Política

OPOSIÇÃO CONVIDA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA EXPLICAR O PASSA ALUNOS

Deputado Alan Sanches é reconduzido à liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia*
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/02/2024 às 18:47
Bloco da Oposição formaliza convite à secretária Adélia Pinheiro
Foto: Vaner Casaes
  A bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) formalizou, nesta quarta-feira (21), o convite para que a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, compareça à Casa a fim de dar explicações sobre a portaria 190/2024, que prevê a aprovação em massa de estudantes da rede estadual.

“Caso a secretária recuse comparecer, vamos buscar converter o convite em convocação, porque consideramos essa portaria uma questão muito grave”, afirma o líder do bloco, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil).

Esta semana o governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu a portaria e chegou a atacar professores.
"Eu fico muito triste como governador e como professor quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um professor, um educador que tenha que dizer no final do ano, você está reprovado”, disse o petista.

A declaração de Jerônimo também foi rechaçada pelo sindicato que representa a categoria de professores no estado.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Bahia ocupa a penúltima posição no ranking que mede a aprendizagem de estudantes em português e matemática.

ALAN SEGUE LIDER

A liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) continuará sob a responsabilidade do deputado estadual Alan Sanches em 2024. A decisão foi selada por aclamação em reunião do grupo nesta quarta-feira (21).

“Vamos continuar com a nossa posição firme cobrando aquilo que a gente defende que é o melhor para a Bahia”, afirmou Sanches, ao destacar o saldo da atuação coletiva da bancada nas discussões de matérias importantes em 2023.

O líder da oposição sinalizou ainda que não há possibilidade de firmar nenhum acordo para votação de projetos com a bancada da maioria enquanto não houver o cumprimento da execução das emendas impositivas, a que todos os parlamentares têm direito pela legislação.

“Nós só queremos que o governador cumpra a lei, como ele já se comprometeu algumas vezes, inclusive na imprensa, mas a promessa não sai do papel”, criticou.

“Nós queremos um cronograma, uma previsibilidade para o pagamento das emendas, para que a gente possa destinar recursos para ajudar os municípios que representamos”, completou.