Política

MORRE EX-PREFEITO SERRINHA JOSEVALDO LIMA E COMUNIDADE SE SURPREENDE

Comunidade serrinhense foi pega de surpresa com a morte de Josevaldo Lima
Tasso Franco ,  Salvador | 19/02/2024 às 10:50
Pai e filho, Adriano Lima (atual prefeito) e Josevaldo
Foto:
     Morreu nesta madrugada de segunda-feira, 19, num hospital de Feira de Santana o médico e ex-prefeito de Serrinha, Josevaldo Lima, pai do atual prefeito Adriano Lima. O sepultamento será em Serrinha, na terça, 9 horas, no Cemitério da Diocese.

  "Com  tristeza no coração informo o falecimento do meu querido pai, Zevaldo. Sua ausência deixa uma lacuna profunda em nossas vidas e na comunidade que tanto ele amou e serviu", expressou o prefeito Adriano. Prefeitura decretou luto na cidade.

  Josevaldo foi eleito prefeito de Serrinha em 1983 após exercer as funções de secretário da Saúde na gestão de seu tio, Aluizio Carneiro da Silva, e venceu o pleito contra o médico Hamilto Safira, sendo seu vicve-prefeito Adelson Nogueira. Foi levando à política por seu outro tio, PLínio Carneiro da Silva, vianista (ligado a Luiz Viana Filho) e deputado estadual.

  Vianista e depois Durvalista (ligado a João Durval Carneiro), ficou no cargo 5 aqnos até dezembro de 1988, sendo substituto por Paulino Alexandre Santana (Popó). Retorna à Prefeitura em 2001 vencendo a Popó obtendo 17.985 votos contra apenas 8.670 de Popó e ficou no cargo até 2004. A partir daí tentou ser deputado, mas não conseguiu. Na última eleição foi candidato a deputado federal.

  Seu filho, Adriano Lima é o atual prefeito de Serrinha em segundo mandato, em parte, graças as articulações politicas feitas pelo pai, em 2016. Embora fosse médico e exercesse a profissão como bom profissional, proprietário de uma clinica, a politica sempre esteve no DNA de Josevaldo, o qual, adotou o nome político de Zevaldo.

  Houve uma época, no governo João Durval, que era um dos prefeitos politicamente melhor situado no estado. Mas, não soube se aproveitar disso para crescer na politica do estado. Amava Serrinha onde nasceu e donde nunca saiu.

  As informações preliminares dão conta de que Josevaldo sofria de um câncer (aparentemente controlável e seguia trabalhando normalmente) mas sentiu muito mal sendo levado para um hospital de Feira onde faleceu, aos 76 anos de idade.