozinheira Silmara Damasceno, 44, dona de um restaurante no local, relata o desespero de perder o estabelecimento. "Eu fico muito triste. Só consigo chorar. Porque é tão difícil a gente tentar trabalhar com dignidade, tentar oferecer um serviço limpo e com higiene. Mas parece que o ser humano gosta de coisas erradas, como vender alimentos no chão. Aqui a gente fazia de tudo pelo certo. Tenho certeza que o incêndio foi criminoso", conta a permissionária.

A Polícia Técnica realiza perícia no Mercado Municipal de Cajazeiras,em Salvador, na manhã desta segunda-feira, 19, para tentar identificar as causas do incêndio que atingiu o espaço na noite deste domingo, 18. O fogo começou no andar superior do equipamento, que tem dois pavimentos. Apenas uma loja deste andar não foi afetada.

O empresário Antônio Marcos de Jesus, que se preparava para inaugurar um estúdio de música no local, levanta a suspeita de incêndio criminoso. "Há uma semana invadiram o mercado, jogaram as coisas no chão, quebraram tudo e não levaram nada. Agora foi isso (o incêndio). Tudo leva a crer em crime", disse.

Ele ainda acrescentou que não há segurança no período do noite e o acesso ao equipamento é fácil: "Não existe portão que impeça o acesso. Não tem segurança nem Guarda Municipal". 

Antônio Marcos contou também que pretendia abrir o estúdio nesta terça, 20. "Acabei de preparar o estúdio neste domingo e só faltava trazer os equipamentos eletrônicos para inauguração", explicou.

Assim como os demais permissionários, ele ainda não teve acesso ao local, mas acredita que o estúdio esteja completamente destruído. "Disseram que o primeiro andar pegou fogo de uma ponta a outra", contou.

A comerciante Gilcelia Carvalho aguarda na frente do mercado para saber a situação de sua banca de frutas. "O mercado está fechado por conta da perícia e ainda não vimos como está lá dentro", disse a mulher, que sustenta sozinha a filha com o dinheiro das vendas no local.

COMENTÁRIO DO BJÁ

A Guarda Muncipal foi feita para proteger o patrimônio público muncipal. Deveria, portanto, estar tomando contra do Mercado de Cajazeiras. Permissionários denunciam quye não há vigilância no local.