Política

A CRISE NA PETROBRAS: MERCADANTE ESTÁ SENDO APONTADO COMO NOVO CEO

Jean Paul Prates estaria em posição insustentável segundo analistas politicos
Tasso Franco ,  Salvador | 06/04/2024 às 09:35
Mercadante já teria sido convidado por Lula segundo a CNN
Foto: REP
    A instabilidae gerencial e administrativa na Petrobras caminha - ao que tudo indica - para a saída do atul presidente Jean Paul Prates - minado em várias frentes - e sua substituiçao por Aloísio Mercadante, atual CEO do BNDES, o qual, provoca temor entre investidores - segundo os analistas do mercado.

   Cotado para assumir o comando da Petrobras ou a presidência do conselho de administração da estatal, Mercadante visto como uma personbagem essencialmente política e de inclinação intervencionista, um figurino que não seria o ideal para uma empresa do porte e da importância da Petrobras. No banco de desenvolvimento, porém, Mercadante tem feito gestão considerada “sóbria” e respaldada pelo corpo de funcionários de carreira, segundo comentário do Estado.

  Objetivamente, o mercado financeiro receia que Mercadante instrumentalize a Petrobras para tentar estimular a economia, por exemplo, a partir da ampliação massiva de investimentos em embarcações construídas no Brasil e refinarias sem retorno adequado 

  Segundo a CNN, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse a pessoas da sua equipe no banco e a interlocutores na Petrobras que foi convidado pelo presidente Lula para assumir a estatal. Uma das pessoas procuradas por Mercadante foi o próprio presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A conversa ocorreu no Rio de Janeiro.

  Segundo essas fontes, Lula, no entanto, ainda não bateu o martelo e estava apenas sondando o auxiliar, que se colocou à disposição. Procurada, a assessoria de imprensa de Mercadante não confirma o convite. Prates também não comentou.

   Ontem, Lula não conseguiu se reunir com Mercadante, porque estava em viagem para Pernambuco. Segundo apurou a CNN, o presidente pode chamar Mercadante e Prates para uma conversa ainda hoje ou no fim de semana. Mercadante tem boas chances de assumir, dizem fontes no Planalto.