Política

475 ANOS DE SALVADOR: CORRIDA DA MULHER REÚNE 2000 ATLETAS NA ORLA

Salvador é a capital que mais gera empregos no Nordeste do país
Tasso Franco ,  Salvador | 17/03/2024 às 18:58
Mulheres na prática do esporte
Foto: Igor Santos
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Cerca de duas mil pessoas ocuparam a orla atlàtica de Salvador para participar da primeira edição da Corrida da Mulher na manhã deste domingo (17). O evento, que faz parte da programação especial do aniversário da cidade, teve início às 7h no Farol da Barra e seguiu até a Vila Caramuru, no Rio Vermelho. Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a corrida teve percursos de 5 e 10 quilômetros.

  2. Para garantir a inclusão, foram reservadas 200 camisetas gratuitas para mulheres de baixa renda, além de cada inscrição incluir a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. A organização do evento também doou duas toneladas de alimentos.

  3. O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou o fomento ao esporte e as políticas de inclusão realizadas pela Prefeitura. “Ao ver a disposição e participação das pessoas, em pleno domingo, logo cedo, em participar de uma corrida, mostra o quanto a iniciativa da Prefeitura, através da Sempre, em implementar a lei Esporte Salvador é acertada. 

  4. Assim, promovemos o esporte e o lazer e contribuímos para o bem-estar da população da nossa cidade, pois a prática esportiva amplia a interação social, alivia o estresse e ainda auxilia da manutenção da saúde”, disse.

  5. Já Nenel Rebouças, idealizador do evento, expressou sua gratidão pelo apoio da gestão municipal e pela forte participação das mulheres. “Tivemos um super apoio da Prefeitura de Salvador. A gente queria fazer algo que fosse impactante, então a ideia da corrida rosa, no mês da mulher, com as inscrições femininas gratuitas, tocou o coração da gente e tocou o coração das duas mil pessoas inscritas que estão aqui”, explicou.

  6. Segundo Nenel, “está sendo um grande prazer ouvir o discurso de várias mulheres presentes, falando sobre o quanto provas assim são importantes para que elas continuem se motivando e cuidando da saúde”. “Está sendo um prazer imenso contribuir para esse momento”, emendou.

  7. Superação - A atleta Janine Reis, de 31 anos, vencedora da prova dos 5 km, compartilhou a sua alegria e motivação logo após a sua chegada, de joelhos. “Hoje, eu vivo da corrida. O meu trabalho é a corrida. Então a minha comemoração sempre é agradecendo a Deus primeiramente, por me dar forças para chegar e concluir as provas. Essa é a minha marca”, descreveu.

  8. Ela contou que já vem participando de outras provas na Bahia. "Eu venho de três competições consecutivas: duas em Cachoeira e uma em Feira de Santana. Essa agora está sendo a quarta. O meu treinador sugeriu que voltássemos a correr apenas no próximo mês, mas nós, corredores, sempre queremos mais”, relatou a corredora.

  9. A atleta pontuou que a corrida é um incentivo. “Para mim, vencer a Corrida da Mulher nesse mês voltado às mulheres é uma satisfação, um motivo de gratidão. Achei muito lindo poder fazer essa corrida. Nós, mulheres, somos guerreiras, batalhadoras e mães”, afirmou Janine, que deixou um conselho aos atletas iniciantes: “Não desistam”.

  10. A empresária Laís Santos, de 38 anos, encontrou na corrida uma parceira para superar um momento de dificuldade. “Desde 2021, após viver uma experiência muito dolorosa na minha vida. Estar nesse movimento, logo de manhã, fazendo essa atividade, muda totalmente a minha energia, impactando em tudo o que faço.

  11.  Então isso é uma estratégia, uma forma que eu vi de superar essa minha experiência. Isso reverbera em todas as minhas atividades. Eu sou empresária, sou estilista, e isso impacta diretamente no que entrego para os meus clientes”, relatou.

  12. Para Laís, o reconhecimento às mulheres durante o evento reforça a relevância da presença feminina e contribuição. “Nós que damos a vida, nós que criamos. Uma homenagem nada mais do que justa. Não só em relação a hoje, mas todos os dias que pudermos homenagear as mulheres é de suma importância para que a gente continue fazendo o que precisa ser feito: impactar vidas e mudar vidas”, concluiu a empresária.

   13. A Prefeitura de Salvador vai inaugurar nesta segunda-feira (18) mais uma unidade do Restaurante Popular, desta vez no bairro de Águas Claras, a partir das 10h30, na Estrada do Matadouro, 258. A entrega do equipamento, que vai beneficiar cerca de 450 pessoas por dia, será feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. 

   14. A inauguração faz parte da programação do aniversário de 475 anos de Salvador anunciada na semana passada pela Prefeitura. Com a abertura do Restaurante Popular Vida Nova de Águas Claras, a população de Salvador município passa a contar com três equipamentos que visam garantir segurança alimentar e nutricional para as pessoas em situação de vulnerabilidade. 

  15. Os outros dois estão localizados em São Tomé de Paripe e Pau da Lima. Os usuários do transporte público da região de Doron poderão contar, a partir da próxima segunda-feira (18), com um novo atendimento para a região do Imbuí. A linha 0933-01 - Doron x Imbuí passa a operar em dias úteis, no período da tarde, entre 16h e 19h30, com intervalo médio de 25 minutos e nove viagens.

  16. O objetivo é atender os moradores do Doron que precisam sair da Estação Imbuí e retornar ao bairro através da integração. A criação da nova linha se deu após reuniões com a comunidade. Técnicos do setor de planejamento realizaram estudos de viabilidade para que os novos atendimentos fossem implementados.

  17. O Elevador Lacerda começará a operar com novos horários a partir desta segunda-feira (18). Com o fim da alta temporada, o ascensor passará a operar de segunda a sexta, das 6h às 23h. Já aos sábados, domingos e feriados, o serviço estará disponível das 7h às 22h.

  18. O equipamento transporta, em média, 7 mil passageiros por dia na baixa temporada e tem duas das suas quatro cabines em funcionamento, uma vez que o ascensor está passando por intervenções de requalificação. A entrada é gratuita enquanto as obras estiverem em andamento.

  19. O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, é a primeira unidade no estado habilitada a prestar atendimento especializado aos povos indígenas de toda a Bahia. A portaria que concede o incentivo ao HMIJS – que é uma unidade da Secretaria Estadual da Saúde, administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família – foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, no dia 11 de março e publicada na última quarta-feira (13), no Diário Oficial da União.

  20. De acordo com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a especialização do Hospital Dr. Joaquim Sampaio para o atendimento aos povos indígenas marca um avanço significativo na saúde pública do estado. 

  21. "Estamos comprometidos em oferecer um serviço de saúde que respeita a diversidade cultural e atende às necessidades específicas dessas comunidades, garantindo acesso, humanização e qualidade no atendimento. Este é um passo importante em nossa missão de promover a saúde e o bem-estar de todos os baianos", destacou.

  22. Com a aprovação do Ministério da Saúde, o Hospital Materno-Infantil iniciará, de imediato, a implantação das diretrizes gerais que norteiam o programa, que vão desde a melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; adequação da ambiência de acordo com as especificidades culturais; e ajuste de dietas hospitalares considerando os hábitos alimentares de cada etnia. 

  23. A iniciativa conta, ainda, com o acolhimento e humanização das práticas e processos de trabalho dos profissionais em relação aos indígenas e demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a vulnerabilidade sociocultural e epidemiológica de alguns grupos.

  24. De acordo com o projeto, também estão previstos o estabelecimento de fluxo de comunicação entre o serviço especializado e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, por meio das Casas de Saúde Indígena (Casai) e a qualificação dos profissionais que atuam nos estabelecimentos que prestam assistência aos povos indígenas quanto a temas como interculturalidade.

  25. Salvador novamente lidera o ranking de geração de empregos nas regiões Norte e Nordeste, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (15). Em janeiro deste ano, a capital baiana teve saldo positivo de 2.451 postos de trabalho, o que coloca a cidade também entre as maiores do país em geração de empregos. 

  26. Com esse resultado, em todo o país, Salvador ocupa a quinta posição entre as capitais e a sétima colocação em relação a todos os municípios brasileiros. Na capital baiana, em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 128,6% na geração de empregos. Em janeiro de 2023, foram criados 1.072 postos formais na cidade. 

   27. O destaque no primeiro mês do ano foi o setor de serviços, que foi responsável pelo saldo positivo de 2.243 na capital baiana. Neste grupo, as atividades administrativas e serviços complementares tiveram destaque, com 2.035 postos de trabalho. Em segundo lugar ficou a construção civil, com saldo de 1.090. Em seguida veio a indústria, com 74 empregos formais.

  28. O saldo positivo registrado em Salvador representa 50,8% do total de postos de trabalho criados na Bahia em janeiro deste ano, conforme apontam os dados. O estado teve saldo de 4.821 postos com carteira assinada. No mesmo período, o Brasil contabilizou 180.395 novas vagas de trabalho, ainda de acordo com o Caged. 

  29. A secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, destaca que o resultado do Caged reflete o trabalho da Prefeitura em fomentar a empregabilidade por meio da atração de empresas e geração de negócios na cidade. Ela citou ainda o fomento à atividade econômica durante todo o período do verão e os cursos de qualificação e capacitação de mão de obra, além das mais diversas ações integradas realizadas pela Prefeitura. 

  30. “Além disso, temos o programa Invista Salvador, que foi lançado no ano passado e já tem trazido frutos para a cidade. Temos, por exemplo, a loja da Leroy Merlin, que chegou graças à atuação do programa. Já temos mais de 40 atendimentos feitos desde o lançamento do Invista Salvador. Então, é graças a essa soma de esforços de toda a Prefeitura que temos conseguido resultados positivos”, afirmou. 

  31. Em toda a região Nordeste, foram gerados 11.606 postos - ou seja, Salvador sozinha representa mais de 21% do total de empregos criados na região em janeiro deste ano. Entre as capitais nordestinas, Fortaleza aparece na segunda posição, atrás de Salvador, com 1.915 novas vagas de emprego.