Política

APLB ACIONA MP E TINOCO PEDE QUE PORTARIA Q PASSA ALUNOS SEJA REVOGADA

Vereadores Marta Rodrigues, Arnandl Lessa, Suica e Tiago Ferreira defenderam a educação no estado
Tasso Franco ,  Salvador | 21/02/2024 às 17:52
Câmara debate a portaria que passa alunos de ano sem estudar
Foto: Antônio Queirós
  A APLB-Sindicato denunciou ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Conselho Estadual de Educação (CEE) a Portaria 190, que promove a aprovação automática na rede estadual de ensino. A referida Portaria, editada pelo governo estadual, estimula os professores da rede a aprovarem estudantes, mesmo os que não frequentaram as aulas ou não obtiveram êxito em todas as disciplinas. Publicada no dia 27 de janeiro deste ano, a medida é vista pela APLB-Sindicato como um incentivo para a “aprovação em massa” dos alunos, comprometendo a qualidade do ensino e aprendizagem.

  Segundo a APLBA, "os pais, mães e responsáveis por alunos também têm se manifestado com críticas à portaria, sob o argumento de que não desejam a aprovação dos filhos sem que tenham tido desempenho suficiente para tal".

  Na sessão da Câmara, hoje, o vereador Claudio Tinoco (União) apresentou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrifues pedindo a revogação da portaria 190. Também protocolou um pedido de informação junto à Secretaria Estadual de Educação. Ele disse que a indicação está aberta para outros colegas assinarem. 

Na avaliação do vereador Téo Senna (PSDB), a fala do governador sobre passar todo mundo de ano e “escola autoritária” mostra “um quadro triste da educação na Bahia nos 17 anos do governo do PT”. O colega Leandro Guerrilha (PP) também criticou a fala de Jerônimo Rodrigues e comparou a educação estadual com a municipal. Ele frisou que “o prefeito Bruno Reis está investindo na construção de escolas com tempo integral”. Guerrilha também alertou para o perigo da dengue e pediu a vacinação dos jovens e das crianças nos postos de saúde do município.

O vereador Duda Sanches (União) repercutiu a fala do governador Jerônimo Rodrigues, considerando-a “irresponsável”. Ele fez duras críticas à portaria e apontou para “um futuro desastroso dos jovens”.  

Defesa 

Em defesa do governador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apontou para o uso político da sua fala, tirando-a de um contexto, além da possibilidade do uso de inteligência artificial para modificar o que foi dito. Ela concordou com o posicionamento de Jerônimo Rodrigues quando afirmou que “a escola tem que ser acolhedora”.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) ampliou o debate e defendeu os 17 anos de governo do seu partido na Bahia. Sobre o posicionamento da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, que foi de encontro à Portaria nº 190, frisou que a entidade de classe agiu certo ao defender o trabalhador da educação. Os vereadores Tiago Ferreira e Arnando Lessa, ambos do PT, defenderam o governador.